Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Governo cria Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral em Corumbá

30 junho 2017 - 09h44Gesiane Medeiros

O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), instituiu nesta quinta-feira (29), em Corumbá a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral, para subsidiar a elaboração de políticas do segmento da indústria mineral em Mato Grosso do Sul. A intenção é obter mais eficiência nas atividades relacionadas à pesquisa e à assistência técnica no âmbito da mineração, da exploração das jazidas minerais, da preservação do acervo documental e das amostras de materiais relativos à pesquisa e ao levantamento dos recursos minerais existentes no Estado.

Grupo irá elaborar políticas para o segmento. Foto: Divulgação

A Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), integra o grupo, que na avaliação do presidente, Sérgio Longen, é um avanço para o desenvolvimento do no Estado. “Teremos a oportunidade de discutir e organizar esse segmento de extrema importância para Corumbá, que é a mineração, e o que precisamos é exatamente envolver os entes interessados aqui do nosso Estado, uma ferramenta importante trará para nós a oportunidade de participar mais”, declarou.

Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, a criação da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral é o primeiro passo para prestigiar o principal polo minerador do Estado. “Com as participações da Fiems, Sinduscon e Sindiecol, será possível desenvolver uma série de ações e a ideia é que, a partir da instituição da Câmara, nós já possamos lançar um plano estadual de desenvolvimento da mineração”, informou.

Desenvolvimento

Ele acrescenta que em Corumbá já existe um fórum da mineração, que estará acoplado à Câmara Setorial. “Além disso, nós já temos todo o diagnóstico da cadeia produtiva da mineração e, em duas semanas, o Estado terá condição de apresentar a estrutura da Câmara e as principais ações que vamos desenvolver, sendo necessário apenas validar junto ao governador Reinaldo Azambuja. No entanto, o importante é mostrar que Mato Grosso do Sul também é minerador, pois falamos muito do agronegócio, do eucalipto e da cana-de-açúcar, mas poucos sabem que somos o 3º Estado minerador do País e queremos divulgar isso, pois, com a extração de minério de ferro, de areia e de calcário, bem como com a produção de cimento, o Estado também tem uma possibilidade de desenvolvimento econômico na área de mineração, que normalmente não é tão discutido quanto como outras áreas”, pontuou.

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, destaca que o município, juntamente com Ladário, é responsável por aproximadamente 85% da mineração do Estado e, sensível a isso, o governador criou a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral na região. “Quero aproveitar e solicitar o auxílio do presidente da Fiems, Sérgio Longen, para que Corumbá tenha um representante na empresa estatal MS Mineração. Estávamos engatinhando nesse setor, mas, hoje, ficou claro que a mineração também é importante para o desenvolvimento do Estado e acredito que nada mais justo que a direção da MS Mineração seja destinada e conduzida por alguém de Corumbá, que sejam ouvidos os setores empresarial e mineral aqui da região para que possamos ter mais um instrumento de desenvolvimento capaz de fomentar a nossa economia”, cobrou.

Entenda

Na prática, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral, criada por meio do Decreto nº 14.770, de 28 de junho de 2017, vai emitir parecer sobre questões relacionadas à cadeia produtiva mineral, elaborar estudos que subsidiem a tomada de decisões, definir diretrizes para a elaboração de planejamento, elaborar banco de dados de interesse do setor, discutir a respeito da política de desenvolvimento sustentável, considerando inclusive o zoneamento ecológico-econômico, representar e defender os interesses do segmento com o objetivo de melhorar sua eficiência, logística e competitividade, possibilitando o desenvolvimento do setor, entre outros pontos.

Além disso, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral será composta por 13 membros titulares e respectivos suplentes da Semagro, Imasul, MS Mineral, Uems, UFMS, Departamento Nacional de Produção Mineral, Crea-MS, OCB/MS, Fiems, FTI/MS, Sindiecol, Sinduscon-MS, Sindicer/MS e Fecomércio-MS. A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral será coordenada pelo representante indicado pela Semagro e o exercício da função de membro não será remunerado, cabendo à Secretaria prover os recursos materiais e humanos necessários ao funcionamento.

Com informações da Fiems

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas