Menu
domingo, 28 de fevereiro de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

IGDI do Estado recupera-se após greve dos caminhoneiros

30 julho 2018 - 07h55Kamilla Marques

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul, que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, apresenta sinais de recuperação após a greve dos caminhoneiros realizada em maio. A paralisação, que durou 11 dias, prejudicou o processo de produção de várias unidades industriais sul-mato-grossenses, mas, em junho, o Índice reverteu a tendência de queda e alcançou 50,4 pontos, indicando uma elevação de 2,3 pontos na comparação com o mês de maio.

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, esse movimento ocorreu, principalmente, pelo aumento da participação das empresas com produção crescente ou estável na passagem de um mês para o outro, saindo de 61,1% em maio para 70,3% em junho. “Também contribuiu para o desempenho a ampliação da utilização da capacidade instalada que passou de 67% para 70%”, analisou.

Ezequiel Resende reforça que, do mesmo modo, teve crescimento da participação das empresas que contrataram no mês, saindo de 3,9% em maio para 9,5% em junho. “Tais movimentos refletem, em grande medida, uma recomposição do nível de atividade após a paralisação do transporte de cargas que ocorreu entre os dias 21 de maio e 1º de junho deste ano. Contudo, dados preliminares apontam para mais uma redução dos índices de confiança e intenção de investimento”, avaliou.

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems explica que, com todos os resultados consolidados, o IGDI ficou acima dos 50 pontos. “Essa pontuação sinaliza que, na média geral, o desempenho para o mês de junho foi positivo quando comparado com o mês de maio, segundo a percepção dos empresários respondentes”, concluiu o economista.

O Índice

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou Ezequiel Resende.

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). “O professor é matemático com atuação na utilização de métodos quantitativos em economia e tem comprovada experiência na elaboração e uso de indicadores sintéticos”, reforçou Ezequiel Resende.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PGE
Vídeo sobre planejamento financeiro está disponível no canal da PGE/MS
SAÚDE
Fiocruz espera ter 'protagonismo' na vacinação em abril com 30 milhões de doses
NOTA MS PREMIADA
Chance de ganhar no Nota MS Premiada é 28 vezes maior do que na Mega-Sena
TRÂNSITO
Capotamento na BR-163 mata adolescente e deixa motorista em estado grave
EDUCAÇÃO
IFMS oferece vagas para portadores de diploma e transferências no Campus Corumbá
SAÚDE
Brasil tem recorde de mortes por covid-19 pelo terceiro dia seguido
ECONOMIA
Acumulada, Mega-Sena sorteia hoje R$ 50 milhões
ECONOMIA
Banco do Brasil ajuda estados e municípios a cobrar impostos via Pix
TURISMO
Fornatur e ABEAR se reúnem para alinhar acordos com empresas aéreas durante pandemia
GERAL
Agesul conclui manutenção de muitas estradas após período de chuvas

Mais Lidas

EDUCAÇÃO
IFMS oferece vagas para portadores de diploma e transferências no Campus Corumbá
TRÂNSITO
Capotamento na BR-163 mata adolescente e deixa motorista em estado grave
GERAL
Complexo hospitalar de Corumbá está com 85% de sua estrutura pronta
PESCA
PMA lança e disponibiliza Cartilha do Pescador 2021 com todas regras de pesca