Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Gestores públicos do Estado buscam tecnologias para modernização dos municípios

26 abril 2019 - 09h43Flávia Ibanez

Formas de melhorar a gestão pública através de uma transformação digital foram tratadas nesta quinta-feira (25), na capital, durante o Fórum de Cidades Digitais promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande. Prefeitos e gestores de 30 municípios participaram do encontro realizado no Museu Dom Bosco, que trouxe diversas ferramentas focadas em eficiência de gestão. “Tecnologia é o motor que mais gera mudança no Estado ou no município. Realmente precisamos ter uma administração pública mais inteligente”, afirmou o assessor técnico da Secretaria da Fazenda do Mato Grosso do Sul, Gustavo Nantes Gualberto, ao apresentar as políticas públicas do governo estadual no setor, com destaque para o MS Digital, projeto que pretende criar uma grande rede de fibra óptica, em parceria com a iniciativa privada, para conectar todos as unidades do Estado nos municípios. “Dentro dessa rede poderemos rodar diversos serviços em alta velocidade. A integração com as cidades digitais é um dos principais pontos desse projeto, podendo trabalhar de uma forma mais célere com os municípios também”, completa.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, destacou a necessidade de inovar na administração pública. Trad foi um dos prefeitos que receberam o título de Projeto Inovador no evento, por iniciativas digitais em andamento nas localidades. Com quase um milhão de habitantes, Campo Grande vem investindo para recuperar o atraso tecnológico de pelo menos uma década. “Esse evento traz alguns elementos muito importantes como, por exemplo, na questão da transparência. A necessidade de inovar, a busca da tecnologia é constante na vida do ser humano.”, disse o prefeito, citando projetos como o Portal do Cidadão, reunindo serviços da Prefeitura em um único local, e a implantação de conexão nas unidades e distritos desprovidos do serviço de internet.

Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), Paulo Fernando Garcia Cardoso, são diversos investimentos para garantir maior agilidade nas secretarias e unidades públicas, que vão desde equipamentos, implantação de fibra óptica e sistemas. “Ferramentas com que a gente estimule a participação da população na gestão também”, observou. Ele também disse que aplicativos como o Fala Campo Grande, criado para receber as demandas da população, podem ser cedidos para as Prefeituras do Estado que tenham interesse.

O diretor da RCD, José Marinho, lembra a necessidade do uso de tecnologia nas pequenas e médias cidades. “90% das cidades brasileiras têm até 50 mil habitantes, sendo a maior parte formada por localidades com até 20 mil habitantes. As pessoas estão cada vez mais exigindo facilidades que os grandes centros oferecem e isso só é possível através da tecnologia. Cidade digital melhora a conectividade, a arrecadação, atrai investimentos, gera economia e o mais importante é a oferta de serviços com mais qualidade e rapidez. O Fórum possibilita que prefeitos e gestores conheçam soluções, troquem ideias e informações para melhorar os serviços públicos”, explica Marinho.

O evento teve o patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR, Inovadora Sistemas, CTMGEO e InnovaCity; prata da DIGIX e bronze da AZ Tecnologia em Gestão e da Multiway – Solução em Conectividade, além do apoio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Hotéis Deville Prime, Ibis, Novotel Campo Grande, Manura Churrascaria e Cozinha Árabe e do Canal Gerência Pública.

 

 

.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril