Menu
quarta, 29 de junho de 2022
Andorinha Institucional 2022
Andorinha Institucional
Geral

GAAP, seis anos trabalhando pela causa da adoção na região de Corumbá

24 maio 2022 - 13h31Ascom Câmara Municipal

O Grupo de Apoio à Adoção Pantanal (GAAP) surgiu em Corumbá no ano de 2016. É uma instituição que conta com o trabalho de voluntários pela causa da adoção, procurando garantir que as crianças e adolescentes possam ter um convívio familiar e comunitário.  

Um dos abnegados da causa é o coordenador do grupo, Cleverson Gonçalves da Costa, chefe de uma família que possui uma linda história de vida: ele, a esposa Laura Costa, e a alegria do casal, Luiz Antônio. 

No encontro de ontem com os vereadores corumbaenses, ele elogiou o trabalho da Casa de Leis que em 2019, por meio do vereador Manoel Rodrigues, apesentou um Projeto de Lei instituindo o Dia Municipal da Adoção e Acolhimento, transformada na Lei Municipal nº 2.672 em 10 de maio do mesmo ano. 

“A Semana Municipal da Adoção é um instituindo em nosso município onde temos a oportunidade de levar a sociedade corumbaense a refletir a respeito de um tema tão importante que é adoção, e que infelizmente é desconhecido por muitas pessoas de nossa cidade”, relatou. 

“Com a criação desta lei, somos levados como sociedade, a uma reflexão sobre as motivações para uma filiação adotiva, trabalhar medos, frustrações, expectativas, ansiedade, preconceitos e demais situações que surgirão ao longo do caminho nesse processo, que é um tempo de autoconhecimento e preparo, temas amplamente trabalhados pelos grupos de apoio”, continuou. 

Data Especial 

Cleverson classificou o dia 25 de maio como “uma data muito especial para todos nós integrantes dos Grupos de Apoio à Adoção que existem em nosso país, o Dia Nacional da Adoção. Quando nós, pais e mães falamos em adoção, também falamos de amor, o amor da pessoa que quer vivenciar a maternidade, a paternidade. Do amor da criança e do adolescente que quer vivenciar a experiência de ser acolhido como verdadeiro filho. Também falamos de uma gestação que acontece em nossos corações, são momentos de alegria, espera, esperança e busca de autoconhecimento”, disse, emocionado. 

Destacou que a data a ser celebrada amanhã, lembra que no Brasil, crianças e adolescentes que se encontram abrigadas, passam a ter a possibilidade de se fazerem pertencentes a uma família, “aliás, conforme está previsto no ECA, em seu artigo 19, toda criança tem direito a uma família, quer seja a sua família natural ou substituta”. 

Classificou a adoção como “o encontro de duas histórias que passarão a escrever um novo capítulo em suas vidas, gerando novas memórias afetivas em seus  corações aquecidos, pois há a união de pessoas que querem ser pais, mães com as nossas crianças, nossos adolescentes que almejam estarem inseridos no seio de uma família”. 

Por experiência própria, Cleverson afirmou que a adoção envolve muitos fatores e muitos personagens que trabalham em prol da formação deste novo núcleo familiar. “No mundo da adoção falamos que os partos podem ser normais, cesarianos e judiciais. Sim, o Fórum também é uma maternidade, onde contamos com os agentes que conduzem todo esse processo, como os técnicos, promotores e juízes que trabalham para o bem maior de nossas crianças e adolescentes, como o Dr. Maurício. E do outro lado da linha de frente, contamos com a participação dos voluntários dos Grupos de Apoio (GA), que lutam por adoções legais e para sempre”. 

Finalizou dizendo se sentir feliz, como pai do coração, em saber que existem pessoas abnegadas em cuidar das crianças e adolescentes nas casas de acolhimentos. “São servidores comprometidos com o bem-estar destes jovens brasileiros. Meu filho foi contemplado com esse cuidado tanto no acolhimento quanto em seu processo de adoção que culminou em um momento único de alegria e amor para a nossa família, que foi a sua chegada para nós, como falamos na adoção, o seu nascimento para nós”, concluiu. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Fabricante de cimento não comparece em audiência pública e é criticada
Imunização
Ladário inicia vacinação contra Influenza para toda população a partir de 6 meses de idade
Projeto Ambiental
APA Baía Negra recebe Placas Ilustrativas de aves silvestres
Esporte
Circuito Funec de Corrida de Rua promove 2ª etapa no domingo (3)
Sejusp
Decreto estabelece criação de Delegacias de Atendimento Comunitário em Corumbá e Ponta Porã
LDO 2023
Câmara aprova projeto que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2023
Na BR 262
Passageiros de ônibus que saíram de Corumbá são presos com 30 kg de cocaína
Resolvido
Central 190 da PM volta a funcionar
Habitação
Primeira etapa da regularização fundiária contempla 70 beneficiários em Corumbá
Facilidade
Com até 100% de desconto, REFIS pode ser aderido até pelo WhatsApp

Mais Lidas

Salvando vidas
Câmara homenageia policiais militares que salvaram jovem no Previsul
Resgate
Bombeiros capturam onça de 100 quilos no quartel do Exército
Direto ao Consumidor
Após manifestação, vereador pede reativação do Mercado Municipal
Concurso
Publicados editais relacionados aos concursos públicos da Sedhast, Sejusp, Iagro e Agraer, e seleção