Menu
sexta, 07 de maio de 2021
Governo - O Estado que cresce - Maio
Geral

Governo de MS e Paraguai assinam acordo de fomento à industrialização na região de fronteira

22 março 2017 - 08h38Portal do MS

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Governo da República do Paraguai, firmaram na manhã desta terça-feira (21/03), durante o evento de lançamento do Programa “Indústria sem Fronteiras”, na Casa da Indústria em Campo Grande (MS), um protocolo de intenções para cooperação técnica, tributária, logística e de apoio institucional entre os países a fim de estimular a implantação de indústrias na região de fronteira – favorecendo o desenvolvimento de ambos os países.

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, na ocasião representando o governador do Estado, a iniciativa amplia as chances de desenvolvimento da região por somar potencialidades: “Vivemos na época da economia globalizada, em que o crescimento não tem fronteiras, e se faz necessário esclarecer que empresas instaladas em municípios fronteiriços trazem benefícios para ambos os países. Assim como o Mato Grosso do Sul tem um programa de competitividade que atrai empresas do Brasil inteiro, o Paraguai também tem as suas prerrogativas. A principal intenção do acordo é mostrar que temos bons potenciais lá e aqui, para conseguirmos atrair mais indústrias e negócios para nossa região – seja no Brasil ou no Paraguai”, destacou Riedel.

Protocolo de intenções visa estimular a instalação de industrias nos municípios fronteiriços beneficiando os dois países. Foto: Jéssika Machado / Segov

O documento foi assinado pelo secretário Eduardo Riedel e pelo ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, que caracterizou a parceria como um marco da integração comercial entre os países “O Paraguai quer ser o melhor sócio do Brasil, e acredito que o mês de março de 2017 entrará para os registros históricos como o início da verdadeira integração entre Paraguai e Brasil”, disse.

O presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa da Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa,  disse que não poupará esforços para viabilizar a parceria: “Faremos o necessário para que tenhamos sucesso neste projeto. Mato Grosso do Sul e Paraguai tem os mesmos desejos e a mesma vontade”, concluiu.

A iniciativa permite a aplicação do Decreto nº 14.090/2014 que instituiu o Programa Fomentar Fronteiras no Estado com benefícios fiscais e, no território paraguaio, da Lei de Maquila – que permite a instalação de empresas brasileiras para o desenvolvimento total ou parcial da produção.

A formalização do acordo aconteceu no lançamento do “Indústria Sem Fronteiras”, da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (FIEMS), entidade que intermediou o processo de construção da parceria no âmbito do Programa Indústria sem Fronteiras e contou com a presença dos governadores dos departamentos paraguaios de Amambay, Pedro Gonzáles Ramirez, e de Alto Paraná, Justo Zacarías Irún, de prefeitos sul-mato-grossenses dos municípios fronteiriços, empresários e demais autoridades paraguaias.

Projeto Indústria sem Fronteiras

Durante o evento, o presidente da Federação das Indústrias de MS, Sergio Longen, apresentou aos presentes os detalhes do “Projeto Indústria Sem Fronteiras” que reúne informações a respeito da implantação de empresas de capital brasileiro nos municípios paraguaios. “Pelo menos 120 indústrias de vários Estados procuram suas respectivas Federações todos os meses em busca dessas informações. A Fiems fez um compilado e vai responder as dúvidas recorrentes dos empresários, promovendo assim a industrialização das cidades fronteiriças”, explicou. Mais informações podem ser obtidas no hotsite do projeto: www.industriasemfronteiras.com.br.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
MS recebe 50,5 mil doses da Astrazeneca do Ministério da Saúde
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal
SAÚDE
Prefeitura leva atendimento médico de rotina para o Porto Esperança
POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
POLICIAL
PMA apreende mais três tigres d'água em chácara
COVID-19
Vereador reforça necessidade de imunizar trabalhadores do CAC contra a Covid
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em maio podem sacar auxílio emergencial
POLICIAL
PRF apreende mais de 1,5 tonelada de maconha em MS
CIDADE
Vereador solicita informações sobre estágio de projeto de reforma do antigo mercadão
SEMANA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES
Wi-Fi Brasil leva internet a mais de 13 mil pontos remotos do país

Mais Lidas

POLICIAL
Jovem é preso com 483 unidades de maconha no Cristo Redentor
OPERAÇÃO PF
PF deflagra Operação Grão Branco de combate ao tráfico internacional de drogas
TRÁFICO DE DROGAS
PRF apreende 494 Kg de maconha e 7 Kg de skunk na BR-262
GERAL
PMA de Corumbá recebe doação de viatura da Vale para uso na fiscalização no Pantanal