Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

IFMS propicia a estudantes experiências internacionais

15 maio 2017 - 09h27Assessoria

Muitos jovens brasileiros sonham em estudar fora do país e conhecer novas culturas. No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), os estudantes encontram essa oportunidade. O intercâmbio é uma das ações de internacionalização da instituição, que promove ainda a mobilidade acadêmica e formaliza acordos com instituições estrangeiras.

Por meio de apoio do IFMS, dois estudantes do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet realizaram esse sonho. Thais Lescano e Vinícius Moraes, alunos dos campi Campo Grande e Aquidauana, respectivamente, moram e estudam, atualmente, no Canadá.

Thais, 27, foi aprovada em uma chamada pública do Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil, iniciativa do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em parceria com o CICan (Colleges and Institutes Canadá).

A estudante está no Canadá desde setembro de 2016. No North Island College, na Ilha de Vancouver, concluiu o curso de Desenvolvimento de Aplicativos Móveis e, em abril deste ano, iniciou um programa de estágio no Chatter High, uma startup que auxilia jovens a explorar o mundo pós-ensino médio.

“Inicialmente, participo das avaliações do aplicativo do ponto de vista do usuário, reportando erros e possíveis melhorias no desenvolvimento. Em um segundo momento, vou para Victoria, na sede da empresa, onde participarei da parte de programação”, destacou Thais.

Quanto à questão climática, Thais não escapou das baixas temperaturas canadenses. “Peguei o inverno mais longo nos últimos anos, caiu muita neve, as aulas foram canceladas em alguns dias”, relembrou.

O retorno da estudante para Mato Grosso do Sul está previsto para julho deste ano. Até lá, a jovem espera explorar ao máximo suas potencialidades no estágio, na área que já despertava seu interesse antes mesmo da partida para o exterior.

“Sempre quis trabalhar com tecnologia aplicada à educação, procurei por empresas da área e encontrei a Chatter High; comecei o contato por e-mail, e eles logo solicitaram meu currículo e marcaram entrevista para o estágio”, comentou.

O outro estudante do IFMS no Canadá é Vinícius Moraes, que desde janeiro deste ano está matriculado no Mohawk College, em Ontário.

O jovem foi aprovado no Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program) e recebeu uma bolsa de estudos, graças à parceria entre o IFMS e os colleges canadenses.

Para ser selecionado, Vinícius apresentou um estudo baseado no projeto de iniciação científica desenvolvido com o colega Willian Oliveira e o orientador, Sidney de Sousa. A proposta é desenvolver um sistema de informação para mapeamento de ocorrências de zoonoses caninas nos municípios sul-mato-grossenses de Aquidauana e Anastácio.

Intercâmbio Rotary – As próximas estudantes do IFMS que embarcam para o intercâmbio escolar são Annie De Lamare Paz, do Campus Campo Grande; e Giovanna Castilho, do Campus Aquidauana. Ambas foram selecionadas em editais internos do Programa de Intercâmbio do Rotary Club de Campo Grande, instituição parceira do IFMS.

A previsão de embarque para o país de destino – ainda a ser definido – é agosto de 2018, e o retorno ao Brasil está previsto para julho de 2019. Durante esse período, as intercambistas irão receber auxílio para gastos com transporte, alimentação e moradia, sendo que a família a recebê-las será indicada pelo Rotary Club.

“Felicidade é o que define o que estou sentindo por esta oportunidade, espero conhecer uma nova cultura, viver uma experiência que pode me trazer sabedoria e crescimento pessoal, trazer de volta uma bagagem de aprendizado e boas histórias”, disse Annie.

O coordenador de Relações Internacionais do IFMS, Flávio Rocha, destaca a importância do intercâmbio para os estudantes.

“O intercâmbio proporciona, além do desenvolvimento linguístico, uma vivência cultural que pode mudar a forma do sujeito enxergar a realidade em que vive. Tendo contato com uma cultura diferente da sua, ele passa a compreender um pouco melhor sua própria identidade: ser brasileiro, falante da língua portuguesa, no Estado de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Flávio lembra que, ao retornarem, os intercambistas podem contribuir com a realidade na qual estão inseridos. “No retorno ao IFMS, os estudantes poderão contribuir com discussões importantes sobre cultura e currículo, considerando que terão frequentado uma escola estrangeira”, destacou.

Internacionalização – A Coordenação Geral de Relações Internacionais é o setor responsável pelas ações de internacionalização do IFMS, e tem atuado em duas frentes: ensino de línguas e parcerias internacionais.

“Temos políticas para o ensino de idiomas, com a implantação do Centro de Idiomas e aplicação dos exames internacionais Toefl ITP e Toeic Bridge, e, ao mesmo tempo, buscamos parceiros internacionais para acordos de cooperação mútua. O Brasil tem muito a aprender, mas também há muito o que oferecer a instituições conveniadas”, finalizou o coordenador.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
AGETRAT
Estudo aponta que 4,75% dos condutores desrespeitam o sinal vermelho em Corumbá
Consolidado
FIPEC 2024 premia vencedores e bate recorde em todas as áreas