Menu
segunda, 26 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Geraldo Resende acompanha imunização em massa da Covid em Corumbá

02 julho 2021 - 11h45Mariana Conte

Na manhã deste sexta-feira, 02 de julho o Secretário Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende esteve no município de Corumbá acompanhando o primeiro dia da imunização em massa da Covid 19 a partir de 18 anos com as doses da vacina Janssen. 

Em ato de abertura oficial da imunização realizado no ginásio do Poliesportivo de Corumbá na Porto Carreiro o secretário enfatizou que essa é a maior conquista que o Estado teve durante a pandemia.

“Somos o primeiro lugar na efetividade da aplicação das vacinas. Construímos uma logística que faz com que as vacinas estejam nos 79 municípios após a sua chegada apenas com 12 horas. Esse é o coroamento de uma luta que iniciou a três meses do secretário do estado e do governador em Brasília, onde pedimos o quantitativo de doses de vacina para imunizar os 13 municípios de fronteira, também convocamos a bancada federal que nos deu apoio”, destacou o secretário.

Ele lembrou que no MS tiveram apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS com tratativas com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais – CONASEMS. “Onde pedimos uma reunião com o CONAD e fizemos valer o nosso ponto e vista dizendo que nós gostaríamos de ter no MS o mesmo tratamento que outros municípios de fronteira como Manaus”, disse Resende.

O Secretário ressaltou que quando o Estado iniciou nos municípios de faixa de fronteira com as doses extras de 165 mil doses que vieram para o Mato Grosso do Sul não foram tiradas doses de nenhum município.

“É importante dizer que não tiramos conforme algumas narrativas falsas, doses de nenhum município do Estado. Foi uma construção coletiva, também com apoio da Assembleia Legislativa para que pudéssemos estar na imunização em massa na faixa de fronteira. Essa é uma conquista da ciência, do conhecimento para podermos com esse estudo mostrar a efetividade da vacina de dose única em municípios de fronteira, para desta forma construirmos um cinturão sanitário, um corredor epidemiológico para impedir adentrar variantes e mutações do Coronavírus”, destacou.

Corumbá e mais 12 municípios farão parte de um estudo da VEBRA COVID-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against COVID-19) que fará a análise do efeito da imunização com a dose única da Janssen na região de fronteira em pessoas de 18 a 50 anos após 14 dias da aplicação.

Além de Corumbá os municípios de Ladário, Mundo Novo, Japorã, Sete Quedas, Paranhos, Coronel Sapucaia, Aral Moreira, Ponta Porã, Antônio João, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho farão parte do estudo.

Estiveram presentes no ato de abertura oficial da imunização o Prefeito Municipal de Corumbá, Marcelo Iunes, o Secretário Municipal de Saúde Rogério Leite, a Deputada Federal Bia Cavassa, o Deputado Estadual Evander Vendramini e o Presidente da Câmara Municipal Roberto Façanha acompanhado de vereadores.

Vacinação em massa

Corumbá recebeu nesta quinta-feira, 01 de julho 34.950 mil doses da vacina da Janssen para imunização em massa. A vacinação teve início nesta sexta-feira, 02 de julho a partir das 7hs, para pessoas com 30 anos ou mais.

Amanhã, sábado, a vacina será destinada para pessoas com mais de 25 anos, e no domingo, dia 04, para pessoas com mais de 18.

Ao todo são seis pontos de imunização. As escolas (Clio Proença, Fernando de Barros e Prof. Djalma Sampaio Brasil) que estão somente com ponto fixo, e ficarão abertas até as 18h.

O Poliesportivo da Porto Carreiro esta funcionado todos os dias das 7h até a meia-noite.

O Estádio Arthur Marinho (somente drive) está aberto todos os dias até as 18h.

É importante realizar o cadastro no site http://sisms.corumba.ms.gov.br/coronavirus/ e no momento da vacinação levar, originais, documento de identificação pessoal, cartão do SUS, carteira de vacinação sendo obrigatório o comprovante de endereço, que poderá ser título de eleitor; comprovante de endereço (água, luz, telefone ou outra conta) em próprio nome, caso seja em nome de familiar comprovar o vínculo (ex. certidão de casamento/RG); carteira de trabalho; declaração de endereço profissional (fornecida pela empresa); contrato de aluguel; ou declaração de matrícula (para estudantes).

Confira os locais e horários de vacinação:

Pontos fixos e Drive

-Poliesportivo da Porto Carreiro, até 24h todos os dias
-Praça CEU, no Bairro Jardim dos Estados – até 18h todos os dias

Somente Drive – até 18h todos os dias

-Estádio Arthur Marinho, R. Delamare, no Bairro Dom Bosco

Somente Pontos fixos – até 18h todos os dias

-Escola Clio Proença, R. Ciríaco de Tolêdo, 4375, Nova Corumbá
-Escola Fernando de Barros, R: Fernando de Barros, Centro América
-Escola Prof. Djalma Sampaio Brasil, R. Monte Castelo, 1738 – Aeroporto

 

Ato de abertura oficial da imunização aconteceu no ginásio do Poliespostivo Foto: Mariana Conte

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imunização
Quem pode se vacinar nesta segunda (26)
Operação Hefesto
Incêndio atinge linha férrea sobre o Rio Paraguai
Economia
Prefeitura reúne meios de hospedagem para sensibilização turística e uso do QR Code 
Plantão
Incêndio atinge aterro sanitário de Corumbá
Suspeito
Governo prorroga contrato com empresa investigada por pagar propina a filho de Reinaldo
Tráfico de Drogas
Mala com 14 quilos de pasta base é encontrada na rodoviária de Corumbá
Pedrada
Briga de família termina com mãe ferida e filho preso
Polícia Militar
Homem denuncia filho foragido
Alerta Infectologista
Vacinados contra Covid-19 devem aguardar 48 horas para ingerir bebida alcoólica
Oportunidade
Inscrições para estágio na Justiça Federal terminam nesta terça (27)

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo