Menu
quinta, 21 de janeiro de 2021
Andorinha Janeiro/Fevereiro
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

IFMS inicia planejamento institucional para os próximos cinco anos

27 abril 2018 - 15h40Assessoria de imprensa IFMS

Processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023, que terá a participação das comunidades interna e externa, foi apresentado pelo reitor Luiz Simão Staszczak e por diretores-gerais dos campi.

Qual é o IFMS que você quer? Estudantes e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, e a comunidade externa, poderão responder a essa pergunta em pelo menos cinco etapas de participação social previstas no processo de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos - PDI 2019-2023.

O processo de elaboração do PDI 2019-2023 foi apresentado pelo reitor Luiz Simão Staszczak nessa quinta-feira, 26, a servidores da reitoria. Nos dez campi, a apresentação da metodologia a estudantes, docentes e técnicos-administrativos está sendo conduzida pelos diretores-gerais.

Com a função de traçar o caminho que o IFMS vai percorrer pelos próximos cinco anos, o documento reúne os objetivos e as metas nas áreas do ensino, pesquisa, inovação, extensão, gestão de pessoas, infraestrutura física e tecnológica, instalações acadêmicas, organização administrativa e gestão orçamentária.

De acordo com o Decreto nº 9.235/2017, o Plano de Desenvolvimento Institucional deve ter como elementos mínimos 11 eixos temáticos. São eles:

- Perfil Institucional

- Projeto Pedagógico Institucional

- Cronograma de Desenvolvimento

- Organização Didático-Pedagógica

- Oferta de Programas de Pós-Graduação

- Perfil do Corpo Docente

- Organização Administrativa

- Acervo Acadêmico

- Infraestrutura Física

- Capacidade Financeira

- Educação a Distância

É com base no PDI que o Ministério da Educação (MEC) avalia os cursos superiores e faz recredenciamento do IFMS.

O reitor lembrou que o documento é a principal ferramenta de planejamento estratégico da instituição, e que a materialização do PDI é feita por meio dos Plano de Ação elaborados ano a ano.

"É por meio do PDI que podemos acompanhar e melhorar as ações institucionais, ou seja, o atendimento que prestamos à sociedade. E para que o IFMS consolide seus valores e cumpra sua missão de forma eficaz e transparente, o Plano de Desenvolvimento Institucional deve atender às demandas sociais, prever a utilização de recursos de forma eficiente, trazer informações precisas e demonstrar coerência entre suas ações", ponderou Staszczak.

Ao pontuar os princípios que deverão ser levados em consideração no processo de elaboração do PDI, o reitor reforçou a importância da participação social na construção do documento.

"Estamos falando de gestão democrática e participativa, ou seja, de uma instituição que olha com extrema atenção para cada sugestão enviada por servidor, estudante ou cidadão da comunidade externa. Todos podem ajudar a melhorar os serviços prestados pelo IFMS", destacou o reitor.

Este PDI é o terceiro da história do IFMS, que este ano completa dez anos de criação. O PDI 2014-2018, atualmente em vigência, foi aprovado pelo Conselho Superior (Cosup) em junho de 2014, e atualizado em outubro do mesmo ano.

Elaboração do PDI 2019-2023 - O processo está sendo conduzido por uma Comissão Central com o apoio de 21 subcomissões formadas por servidores da reitoria e dos dez campi, instituídas pela Portaria nº 653/2018.

Marcelina Maschio, diretora executiva da Reitoria, está à frente da coordenação dos trabalhos. Presente na elaboração dos três Planos de Desenvolvimento Institucional do IFMS, afirma que o processo cresceu junto com a instituição.

"No primeiro documento que elaboramos, em 2008, eram aproximadamente dez servidores. No segundo PDI, em 2013, éramos 400 e, atualmente, são mais de mil docentes e técnicos-administrativos. A instituição expandiu e, por isso, a necessidade de termos 21 subcomissões trabalhando conjuntamente na construção do documento", pontuou.

A coordenadora da Comissão Central destaca ainda o amadurecimento institucional na construção do PDI 2019-2023.

"Nesses dez anos, desde que o IFMS foi criado, a instituição vem aprimorando a gestão dos processos e documentos, o que deverá refletir de forma positiva no novo Plano. Nossos gestores, servidores e estudantes, que terão a oportunidade de participar de diversas etapas da elaboração do PDI, têm muito mais clareza, hoje, da nossa missão institucional, o que tornará o documento mais realista em termos de objetivos e metas".

A construção do PDI, que se encerra no mês de dezembro, possui etapas de Preparação, Diagnóstico e Construção.

0 período de Preparação, que começou a ser executado em março e termina este mês, inclui atividades como definição das subcomissões e da metodologia a ser utilizada, além da elaboração dos planos de trabalho e consolidação dos documentos que servirão como referência no processo.

O Diagnóstico, que irá de abril a julho, prevê as etapas de análise do cenário retrospectivo, da construção de cenários prospectivos e do Mapa Estratégico do IFMS, além do diagnóstico dos ambientes interno e externo.

 

"Uma das primeiras e principais etapas é a do planejamento estratégico, em que são levantados os cenários anteriores e futuros. Nesta fase, a comunidade interna irá perceber as oportunidades e ameaças que a instituição tem pela frente e como o IFMS está inserido na sociedade", explicou a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IFMS e vice-coordenadora da Comissão Central, Daniela Passos.

A partir de então, de acordo com a pró-reitora, será possível definir o Mapa Estratégico do IFMS.

"O Mapa resume todos os macro objetivos estratégicos levantados, ou seja, faz o alinhamento dos objetivos possibilitando a extração daqueles que são estratégicos e que irão nortear as ações do Instituto Federal por um período de cinco anos, de forma que a instituição cumpra com sua missão", detalhou.

Participação Social - Ainda na fase do Diagnóstico, estão previstas as primeiras etapas de participação social no processo. A revisão da Missão, Visão e Valores do IFMS será feita de 3 a 24 de maio, por meio de consulta pública.

Entre 28 e 30 de maio, será realizado o evento Futuro em Construção. Na ocasião, estão previstos um workshop sobre planejamento estratégico e o congresso em que será validado o Mapa Estratégico do IFMS, com a participação de representantes de estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

As audiências públicas nos dez municípios onde o IFMS tem campus serão promovidas entre 11 e 27 de junho. A comunidade externa terá a oportunidade de contribuir na construção do PDI 2019-2023.

De 2 a 20 de julho, qualquer cidadão poderá participar da etapa "O IFMS que você quer", enviando sugestões ao Plano de Desenvolvimento Institucional por meio de vídeo ou mensagem.

Na terceira e última etapa - a da Construção - estão previstas a elaboração do Plano de Metas, do Projeto Pedagógico Institucional e da minuta do PDI, que será disponibilizada para consulta pública entre os dias 12 e 25 de setembro.

Após o período de consolidação do texto final do Plano de Desenvolvimento Institucional, o documento seguirá para apreciação do Conselho Superior (Cosup), em novembro.

i-Cidadania - A elaboração do PDI 2019-2023 marca o lançamento de um novo espaço no site institucional, voltado exclusivamente à participação social, por meio digital, no desenvolvimento das políticas do IFMS. É o i-Cidadania (http://www.ifms.edu.br/cidadania), uma ferramenta que busca promover o diálogo entre a instituição e a sociedade civil.

De acordo com o assessor de Comunicação Social do IFMS, Vinícius Bazenga Vieira, trata-se de uma proposta para o desenvolvimento de práticas inovadoras de participação social pela internet.

"O i-Cidadania, que ainda está em fase de teste, vai reunir informações sobre consultas e audiências realizadas pelo IFMS, assim como qualquer outra iniciativa que abra para a sociedade a possibilidade de sugerir melhorias nos serviços prestados pela instituição. É um espaço de manifestação e debate, criado com a intenção de se construir um IFMS cada vez mais democrático, eficaz e efetivo", destacou.

No caso específico do PDI 2019-2023, o i-Cidadania traz todas as informações sobre o processo de elaboração do documento como etapas, responsáveis e material de apoio. O usuário que clica em Participação Social, por exemplo, já fica sabendo como será realizada a consulta pública para a escolha dos novos textos de Missão, Visão e Valores do IFMS.

O i-Cidadania também permite acesso às páginas da Ouvidoria do IFMS e da Lei de Acesso à Informação.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Após fortes ventos árvore cai em frente a Cinco Bacia
GERAL
Bombeiros realizam extinção de incêndio por vazamento de gás no Popular Velha
OPORTUNIDADE
Senai de Corumbá está com vagas abertas para cinco cursos técnicos presenciais e EAD
GERAL
Projeto social do Mato Grosso do Sul recebe apoio da Fundação Cargill
Cerca de 47 mil pessoas serão favorecidas em todo Brasil por meio de iniciativas que promovem alimentação segura, sustentável e acessível
CURSO
Abertas inscrições para curso de higiene e manipulação para entidades parceiras do Mesa Sesc Brasil
EDUCAÇÃO
Senac está com as inscrições abertas para cursos técnicos em MS
Em Corumbá, a opção é o curso "Técnico em Administração", com início no dia 8 de março
GERAL
Índios guatós comemoram chegada de internet em aldeia no Pantanal
EDUCAÇÃO
Inscrições em cursos de idiomas do IFMS terminam domingo
MEIO AMBIENTE
Serviço Geológico do Brasil divulga prognóstico para cheia na bacia do rio Paraguai
GERAL
Desconto em cursos do Senac Corumbá vai até o dia 31 de janeiro
Unidade oferece opções para quem quer investir na carreira profissional

Mais Lidas

FRAUDE ELEITORAL
Ministério Público quer impugnação de candidatos do PRB em Ladário
GERAL
Comando do 6º Distrito Naval abre inscrições para concurso de nível superior
GERAL
Confira a distribuição das doses de vacina contra a Covid-19 por município em Mato Grosso do Sul
GERAL
Batida de carro e moto deixa criança ferida no Popular Nova