Menu
segunda, 15 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Governo autoriza aceiros com até 30 metros para combater o fogo no Pantanal

27 junho 2024 - 09h56Capital do Pantanal

Em uma decisão emergencial, o governo autorizou a ampliação dos aceiros no Pantanal, permitindo a abertura de até 30 metros para conter os incêndios que se alastram pela região. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, 27 de junho, durante o evento de  lançamento da nova plataforma de divulgação de dados sobre incêndios florestais no Pantanal, realizado na sala do Cicoe (Centro Integrado de Comando e Controle Estadual).

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, explicou que a decisão partiu do Corpo de Bombeiros, sendo uma medida importante para o combate ao fogo. "Ontem o Cicoe tomou a decisão de ampliar a possibilidade dos aceiros do Pantanal, até então a legislação estabelecia que o produtor rural poderia fazer no máximo 6 metros de aceiro e ontem nós publicamos uma ampliação", disse. 

O secretário detalhou a importância dos aceiros no combate aos incêndios que se alastram pelo bioma. Com a medida os proprietário de fazendas e demais agentes de combate ao fogo poderá abrir faixas ao longo de divisas, cercas e áreas de vegetação nativa com até 30 metros. 

"Você tem as propriedades rurais ou estrada com pasto e capim em qualquer dos dois lados. Então você tem muita dificuldade de reter o fogo ali. Já era autorizado fazer aceiro de 6 metros. O produtor rural pegava a sua máquina com uma esteira e abria 6 metros na beira da sua cerca para exatamente evitar que o fogo chegasse. Isso sempre estava permitido. O que o bombeiro constatou agora é que esse aceiro de 6 metros, dadas as condições climáticas, ele é muito pequeno. Só que se alguém fizesse 7, seria autuado, porque não pode. Então ontem nós liberamos esse aceiro até 30 metros, para esse período", frisou.

A medida terá validade por 180 dias, com objetivo de conter os incêndios até novembro deste ano. "Depois desse período precisa voltar ao que está na legislação, que são 6 metros. Porque ele é utilizado normalmente para limpeza, para passar com carro e não para fogo", acrescentou Verruck. 

Medida foi proposta pelos Bombeiros e terá validade de 180 dias. Foto: Henrique Kawaminami/CG News

A situação enfrentada no Pantanal é considerada rara e sem precedentes devido às condições climáticas atípicas enfrentadas em Mato Grosso do Sul, que anteciparam o período de queimadas em 2024. 

"Nós estamos numa situação climática severa, o Inpe até destaca ela como rara. Ela tem um processo que aconteceu praticamente só em 1941. Então é classificada como rara porque é mais severa do que 2020. Todas as condições presentes no Pantanal, como nível de biomassa para queima, são maiores do que 2020, a seca é mais prolongada que 2020 e o volume de chuva está abaixo da média histórica dos últimos 10 anos. Então todas as condições para a possibilidade de um incêndio florestal são extremamente adversas", concluiu o secretário. Com informações do CG News.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados