Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Hospital tem recursos bloqueados após exibição de cirurgia íntima nas redes sociais

18 março 2021 - 14h51Flávia Ibanez

A Associação Beneficente de Corumbá (Santa Casa) está com recursos bloqueados pela justiça após exibição de cirurgia íntima de um militar do exército nas redes sociais.

O militar foi submetido a uma cirurgia no dia 23 de agosto de 2014, na sede do hospital de Corumbá para a retirada de objeto estranho (coco) introduzido em seu reto tendo permanecido internado pelo período de 5 dias.

Acontece que alguns dias após a realização da cirurgia, foi procurado por um amigo que lhe informou sobre um vídeo que circulava na internet e que mostrava a realização de cirurgia igual aquela que havia realizado, sendo que as pessoas de sua cidade estavam comentando que o paciente do vídeo em questão era ele.

O militar assistiu e se reconheceu no vídeo em questão, o qual foi compartilhado em todo o Brasil, e, a partir daí, foi exposto a diversas situações vexatórias em sua cidade, sendo reconhecido por seus amigos e colegas de trabalho, tendo, inclusive, terminado seu namoro e sofrido "baixa" do Exército antes do tempo estimado, e diante da vergonha e as recorrentes humilhações a que era submetido, foi obrigado a mudar de cidade e viver em situação precária.

Diante disso o militar processou o Hospital de Corumbá e os médicos que participaram da cirurgia e realizaram a filmagem. Como resultado do processo a Juíza responsável pelo caso, Drª Luiza Vieira Sa de Figueiredo ante o exposto, nos termos do artigo 487, I, do Código de Processo Civil/2015, condenou aos requeridos ao pagamento de indenização por danos morais, que fixou em R$ 100.000,00 (cem mil reais), corrigido monetariamente a partir da sentença, pelo IPCA (Súmula 362 do STJ), e acrescido de juros moratórios de 1%, a partir da data do evento danoso (23/08/2014), conforme Súmula 54 do STJ.

Em consequência, condenou os requeridos ao pagamento dos honorários advocatícios à parte autora que fixo em 15% sobre o valor da causa (artigo 85, § 3º, I, do Código de Processo Civil/2015), devendo cada um dos requeridos arcar com 50% do valor da condenação.

Segue abaixo partes da sentença:

Da espécie de responsabilidade civil aplicável ao Município

Invoca-se, para tanto, o artigo 37, § 6º, da Constituição Federal, in verbis: "As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa".

 O artigo personifica a chamada teoria do risco administrativo, da qual resulta a responsabilidade objetiva da Administração Pública, toda vez que houver relação de causa e efeito entre o fato prejudicial e o resultado danoso experimentado por outrem. É cediço que, em regra, é objetiva a responsabilidade civil das pessoas jurídicas de direito público e de direito privado prestadoras de serviço público. Isto é, demonstrado o nexo de causalidade, o dever de indenizar subsiste independentemente de o agente público ter ou não agido com culpa. Daí porque, nesses casos, a vítima se obriga a fazer prova da ação do agente público, do dano e do nexo de causalidade.

Da espécie de responsabilidade civil aplicável ao Hospital

A responsabilidade civil adotada pelo Código de Defesa do Consumidor em relação aos hospitais por defeito da prestação de serviço é objetiva, de acordo com o disposto no artigo 14, somente sendo afastada nas hipóteses previstas no parágrafo 3º:

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos. (...). § 3° O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

A responsabilidade do hospital é objetiva quanto à atividade de seu profissional plantonista (CDC, art. 14), de modo que dispensada demonstração da culpa do hospital relativamente a atos lesivos decorrentes de culpa de médico integrante de seu corpo clínico no atendimento.

A responsabilidade de médico atendente em hospital é subjetiva, a verificação da culpa pelo evento danoso e a aplicação da Teoria da perda da chance demanda necessariamente o revolvimento do conjunto fático-probatório da causa, de modo que não pode ser objeto de análise por este Tribunal (Súmula 7/STJ).

Recurso Especial do hospital improvido. (Resp 1184128/MS, Rel. Ministro SIDNEI BENETI, TERCEIRA TURMA, julgado em 08/06/2010, DJe 01/07/2010). Contudo, como cediço, não é possível dissociar a responsabilidade da Associação Beneficente de Corumbá da responsabilidade subjetiva dos profissionais que atenderam o autor. Assim, sua responsabilidade deve ser tomada.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas