Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Fotógrafo documental lança Terra D'Água Pantanal, com renda revertida para IHP

06 outubro 2021 - 10h35Redação

O fotógrafo documental Luciano Candisani lança, na quinta-feira (7), às 18h, na sede do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), em Corumbá, o livro Terra D’Água Pantanal. Resultado de expedições do autor à região nos últimos 10 anos, o livro foi publicado pela Vento Leste Editora. Toda a renda será revertida para o IHP, entidade engajada no combate aos incêndios na região.   

O lançamento do livro contará com apresentação musical de integrantes da Orquestra de Câmara do Pantanal (OCAMP), do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. A obra é resultado dos mergulhos de Candisani na maior planície alagada do planeta, em paragens remotas do Pantanal e suas nascentes e também nos planaltos ao redor. “De longe ou de perto, as fotografias deste ensaio jamais prescindem do fio condutor líquido: a água está presente em todas as imagens, assim como em tudo o que tem vida”, revela Luciano Candisani, que é referência na fotografia documental.   

Ao todo, são 75 fotografias, boa parte delas feitas em incursões no período da cheia, quando os rios transbordam e o Pantanal vira um mar. “Nos últimos 10 anos passei muito tempo submerso nos domínios de jacarés, sucuris, piranhas e ariranhas, sempre a curta distância desses animais. Também voei a bordo de monomotores buscando entender, do alto, os contornos e padrões gerais das paisagens aquáticas invisíveis ao nível do solo. As fotografias deste trabalho nasceram desse esforço de interpretação”, garante o autor.   

foto terra dágua pantanal_2A renda proveniente da venda do livro será destinada ao IHP, que atua no combate aos incêndios no Pantanal. Foto: Divulgação

Além das fotografias, o livro traz também textos de Candisani. As fotografias são apresentadas em página dupla, sem interferências na narrativa visual. Para maximizar a experiência do leitor, legendas descritivas foram reunidas em um encarte desenhado para possibilitar uma leitura confortável. São textos, em grande parte, extraídos das notas de campo originais de Candisani.   

De acordo com a Vento Leste Editora, o projeto conta, ainda, com uma Edição de Colecionador.   

Sobre o IHP 

Fundado em 2002, o Instituto Homem Pantaneiro é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na gestão de áreas, conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local. Sua missão é “Preservar o Pantanal”. Tem sede em Corumbá - Mato Grosso do Sul.   

Como programa principal da Instituição, está a gestão do Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar (Rede do Amolar), criado em 2008 e que tem como finalidade propor ações de gestão integrada entre as organizações parceiras para proteção de 276.000 hectares, sendo que 201.000 hectares legalmente protegidos. A iniciativa surgiu a partir da parceria entre IHP, Instituto Acaia Pantanal, Fazenda Santa Tereza, Fundação Ecotrópica e Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense/Instituto Chico Medes (ICMBio) e Polícia Militar Ambiental. 

Serviço 
Lançamento do livro Terra D’Água Pantanal, de Luciano Candisani – com apresentação da OCAMP/Instituto Moinho Cultural Sul-Americano. 
Quando: Quinta-feira (7), às 18h 
Onde: Instituto Homem Pantaneiro - Ladeira José Bonifácio, 171, Centro - Corumbá (MS) 
Preço: R$160,00 
Vendas pelo site: www.ventoleste.com 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá