Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

IFMS prorroga inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio

07 outubro 2021 - 08h44Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 6, um edital que prorroga o prazo das inscrições na seleção de estudantes para cursos técnicos integrados ao ensino médio, com ingresso no primeiro semestre de 2022. 

De acordo com o novo cronograma, os interessados têm até o dia 17 de outubro para fazer as inscrições gratuitamente. 

São ofertadas 1.440 vagas, distribuídas nos dez campi do IFMS, localizados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

A instituição oferece 11 opções de cursos técnicos integrados: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.  

A seleção será feita por meio de análise das notas/conceitos obtidos pelos candidatos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, no 7º ano do ensino fundamental. 

O edital com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS. 

O interessado também pode acessar a página Seleção IFMS 2022, onde estão disponibilizadas todas as informações sobre o certame. Ou ainda ouvir o podcast, que também traz informações detalhadas sobre o processo seletivo. 

Novo cronograma - Além do prazo final das inscrições, outras datas importantes da seleção foram alteradas. 

A relação preliminar das inscrições homologadas será publicada no dia 18 de outubro. Essa informação é importante para o candidato confirmar se está mesmo inscrito no processo seletivo. 

A relação final de inscritos deverá ser publicada no dia 21. De 25 de outubro a 5 de novembro, o IFMS fará a análise documental das candidaturas registradas. 

Inscrições - São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção. 

Para concorrer a uma das vagas, o estudante deve estar concluindo ou já ter concluído o ensino fundamental (9º ano). Além disso, deve ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio. 

A inscrição deve ser feita em duas etapas: a primeira é o cadastro na Página do Candidato da Central de Seleção. Uma vez cadastrado, o estudante – ou seu responsável – deve preencher os dados específicos da Seleção IFMS 2022, como opção de curso, campus, turno e se é ou não beneficiário de ação afirmativa (cotista). 

A segunda etapa da inscrição consiste em informar a média anual obtida no 7º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências. 

O candidato deve, ainda, enviar cópia digitalizada do histórico escolar, ou documento equivalente, para verificação das informações fornecidas, além de cópia do RG ou da certidão de nascimento, para comprovação da data de nascimento. Todos os arquivos devem estar em formato .pdf ou .jpeg. 

As instruções para a realização da inscrição podem ser consultadas na Central de Seleção ou neste vídeo explicativo

Atendimento presencial - Até 17 de outubro, o candidato sem acesso à internet ou computador pode agendar a ida ao campus do IFMS para fazer ele próprio a inscrição em um equipamento da instituição. O agendamento deve ser feito por telefone, de acordo com os contatos disponibilizados no Anexo III retificado do edital de abertura da seleção. 

Caso o candidato verifique alguma incorreção após ter feito sua inscrição, poderá efetuar a correção de dados, conforme instruções publicadas na Central de Seleção. 

Dentre os dados passíveis de correção estão documento de identidade, data de nascimento, documento escolar e conceitos/notas apresentadas. 

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência. 

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deve ser informada no ato da inscrição. 

Os cotistas aprovados no processo seletivo deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderão a vaga e serão reclassificados em lista de espera. 

Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas deverão passar por uma banca de heteroidentificação, para constatação da veracidade da autodeclaração. 

Seleção - Será feita com base na apuração da média geral obtida pelo estudante no 7º ano do ensino fundamental, sendo que a média geral será composta pela média anual de cada disciplina. 

Candidatos que concluíram o ensino fundamental em outro modelo que não o regular, como na Educação de Jovens e Adultos, reclassificação ou Encceja, devem ficar atentos aos critérios específicos para lançamento das médias, que estão disponíveis no item 5.7 do edital de abertura do processo seletivo

A divulgação do resultado final e da primeira chamada está prevista para 5 de janeiro de 2022. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas
Geral
Motorista que morreu em batida com ônibus na BR-262 estava a caminho de fazenda para buscar filhos
Geral
Empresário alvo de operação contra fraudes em licitações recorre ao TJMS e tem liberdade negada
Geral
Seca baixa nível do Rio Paraguai e paralisa exportações de minério em Mato Grosso do Sul
Geral
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia para 1,9%
Geral
Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue
Tempo
Sexta-feira amanhece com 24 graus em Corumbá
A temperatura máxima pode chegar a 33°
Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira