Menu
sábado, 16 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

IFMS recebe pedidos de certificação do ensino médio pela internet

14 junho 2018 - 10h53Kamilla Marques

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) passou a receber, desde segunda-feira, 11, solicitações online do certificado de conclusão do ensino médio ou da declaração parcial de proficiência com base no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A solicitação pela internet poderá ser feita apenas pelos participantes do Encceja que tenham escolhido um dos campi do IFMS como unidade certificadora, no ato de suas inscrições para o exame.

O interessado deve acessar o Sistema de Certificação Online (www.suap.ifms.edu.br) e, primeiramente, optar pelo tipo de certificado que deseja:

• Certificado Encceja: solicitação do Certificado do Ensino Médio para aqueles que atingiram no mínimo 100 pontos nas áreas de conhecimento e cinco pontos na redação;

• Certificado Encceja com Junção de Proficiência: solicitação do Certificado do Ensino Médio para aqueles que irão aproveitar os resultados de uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas em quaisquer edições anteriores do Encceja ou Enem;

• Declaração de Proficiência: solicitação de Declaração de Proficiência que comprova que o participante foi aprovado em uma ou mais áreas de conhecimento avaliadas pelo Encceja.

Após escolher o tipo de certificado, é necessário ainda informar dados como nome completo, número do CPF, endereço de e-mail válido e telefone, inserir arquivo digitalizado do documento oficial de identificação com foto, com todos os dados legíveis – sendo um arquivo digital da frente e outro do verso do documento, em formato “.pdf”, “.jpeg”, “.jpg” ou “.png”.

Também é necessário indicar a edição do Encceja 2017 e inserir o arquivo digital ou digitalizado do boletim de resultados do exame com as seguintes informações: dados de identificação do participante, nome da unidade certificadora e notas das provas (nos mesmos formatos informados anteriormente). Esse boletim deve ser obtido junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Ao fazer a solicitação pelo sistema o requerente declara que não concluiu o ensino médio, estando ciente de que no caso de inveracidade comprovada, estará sujeito às penalidades cabíveis.

O atendimento online é regido pelo edital complementar nº 008.3/2018, publicado na Central de Seleção do IFMS, no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. O atendimento presencial continua sendo feito nos dez campi da instituição, conforme regras do edital nº 008/2018. 

Atendimento - A resposta ao pedido será enviada para o e-mail do solicitante, podendo ser deferido – nesse caso, a pessoa receberá a notificação que pode retirar o certificado no campus indicado na inscrição do Encceja ou a declaração parcial para impressão –, ou indeferido, com a justificativa do indeferimento.

O prazo para atendimento é de até 30 dias para a declaração parcial e de até 45 dias para o certificado de conclusão, contados a partir da data em que o documento foi solicitado. A retirada deve ser feita pelo solicitante no mesmo campus do IFMS onde foi feita a solicitação.

Tanto para a solicitação como para retirada do documento, será aceita procuração com firma reconhecida em cartório, específica para essa finalidade e com a apresentação de original e cópia do documento de identidade do procurador. Um modelo de procuração está disponível na Central de Seleção.

Aproveitamento - Os requerentes que participaram das edições de 2009 a 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem utilizar as declarações parciais que tenham obtido, de uma ou mais áreas do conhecimento, para obter a certificação do ensino médio este ano.

Também são aceitas as declarações parciais do Encceja Nível Médio Nacional dos anos 2006 a 2008 e a partir da edição 2010, bem como todas as edições do Encceja realizadas no exterior, a partir de 2011.

O interessado deve inserir, na solicitação, os arquivos digitais (Declaração emitida pelo próprio Suap) ou digitalizado das vias originais das Declarações Parciais que deseja utilizar para suprir o resultado não atingido no Encceja.

Não serão aceitos resultados de outros exames supletivos ou outras formas de certificação. 

Histórico - Até o ano passado, a certificação do ensino médio era feita com base nas notas do Enem. Entre 2011 e 2017, o IFMS emitiu mais de 24 mil certificados e declarações parciais.

Os interessados em solicitar ao IFMS os certificados ou declarações parciais referentes aos anos de 2010 a 2016 podem fazer as solicitações de acordo com as regras dispostas nos respectivos editais.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito com a Diretoria de Gestão Acadêmica (Dirga) do IFMS pelo e-mail [email protected] ou na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi da instituição.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EMPREGO
Eldorado Brasil oferece mais de 800 vagas para início imediato
Em Mato Grosso do Sul, são ofertadas novas posições para atuar nas unidades de Água Clara, Inocência e Selvíria
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
SERVIÇOS
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
PROCESSO SELETIVO
Sebrae abre processos seletivos com vagas na Capital e interior
São dois editais, sendo um para Pessoas com Deficiência. Salários chegam a R$ 4.802,92
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da parte alta do rio Paraguai a partir do dia 19
TURISMO
Turismo de MS espera vacinação e já planeja duas campanhas para fomentar o setor
SAÚDE
Decreto reabre crédito de R$ 1,6 bi para aquisição de vacinas
CONCURSO PÚBLICO
Edição extra do Diário Oficial traz editais do processo seletivo para contratação de médico

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no Bairro Cristo Redentor
POLICIAL
Jovem com mandado de prisão em aberto é preso no Loteamento Pantanal
CAMPANHA SAÚDE MENTAL
Janeiro Branco: Profissionais falam da importância de cuidar da saúde mental
GERAL
Energisa inicia Projeto de Eficiência Energética na Base Fluvial em Ladário