Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Guardas presos na Operação Omertà tentam reverter remoção para outros presídios

03 janeiro 2020 - 09h44Thiago Gomes e Glaucea Vaccari/Correio do Estado

Os cinco guardas municipais suspeitos de ligação com Jamil Name foram transferidos em dezembro, do Centro de Triagem Anízio Lima, de Campo Grande, para outros presídios do interior do Mato Grosso do Sul. Agora eles tentam, via mandado de segurança, reverter a mudança. 

Extraoficialmente, a transferência teria se dado em razão de um suposto plano de fuga  interceptado pelo serviço de inteligência penitenciária. Eles estão presos em decorrência da Operação Omertà, realizada em setembro último, e que apura a existência de organização criminosa ligada a vários crimes ocorridos na Capital, inclusive de pistolagem e milícia armada.

A defesa de Igor Cunha de Souza, Rafael Carmo Peixoto Ribeiro, Alcinei Arantes da Silva, Eronaldo Vieira da Silva e Robert Vitor Kopetski, questiona na Justiça a decisão do presidente em substituição da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), que no dia 21 de dezembro removeu os guardas do CT do Jardim Noroeste para outras unidades do interior. Os advogados deles alegam que a medida foi arbitrária.

Igor e Eronaldo foram levados para a Penitenciária Estadual de Dourados (PED); Alcinei, Rafael  e Kopetski  foram encaminhados para o Presídio de Naviraí. Conforme a defesa, a transferência ocorreu sem qualquer informação aos advogados, aos detentos e sem informação ao juízo criminal que acompanha as prisões cautelares. 

Defesa alega aidna que há risco à integrante dos custodiais e lesão contínua dos mesmos de ter o convívio familiar no bojo do cumprimento da medida de prisão temporário, que foi afetado pela transferência, além de dividirem celas com presos comuns, o que não poderia ocorrer devido ao cargo que ocupam e ao fato de serem presos provisórios.

No mandado de segurança, os advogados pedem que os detentos sejam trazidos de volta ao Centro de Triagem ou mesmo a uma outra unidade penal localizada em Campo Grande, além da concessão de ordem para que seja garantida a prisão em separado dos guardas de outros presos comuns e confirmação de ordem para manter os acusados, enquanto durar a prisão cautelar, em custódia em qualquer unidade penal da Capital.

OUTROS

Segundo as informações, outros suspeitos de ligações com a organização criminosa que teria Jamil Name como líder, também teriam sido transferidos. O hacker e técnico em informática Eurico dos Santos Motta foi levado para a Penitenciária de Segurança Média de Coxim. Euzébio de Jesus Araújo, apontado como segurança da família Name, foi transferido para a  Penitenciária Estadual de Dourados no dia 27 de dezembro.

Jamil Name está sob custódia do Ministério da Justiça, em isolamento, no Presídio Federal de Mossoró (RN). Alegando idade avançada (80 anos) e saúde debilitada, ele já teve vários pedidos de prisão domiciliar negados pela Justiça, tanto no Mato Grosso do Sul, quanto em Brasília, no Superior Tribunal de Justiça. Na última semana ele sofreu uma derrota inicial no Supremo Tribunal Federal, onde o ministro Dias Tóffoli não viu urgência na apreciação de seu pedido, que foi distribuído ao ministro Luiz Fux para posterior decisão. 

Também estão presos em Mossoró, Jamil Name Filho e os policiais civis Vladenilson Olmedo e Márcio Cavalcanti. Um outro guarda municipal, Marcelo Rios, está no Presídio Federal de Campo Grande. Ele foi detido com um arsenal que seria de propriedade dos Name.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional
Gabinete de Integração
Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário