Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Governo firma parceria com universidades de MS e do Canadá para promover desenvolvimento de povos indígenas

01 junho 2017 - 09h30Portal do MS

O Governo do Estado firmou parceria com duas universidades para promover o desenvolvimento dos povos indígenas oleiros que vivem em Mato Grosso do Sul, das etnias Kadiwéu, Terena e Kinikinau. Nesta quarta-feira (31.5), na Governadoria, o governador Reinaldo Azambuja e pesquisadores das universidades Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e de Manitoba, do Canadá, assinaram protocolos de intenções que visam duas formas de intercâmbio: uma científico, técnico e cultural e outra de pós-graduação.

Na prática, a assinatura dos documentos representa o primeiro passo para a formalização de futuras atividades acadêmicas em conjunto. “E essas atividades poderão ser desenvolvidas nos mais diversos aspectos, seja na área de pesquisa, já envolvendo alunos de mestrado e doutorado nas áreas afins, como antropologia, filosofia, saúde e outras; como também no desenvolvimento de cursos em conjunto com outras universidades”, explicou a diretora da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) da UFMS, professora Silvia Morales de Queiroz Caleman.

A aproximação formal entre o Governo do Estado, a UFMS e a Universidade de Manitoba vai permitir a mobilidade de estudantes e pesquisadores da cultura indígena, entre Brasil e Canadá. A medida reflete diretamente no desenvolvimento das comunidades sul-mato-grossenses, uma vez que os cientistas terão como objetos de estudos as mais diversas questões indígenas, como cultura, saúde, desenvolvimento econômico e outras. “É um amplo leque de possibilidade de interação”, disse o reitor da UFMS, Marcelo Turini.

Depois da formalização da parceria, estudantes e pesquisadores das duas universidades poderão identificar pontos específicos de estudo de pós-graduação, com apoio do Governo do Estado, para viabilizar diagnósticos e ferramentas para a valorização da cultura indígena de Mato Grosso do Sul. Para Reinaldo Azambuja, a medida é o despertar do reconhecimento dos povos Kadiwéu, Terena e Kinikinau. “Uma parceria fundamental para potencializarmos os estudos sobre os nossos indígenas”, avaliou.

Também participaram da solenidade de assinatura dos protocolos de intenções os secretários de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e de Cultura e Cidadania, Athayde Nery; a subsecretária de Políticas Públicas para População Indígena do Estado, Silvana Terena; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi; e os professores/pesquisadores da Universidade de Manitoba, Peter Kulchyski e Kathleen Buddle.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 15°C e máxima de 36°C
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo