Menu
domingo, 11 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Governador leva fronteira como prioridade em reunião com Bolsonaro em Brasília

14 novembro 2018 - 09h29Correio do Estado

Reinaldo Azambuja, juntamente com outros governadores, se reúne nesta quarta-feira em Brasília (DF) com o presidente eleito Jair Bolsonaro. Na pauta, o chefe do executivo estadual vai apresentar como prioridade a segurança nas fronteiras de Mato Grosso do Sul com a Bolívia e o Paraguai, como forma de conter avanços do crime organizado e diminuir a entrada de produtos ilegais por meio do tráfico de drogas, contrabando e descaminho.

Reinaldo Azambuja destacou que na reunião com Bolsonaro cada governador terá uma pauta específica, mas que pautas nacionais serão debatidas também. “Teremos a pauta comum ao Brasil. A segurança pública é uma destas pautas, mas vou levar como prioridade a questão das fronteiras, precisamos blindar as fronteiras brasileiras".

O governador também vai tratar outros assuntos, como a tabela de procedimentos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às prefeituras e aos Estados seja reajustada e que o setor público seja desburocratizado. "Também vou apresentar a proposta de reajuste da tabela SUS, porque reajustando há possibilidade de melhora da prestação dos serviços pelos municípios, pelo Estado e, principalmente, pelas Santas Casas e hospitais filantrópicos, que estão praticamente insolventes”, afirma.

Outro tema que o governador sul-mato-grossense vai defender é a redução de exigências administrativas pelo poder público. “Nós precisamos desburocratizar, um exemplo é o Fundo Penitenciário Nacional, que tem recursos, os estados tem dinheiro em conta, mas não conseguem aprovar o projeto porque não tem equipe técnica para atender à  demanda no Depen", explicou.

Em pauta, ainda estão investimentos para o Fundo Nacional de Segurança. "Também tem a criação, com recursos das loterias, do Fundo Nacional de Segurança. Lá tem recursos, mas não é repassado aos estados. Então, temos de desburocratizar, criar mecanismos legais para as pautas que são prioritárias, para avançarmos nas politicas públicas que vão ajudar os 27 estados e vão contribuir com a União”.

O encontro do presidente eleito Jair Bolsonaro com os governadores eleitos ou reeleitos está sendo organizado pelos futuros governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de São Paulo, João Doria. O encontro, marcado para esta manhã, será no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), que fica próximo do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), local de trabalho da equipe de transição de governo. Segundo os organizadores, a ideia é que seja um “encontro de aproximação”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus