Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

GeoPantanal discute desenvolvimento sustentável do bioma

24 outubro 2018 - 09h32Embrapa

Pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas regiões do País e da América Latina estão reunidos esta semana em Jardim, no Mato Grosso do Sul (MS) para discutir a aplicação das geotecnologias em estudos de preservação e desenvolvimento sustentável do Pantanal. De 20 a 24 de outubro ocorre o 7º GeoPantanal, encontro voltado à apresentação de pesquisas e estudos técnicos aplicados ao bioma e à região do entorno, situada também na Bolívia e Paraguai.

“As geotecnologias são muito importantes para ajudar no desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul e do País”, disse a pesquisadora Beatriz Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na abertura do 7º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal. O diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – campus Jardim, Nilson Oliveira da Silva, destacou o esforço para trazer o evento para o município, lembrando que a região é muito sensível e por isso ampliar o contato com esse conhecimento é fundamental.

Entre as principais contribuições do GeoPantanal estão a capacitação de diversos alunos e professores, por meio de cursos e palestras sobre ferramentas úteis para aplicação no bioma, além do fortalecimento da rede de instituições de ensino e pesquisa e do desenvolvimento de pesquisas e tecnologias focadas em ajudar a solucionar problemas da região pantaneira, de acordo com o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária, Stanley Oliveira.

O vice-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Laércio Alves de Carvalho, reforçou a presença das principais referências nacionais e internacionais para discutir ciência, tecnologia e inovação em geotecnologias no interior do estado, distante dos grandes centros urbanos, ajudando a fortalecer a rede de desenvolvimento local e regional.

Para o coordenador do evento, Laércio Namikawa, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o principal objetivo do GeoPantanal sempre foi promover discussões no tema para criar uma rede integrada também pelas instituições locais que atuam na bacia do Alto Rio Paraguai, beneficiando a comunidade acadêmica e a população.

Ainda estiveram presentes à cerimônia de abertura o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Cultura, Olavo Júnior, o coordenador de Economia e Estatística da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semagro), Daniel Frainer, além de outros representantes de instituições públicas e privadas.

O Zoneamento Ecológico Econômico e a distribuição espacial das atividades econômicas em Mato Grosso do Sul (MS) foram apresentados na palestra de abertura do simpósio. O professor Daniel Frainer, da Semagro, mostrou a proposta desse zoneamento para o estado, que integra um conjunto de ações voltadas para alterações do meio ambiente visando à exploração racional dos recursos, melhora da qualidade de vida da população e preservação ambiental.

Capacitação em geotecnologias

Com o objetivo de oferecer oportunidade de atualização em ferramentas tecnológicas, foram realizados cinco cursos durante o GeoPantanal, nos campi do IFMS e da UEMS. Cerca de 50 estudantes e professores participaram dos treinamentos ocorridos em 20 e 21 de outubro.

O sensoriamento remoto por aeronaves remotamente pilotadas foi um dos temas abordados. O professor Tony Vinicius Moreira Sampaio e o mestrando Otacílio Lopes de Sousa da Paz, da Universidade Federal do Paraná, falaram sobre os principais desafios e potencialidades dessas tecnologias. Eles explicaram quais são os principais softwares usados, recursos técnicos, aspectos legais e regulamentação

O curso sobre as geotecnologias aplicadas ao ensino e a práticas escolares procurou conscientizar especialmente professores da rede pública sobre a importância desse conhecimento para atividades educacionais. A professora Naomi Anaue Burda, da Geoeduc, explicou a necessidade de se abordar esse tema, que normalmente não faz parte do conteúdo acadêmico da formação dos educadores.

Para ela, o contato com esses instrumentos é fundamental para os profissionais que vão atuar no mercado de trabalho e para os que estão em sala de aula ensinando estudantes que já têm uma vivência com as novas tecnologias.

A experiência em geotecnologias aplicadas ao mapeamento, planejamento e agricultura de precisão foi apresentada por Cleber Gonzales de Oliveira, da Embraer/Visiona, Hiran Zani e Thiago Gonçalves Rodrigues. A estudante de Geografia da PUC Minas Camila Stael, ex-estagiária da Embrapa Pantanal (Corumbá, MS) disse que gostou muito do curso e está se envolvendo mais na questão das geotecnologias. O principal interesse é usar as ferramentas para contribuir com a sustentabilidade de processos de produção, ampliando os recursos de inovação tecnológica para ajudar tanto o meio ambiente como o setor produtivo.

Outro curso prático tratou dos sistemas TerraHidro e TerraApp, com os pesquisadores Sergio Rosim e Laércio Namikawa, do Inpe. As ferramentas são úteis para o gerenciamento de recursos hídricos e áreas de proteção permanente. A construção de banco de dados com o software livre QGIS e a replicação de informações via web foram o tema do curso ministrado pelos geógrafos Edson Antonio Mengatto Junior, doutorando em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e João Luis dos Santos, consultor da Embrapa Informática Agropecuária.

O 7º GeoPantanal é organizado pela Embrapa Informática Agropecuária, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Universitária de Jardim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – campus do Pantanal-Corumbá, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) – campus Universitário de Cáceres, e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) – campus Jardim.

Conta com apoio e patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), organização não governamental WWF, Mineração Bodoquena S.A. e Visiona Tecnologia Espacial. Além das instituições organizadoras, o 7º GeoPantanal tem apoio institucional da Revista Ra’Ega, Instituto Geoeduc e Associação de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto (Selper).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24