Mato Grosso do Sul recebeu nesta semana uma comitiva alemã composta por representantes da Embaixada da Alemanha no Brasil e de órgãos ligados aos direitos humanos. Na sexta-feira (14) o grupo foi recepcionado em Dourados pelo vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, representando o Governo do Estado. O encontro teve como objetivo ampliar o diálogo sobre os desafios das comunidades indígenas e explorar possibilidades de cooperação entre os dois países.
Desde a última terça-feira (11), a comitiva tem visitado órgãos como o Ministério Público Federal e a Fundação Nacional do Índio (Funai), além de comunidades indígenas, onde puderam conhecer de perto a realidade dos povos Guarani-Kaiowá que vivem no Estado.
O ministro da Embaixada da Alemanha, Wolfgang Bindseil, expressou gratidão pela receptividade do Governo do Estado e elogiou a organização e segurança de Dourados. Ele também ressaltou o acolhimento caloroso das comunidades indígenas e sugeriu uma cooperação bilateral para buscar soluções para os desafios enfrentados por essas populações.
Durante o encontro, Barbosinha destacou que Mato Grosso do Sul possui a terceira maior população indígena do Brasil, sendo que Dourados abriga a maior reserva urbana indígena do país, com cerca de 20 mil pessoas vivendo nas aldeias Jaguapiru e Bororó. Além disso, o Estado conta com oito etnias distribuídas em 32 municípios, abrangendo a região Sul, Pantanal e Norte do Estado.
"Assim como temos uma grande população indígena, também enfrentamos desafios estruturais, como a falta de acesso à água nas comunidades. Mas o Governo do Estado tem atuado de forma decisiva para reverter essa situação. Hoje, já temos garantidos R$ 55 milhões, provenientes da bancada federal e do Governo de MS, para viabilizar um novo sistema de distribuição de água potável para as famílias da reserva indígena de Dourados", afirmou Barbosinha. Segundo ele, o projeto deve ser iniciado ainda em 2025, com prazo de execução estimado em dois anos.
Entre os temas debatidos no encontro, a sustentabilidade e a inclusão social foram destaques. O vice-governador ressaltou ainda que Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado brasileiro signatário da COP-26, concluindo o inventário de emissão de carbono e implementando ações concretas de mitigação de impactos ambientais. Além disso, citou a Lei do Pantanal, que já se tornou referência nacional na proteção ambiental.
"Temos hoje uma Secretaria da Cidadania, liderada por uma antropóloga, que mantém um diálogo contínuo e construtivo com as comunidades indígenas. Nosso objetivo é promover igualdade e inclusão, garantindo que essas populações tenham acesso a direitos fundamentais e políticas públicas eficazes", pontuou Barbosinha. Ele também destacou iniciativas como a distribuição de material educativo na língua materna, facilitando a comunicação e o acesso à informação para os indígenas.
Ao final do encontro, a comitiva alemã agradeceu pela hospitalidade e reforçou o interesse em aprofundar as discussões e buscar novas oportunidades de cooperação. Barbosinha e comprometeu a organizar futuras agendas, envolvendo lideranças indígenas e gestores estaduais, para ampliar o apoio e fortalecer ainda mais os laços entre os dois governos.
Dando continuidade à programação, no período da tarde, a comitiva alemã foi recebida pela equipe técnica da Secretaria de Estado de Cidadania na Capital. A iniciativa reforça o compromisso do Governo de MS em estabelecer parcerias internacionais estratégicas, visando promover inclusão, dignidade e desenvolvimento para todas as populações do Estado.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Pesquisador da Embrapa alerta para gestão dos recursos hídricos no Dia Mundial da Água

Projetos de proteção da biodiversidade do Pantanal são apresentados pelo IHP ao governo
Captura de Pitbull no Maria Leite abriu o plantão dos Bombeiros
TempoSábado de sol e domingo encoberto com chuva na região de Corumbá e Ladário
A temperatura deve variar entre 24°C e 38°C no fim de semana

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
