Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

IFMS abre inscrições para projeto Alunos Conectados

22 outubro 2020 - 12h51Ascom IFMS

Está disponível na Central de Seleção o edital do processo seletivo para o projeto Alunos Conectados, ofertado pela primeira vez pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). 

A iniciativa visa formar cadastro de reserva para fornecimento, disponibilização e monitoramento de cartão SIM (ou chip), com pacote mensal de dados de telefonia móvel.

Voltado a estudantes em situação de vulnerabilidade social matriculados em cursos presenciais do IFMS, o processo seletivo tem o objetivo de promover o acesso e contribuir com a equidade entre os alunos da rede pública de educação profissional por meio de acesso à internet, facilitando o desenvolvimento das atividades não presenciais.

Podem participar estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas que tenham renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio, conforme declarado no Questionário Socioeconômico deste ano.

A coordenadora de Assuntos Estudantis do IFMS, Carolina Araújo, explica que se trata de uma ferramenta para viabilizar a permanência dos estudantes no contexto de pandemia e das atividades não presenciais.

"Com o pacote mensal de dados, o estudante terá o acesso às aulas facilitado, utilizando o próprio celular ou tablet, e não precisará dividir computadores ou notebooks com os demais membros familiares, que também necessitam realizar suas atividades remotas", destaca Carolina.

Inscrição – O edital possui adesão em fluxo contínuo, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude pandemia do novo coronavírus. A inscrição deve ser feita em formulário eletrônico

Importante: o estudante deve obrigatoriamente preencher ou atualizar o Questionário Socioeconômico, caso tenha ocorrido alguma mudança na renda familiar. Não devem ser incluídos no valor total da renda os valores recebidos em auxílios pelo IFMS ou Governo Federal (Bolsa Família ou Auxílio Emergencial).

Os estudantes contemplados no edital nº 16/2020, que trata do auxílio emergencial para acesso digital, ao aderirem ao projeto Alunos Conectados, terão revogados os auxílios concedidos. 

Seleção

Será realizada pelo campus em que o candidato se inscreveu.

Os estudantes serão classificados por ordem crescente de renda per capita, tendo prioridade aqueles com menor renda, menor tempo para concluir o curso e menor idade.

A partir de 26 de outubro, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) divulgará a lista das inscrições homologadas, por ordem alfabética e unidade, na Central de Seleção.

A lista dos estudantes contemplados será atualizada quinzenalmente no mesmo endereço, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia. 

Responsabilidades 

O estudante contemplado deverá utilizar o pacote de dados para a realização das atividades acadêmicas remotas.

Nos casos de dano ou extravio do chip, é necessário comunicar imediatamente ao Serviço de Tecnologia de Informação e Suporte Técnico (Serti) do campus para cancelamento ou substituição. A aquisição de um novo chip ficará sob responsabilidade do estudante. 

Além disso, também devem ser informadas quaisquer alterações de dados de natureza acadêmica – como cancelamento, abandono ou conclusão do curso – e/ou cadastrais (mudança de endereço e telefone).

O recebimento do chip para acesso poderá ser feito pelo estudante ou responsável legal mediante a apresentação da documentação especificada no edital de abertura do processo seletivo. Serão divulgadas orientações para recebimento dos chips, de acordo com a logística a ser adotada pelos campi.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS
Prazo
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
Semana Santa
Confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul neste feriado
Alerta
PRF inicia Operação Semana Santa com foco ao uso de celulares no trânsito
De hoje até domingo
PMA inicia Operação Semana Santa com foco na prevenção e repressão à pesca predatória
História
Sessão especial reúne corte do TJMS em celebração aos 150 anos da Comarca de Corumbá
Tempo
Chuva e sol se alternam nesta quinta e sexta-feira em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 23°C e máxima de 35°C nesta quinta-feira
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira