Menu
domingo, 17 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Gestores públicos do Estado buscam tecnologias para modernização dos municípios

26 abril 2019 - 09h43Flávia Ibanez

Formas de melhorar a gestão pública através de uma transformação digital foram tratadas nesta quinta-feira (25), na capital, durante o Fórum de Cidades Digitais promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande. Prefeitos e gestores de 30 municípios participaram do encontro realizado no Museu Dom Bosco, que trouxe diversas ferramentas focadas em eficiência de gestão. “Tecnologia é o motor que mais gera mudança no Estado ou no município. Realmente precisamos ter uma administração pública mais inteligente”, afirmou o assessor técnico da Secretaria da Fazenda do Mato Grosso do Sul, Gustavo Nantes Gualberto, ao apresentar as políticas públicas do governo estadual no setor, com destaque para o MS Digital, projeto que pretende criar uma grande rede de fibra óptica, em parceria com a iniciativa privada, para conectar todos as unidades do Estado nos municípios. “Dentro dessa rede poderemos rodar diversos serviços em alta velocidade. A integração com as cidades digitais é um dos principais pontos desse projeto, podendo trabalhar de uma forma mais célere com os municípios também”, completa.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, destacou a necessidade de inovar na administração pública. Trad foi um dos prefeitos que receberam o título de Projeto Inovador no evento, por iniciativas digitais em andamento nas localidades. Com quase um milhão de habitantes, Campo Grande vem investindo para recuperar o atraso tecnológico de pelo menos uma década. “Esse evento traz alguns elementos muito importantes como, por exemplo, na questão da transparência. A necessidade de inovar, a busca da tecnologia é constante na vida do ser humano.”, disse o prefeito, citando projetos como o Portal do Cidadão, reunindo serviços da Prefeitura em um único local, e a implantação de conexão nas unidades e distritos desprovidos do serviço de internet.

Segundo o diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), Paulo Fernando Garcia Cardoso, são diversos investimentos para garantir maior agilidade nas secretarias e unidades públicas, que vão desde equipamentos, implantação de fibra óptica e sistemas. “Ferramentas com que a gente estimule a participação da população na gestão também”, observou. Ele também disse que aplicativos como o Fala Campo Grande, criado para receber as demandas da população, podem ser cedidos para as Prefeituras do Estado que tenham interesse.

O diretor da RCD, José Marinho, lembra a necessidade do uso de tecnologia nas pequenas e médias cidades. “90% das cidades brasileiras têm até 50 mil habitantes, sendo a maior parte formada por localidades com até 20 mil habitantes. As pessoas estão cada vez mais exigindo facilidades que os grandes centros oferecem e isso só é possível através da tecnologia. Cidade digital melhora a conectividade, a arrecadação, atrai investimentos, gera economia e o mais importante é a oferta de serviços com mais qualidade e rapidez. O Fórum possibilita que prefeitos e gestores conheçam soluções, troquem ideias e informações para melhorar os serviços públicos”, explica Marinho.

O evento teve o patrocínio ouro da 1DOC, GOVBR, Inovadora Sistemas, CTMGEO e InnovaCity; prata da DIGIX e bronze da AZ Tecnologia em Gestão e da Multiway – Solução em Conectividade, além do apoio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul (Assomasul), Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática (ABEPREST), Hotéis Deville Prime, Ibis, Novotel Campo Grande, Manura Churrascaria e Cozinha Árabe e do Canal Gerência Pública.

 

 

.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
EMPREGO
Eldorado Brasil oferece mais de 800 vagas para início imediato
Em Mato Grosso do Sul, são ofertadas novas posições para atuar nas unidades de Água Clara, Inocência e Selvíria
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
SERVIÇOS
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
PROCESSO SELETIVO
Sebrae abre processos seletivos com vagas na Capital e interior
São dois editais, sendo um para Pessoas com Deficiência. Salários chegam a R$ 4.802,92
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da parte alta do rio Paraguai a partir do dia 19
TURISMO
Turismo de MS espera vacinação e já planeja duas campanhas para fomentar o setor
SAÚDE
Decreto reabre crédito de R$ 1,6 bi para aquisição de vacinas

Mais Lidas

POLICIAL
Com facada no coração, rapaz é deixado em frente padaria em cidade MS
CONCURSO DA PF
Polícia Federal publica edital de concurso com 1,5 mil vagas
Coronavírus
Em 24 horas MS registra 1.316 exames positivos de Covid-19 e 13 mortes
GERAL
INSS: prazo para recorrer de auxílio-doença negado termina hoje