Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Império do Morro encerra desfiles com homenagem a procurador de Justiça

04 março 2019 - 02h34Prefeitura Muniipal de Corumbá

Última escola a desfilar, já na madrugada da segunda-feira, 04 de março, a Império do Morro exibiu o enredo “Fadel Iunes, O senhor do Império da Justiça”. Os mil componentes da agremiação verde e rosa fizeram uma homenagem simbólica a um cidadão de importância ímpar para a justiça de todo o Mato Grosso de Sul: o saudoso Promotor de Justiça Fadel Tajher Iunes.

A Comissão de Frente trouxe os “ Guardiões da Justiça Divina Contra o Pecado”. Foi uma representação da expulsão de Adão e Eva do Paraíso após, desobedecer a Deus de não tocar ou comer do fruto proibido. Foi o primeiro exemplo de Justiça. Tripé mostrou a ‘árvore da Ciência e do Conhecimento do Bem e do Mal’, plantada no Jardim do Éden que teve seus frutos sido proibidos por Deus ao homem.

Primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira fez o papel do “Bem e o Mal - a Justiça e a Injustiça”. Fez referência ao direito que Deus teria de especificar aos seres humanos o Bem, representado pela Justiça, e o Mal, representado pela Injustiça.

Ala inicial representou “Guardiões do Templo da Justiça”, seguida pelo carro abre-alas “O Fabuloso Templo da Justiça”, representando o templo das deusas Thêmis e Astrea. Deusas da Grécia antiga, o berço da Justiça.

“Tributo a Deusa Astrea” mostrou na ala que os gregos tinham o hábito de saudar seus deuses com oferendas e sempre faziam tributos a deusa Astrea que pregava a força e a igualdade.                                                                                                           

Bateria trouxe ritmistas representando “Os sacerdotes Africanos, Filhos de Xangô”. Eram eles que evocavam a sabedoria do Orixá Xangô para fazer a justiça.

Desfile contou com alas “Celebração Yorubá” - que mostrou a união das forças africanas celebram os valores e a coragem de uma raça. Xangô foi trazido da África com os escravos sendo ele o rei do povo yorubá - “Leão o rei do animais” e “Os servos do soberanos Faraós”, uma vez que no Egito antigo faziam suas próprias leis e usavam a Justiça para punir escravos quando desrespeitavam as leis.

Foram retratadas a Justiça Eleitoral; Justiça do Trabalho; Justiça Militar. Num momento lúdico, Império mostrou na passarela do samba o Super Homem e a Mulher Maravilha, heróis responsáveis pela criação da Liga da Justiça.

Outra ala lembrou os ‘Advogados’ profissionais liberais graduados em Ciências Jurídicas que atuam na promoção e defesa dos direitos individuais e coletivos.Representações também trouxeram juízes, promotores, defensores e desembargadores.

Alegoria final “O Império da Justiça” trouxe o império onde o grande homenageado Dr, Fadel Tajher Iunes, muito contribuiu e fez como procurador geral de justiça do Mato Grosso do Sul.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal