Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Governo garante mais crédito e assistência para agricultura familiar

30 junho 2016 - 10h36Notícias MS

Um convênio assinado entre o Governo do Estado, através da Agraer, com a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol/MS) irá garantir mais crédito e assistência técnica para o pequeno produtor de Mato Grosso do Sul. O acordo foi assinado nesta quarta-feira (29) pelo governador Reinaldo Azambuja, no gabinete, e representará um grande salto para a agricultura familiar no Estado. “Acredito nesse modelo e que temos que fortalecer o pequeno produtor porque ele precisa de assistência e de crédito e às vezes não tem nenhum dos dois. Poderemos dar um grande passo com essa parceria, e se funcionar muito bem todos sairão ganhando”, disse  o chefe do Executivo.

Com o convênio, profissionais da Agraer irão prestar assistência técnica aos pequenos produtores que realizarem as operações de crédito com a Cresol. Segundo o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, a parceria será de suma importância para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, que ainda tem pouco acesso ao crédito nas linhas do Pronaf, contratadas através do Banco do Brasil. “Essa Cooperativa já começa disponibilizando R$ 15 milhões para agricultura familiar, que tem enfrentado muitas dificuldades para contrair o crédito. Serão projetos que vão de 10 a 100 mil reais, dependendo da garantia que será dada pelo produtor. Não temos dúvida de que vai contribuir muito para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, disse.

Para diretor-presidente, Olácio Komori, a parceria com o Governo deve ser muito comemorada por ser resultado do esforço do Estado em atender um dos maiores entraves dos agricultores familiares: o crédito. “Conseguimos concretizar a Cresol após uma estudo da central de Cooperativas e estamos muito confiantes. Só temos a agradecer o empenho do Governo em formar a parceria e fortalecer a agricultura familiar”, disse.

Segundo o secretário de Estado de Produção, Fernando Lamas, a agricultura familiar será dividida em dois momentos. “Antes e depois da Cresol”.

Cresol em MS

Sediada em Glória de Dourados, a Cresol/MS foi inaugurada em outubro de 2015, sendo a primeira do Estado voltada à agricultura familiar. Filiada à Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (Central Cresol Sicoper), um sistema de cooperativas criado por agricultores familiares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em 1993, com o objetivo de oferecer, além do crédito e desenvolvimento, inclusão social aos associados, que são os donos, beneficiários e fornecedores da cooperativa. Atualmente conta com 500 cooperados.

Além de Glória de Dourados, a Cresol/MS tem abrangência nos munícipios: Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril