Menu
sábado, 06 de março de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Governo garante mais crédito e assistência para agricultura familiar

30 junho 2016 - 10h36Notícias MS

Um convênio assinado entre o Governo do Estado, através da Agraer, com a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol/MS) irá garantir mais crédito e assistência técnica para o pequeno produtor de Mato Grosso do Sul. O acordo foi assinado nesta quarta-feira (29) pelo governador Reinaldo Azambuja, no gabinete, e representará um grande salto para a agricultura familiar no Estado. “Acredito nesse modelo e que temos que fortalecer o pequeno produtor porque ele precisa de assistência e de crédito e às vezes não tem nenhum dos dois. Poderemos dar um grande passo com essa parceria, e se funcionar muito bem todos sairão ganhando”, disse  o chefe do Executivo.

Com o convênio, profissionais da Agraer irão prestar assistência técnica aos pequenos produtores que realizarem as operações de crédito com a Cresol. Segundo o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, a parceria será de suma importância para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado, que ainda tem pouco acesso ao crédito nas linhas do Pronaf, contratadas através do Banco do Brasil. “Essa Cooperativa já começa disponibilizando R$ 15 milhões para agricultura familiar, que tem enfrentado muitas dificuldades para contrair o crédito. Serão projetos que vão de 10 a 100 mil reais, dependendo da garantia que será dada pelo produtor. Não temos dúvida de que vai contribuir muito para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, disse.

Para diretor-presidente, Olácio Komori, a parceria com o Governo deve ser muito comemorada por ser resultado do esforço do Estado em atender um dos maiores entraves dos agricultores familiares: o crédito. “Conseguimos concretizar a Cresol após uma estudo da central de Cooperativas e estamos muito confiantes. Só temos a agradecer o empenho do Governo em formar a parceria e fortalecer a agricultura familiar”, disse.

Segundo o secretário de Estado de Produção, Fernando Lamas, a agricultura familiar será dividida em dois momentos. “Antes e depois da Cresol”.

Cresol em MS

Sediada em Glória de Dourados, a Cresol/MS foi inaugurada em outubro de 2015, sendo a primeira do Estado voltada à agricultura familiar. Filiada à Cooperativa Central de Crédito Rural com Interação Solidária (Central Cresol Sicoper), um sistema de cooperativas criado por agricultores familiares de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em 1993, com o objetivo de oferecer, além do crédito e desenvolvimento, inclusão social aos associados, que são os donos, beneficiários e fornecedores da cooperativa. Atualmente conta com 500 cooperados.

Além de Glória de Dourados, a Cresol/MS tem abrangência nos munícipios: Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Juti, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BOLETIM COVID
SES registra 23 novos óbitos por Covid, e MS já acumula 3.416 vidas perdidas
GERAL
Senadora Soraya Thronicke lembra que aprovação da PEC Emergencial também vai salvar vidas
POLÍTICA
Brasil passa a fazer parte do Protocolo de Nagoia sobre biodiversidade
PMA
Arrendatário e agrônoma são autuados em R$ 50 mil por uso de licença ambiental falsificada
SAÚDE
Com mais doses, Corumbá abre vacinação para idosos a partir de 76 anos
INCÊNDIO
Consultório Odontológico pega fogo no Maria Leite
POLICIAL
Polícia Militar de Corumbá prende homem por violência doméstica no Dom Bosco
CULTURA
Dia Nacional da Música Clássica celebra o legado de Villa-Lobos
ECONOMIA
Indústria brasileira cresce 0,4% de dezembro para janeiro
DETRAN
Número de CNHs emitidas pelo Portal Meu Detran cresce 45%

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é preso por roubo na forma tentada no bairro Maria Leite
POLICIAL
Em Corumbá três são presos com mandado de prisão em aberto
INCÊNDIO
Consultório Odontológico pega fogo no Maria Leite
POLICIAL
Polícia Militar de Corumbá prende homem por violência doméstica no Dom Bosco