Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

IGDI do Estado recupera-se após greve dos caminhoneiros

30 julho 2018 - 07h55Kamilla Marques

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul, que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, apresenta sinais de recuperação após a greve dos caminhoneiros realizada em maio. A paralisação, que durou 11 dias, prejudicou o processo de produção de várias unidades industriais sul-mato-grossenses, mas, em junho, o Índice reverteu a tendência de queda e alcançou 50,4 pontos, indicando uma elevação de 2,3 pontos na comparação com o mês de maio.

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, esse movimento ocorreu, principalmente, pelo aumento da participação das empresas com produção crescente ou estável na passagem de um mês para o outro, saindo de 61,1% em maio para 70,3% em junho. “Também contribuiu para o desempenho a ampliação da utilização da capacidade instalada que passou de 67% para 70%”, analisou.

Ezequiel Resende reforça que, do mesmo modo, teve crescimento da participação das empresas que contrataram no mês, saindo de 3,9% em maio para 9,5% em junho. “Tais movimentos refletem, em grande medida, uma recomposição do nível de atividade após a paralisação do transporte de cargas que ocorreu entre os dias 21 de maio e 1º de junho deste ano. Contudo, dados preliminares apontam para mais uma redução dos índices de confiança e intenção de investimento”, avaliou.

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems explica que, com todos os resultados consolidados, o IGDI ficou acima dos 50 pontos. “Essa pontuação sinaliza que, na média geral, o desempenho para o mês de junho foi positivo quando comparado com o mês de maio, segundo a percepção dos empresários respondentes”, concluiu o economista.

O Índice

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou Ezequiel Resende.

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). “O professor é matemático com atuação na utilização de métodos quantitativos em economia e tem comprovada experiência na elaboração e uso de indicadores sintéticos”, reforçou Ezequiel Resende.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas