Menu
domingo, 17 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

IFMS inicia matrículas de convocados para cursos técnicos integrados

01 julho 2021 - 15h35ASCOM IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quarta-feira, 30, a relação dos convocados em primeira chamada para os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Campo Grande e Corumbá, com ingresso no segundo semestre deste ano.

A convocação foi feita a partir dos candidatos integrantes da lista de espera da Seleção IFMS 2021, respeitando ainda a opção pelas ações afirmativas.

Conforme previsto no edital de abertura, publicado na Central de Seleção, listas remanescentes de candidatos classificados no processo seletivo podem ser aproveitadas para preenchimento das vagas ofertadas no mesmo curso/campus para o 2º semestre.

A matrícula deve ser feita até o dia 7 de julho pelo sistema de matrículas do IFMS.

Para aqueles que nunca acessaram o sistema, o primeiro passo é clicar em "Ainda não tem login? Clique aqui para ativar seu acesso". Serão solicitados o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do candidato aprovado, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção.

Uma vez ativado, basta acessar o sistema novamente utilizando o CPF nos campos login e senha.

Ao acessar o sistema, o candidato é informado sobre o tipo, semestre, chamada, curso e campus para os quais está apto a solicitar matrícula. Caso alguma informação esteja incorreta, é preciso enviar uma mensagem ao endereço [email protected]. Se todos os dados estiverem corretos basta clicar em "Solicitar Matrícula". 

O preenchimento do questionário socioeconômico é uma etapa obrigatória no processo de matrícula. Para acessá-lo é preciso informar o CPF nos campos login e senha.

Em seguida, os dados pessoais do candidato são apresentados para que sejam atualizados e/ou corrigidos, se necessário. Todas as informações sobre a matrícula online estão disponíveis no edital de convocação.

Documentação – Os candidatos devem anexar ao sistema de matrículas os seguintes documentos digitalizados:

  • requerimento de matrícula preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;
  • histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • documento oficial de identificação com foto;
  • documento que comprove estar em dia com o serviço militar (brasileiros entre 19 e 45 anos);
  • uma foto 3x4 recente;
  • documentos exigidos no anexo V do edital 054/2020, no caso de candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas) com renda menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita;
  • anexo VIII do edital 054/2020 e laudo médico, no caso candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoas com deficiência;
  • termo de ciência para solicitação de matrícula online assinado pelo responsável legal, a Certidão de Nascimento do menor, ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos.

A cada documento anexado é preciso clicar em "Enviar Comprovante" e observar a confirmação de que o arquivo foi carregado. Depois de anexar todos os arquivos, basta "Salvar e Finalizar". Ao final, um comprovante será exibido.

Toda a documentação deve ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

Atendimento presencial – O candidato convocado que não tem acesso à internet pode solicitar a utilização de um computador do Instituto Federal para matrícula. 

O agendamento do dia e do horário para esse atendimento presencial deve ser feito por e-mail ou WhastApp encaminhado à Central de Relacionamento (Cerel) do campus onde a vaga foi ofertada. Os endereços, e-mails e contatos estão disponíveis no documento "Informações para atendimento presencial com agendamento".

Em caso de dúvidas com relação aos procedimentos para matrícula online ou erro no sistema, o candidato deve enviar mensagem ao endereço [email protected].

Cronograma – Caso ainda haja vagas disponíveis para os cursos em Campo Grande e Corumbá, a segunda chamada será publicada em 12 de julho, com matrículas entre os dias 13 e 19. Uma terceira chamada poderá ser divulgada em 22 de julho, com matrículas entre 23 e 29 do mesmo mês.

As aulas do 2º semestre nos dez campi do IFMS terão início no dia 4 de agosto.

Seleção IFMS 2021 – Foram ofertadas 1.520 vagas para 11 opções de cursos técnicos integrados nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Com 3.175 inscrições registradas, o processo seletivo foi feito com base nas notas que os candidatos obtiveram em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia no 8º ano do ensino fundamental.

O curso mais concorrido foi Informática oferecido na capital, com 12,2 candidatos por vaga no período matutino e 6,6 no vespertino, seguido do mesmo curso ofertado no período matutino em Corumbá, com 5,6 candidatos por vaga.

Texto originalmente publicado em: https://www.ifms.edu.br/noticias/2021/abertas-matriculas-de-convocados-para-ingresso-no-2o-semestre

--

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tragédia
Médico do interior de SP é um dos sobreviventes de barco que naufragou; quatro parentes morreram
Atualizações
Dois dos corpos encontrados no rio Paraguai são identificados
Inédito
Tempestade de areia: Energisa recebeu 4 mil chamados em Campo Grande
Dia Mundial da Alimentação
Em MS, 69% da população está com excesso de peso e 36% com obesidade
Ensino Superior
UEMS investe mais de R$ 13 milhões em bolsas e auxílios para estudantes
Transporte
Expresso Queiroz tem autorização suspensa por incapacidade de atender passageiro
Defesa Civil
Tempestade de poeira e vendaval causaram estragos em pelo menos sete nos municípios
Cidade em alerta
Ventos de 64 km/h destelharam 20 casas em Corumbá
Previsão Meteorológica
Tempo continua fechado com chance de mais chuva para grande parte do Estado
Tragédia
Naufrágio no rio Paraguai deixou sete pessoas desaparecidas

Mais Lidas

Tragédia
Médico do interior de SP é um dos sobreviventes de barco que naufragou; quatro parentes morreram
Tragédia
Naufrágio no rio Paraguai deixou sete pessoas desaparecidas
Atualizações
Dois dos corpos encontrados no rio Paraguai são identificados
Cidade em alerta
Ventos de 64 km/h destelharam 20 casas em Corumbá