Menu
sexta, 13 de dezembro de 2024
Câmara de Corumbá - Fim de Ano 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Fórum debate papel do digital e boas práticas nas campanhas publicitárias governamentais

08 novembro 2024 - 10h15Leonardo Rocha e Natalia Yahn, Governo de MS

Para contribuir com uma gestão pública mais célere e transparente, o 6° Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação discutiu temas centrais como as boas práticas nas despesas públicas com publicidade, assim como o papel do mundo digital na comunicação.

Os temas fizeram parte do primeiro dia do evento realizado nesta quinta-feira, 07 de novembro, em Campo Grande. O objetivo é contribuir e trocar experiências importantes com os secretários estaduais de Comunicação de todo País, que estão em Mato Grosso do Sul para fazer este intercâmbio de informações.

O advogado especialista em licitações e contratos de publicidade e procurador do Distrito Federal, Edvaldo Barreto Jr., ministrou uma palestra sobre a “legislação e boas práticas nas despesas públicas com publicidade”, tema que faz parte do cotidiano e da rotina dos secretários estaduais de Comunicação.

“Trata-se de um tema muito atual. Vamos debater aqui as principais iniciativas e os temas específicos do acórdão 2188\2024 do TCU (Tribunal de Contas da União). Neste documento houve um trabalho sério com profundidade sobre as campanhas publicitárias, na sua execução contratual”, explicou Barreto.

Barreto destacou ainda que no processo licitatório são necessárias boas práticas tanto na fase interna, como externa para as campanhas, para que todo processo seja célere na gestão pública.

Barreto, especialista em licitações e contratos de publicidade, destaca a importância das boas práticas durante todo o processo de licitação. Foto: Álvaro Rezende 

“A gente precisa de indicadores e metas para medir resultados. É difícil, na comunicação instrucional, medir aprovação, avaliação, que são indicadores indiretos. No caso de ações de utilidade pública fica mais fácil”, disse o secretário de Estado de Comunicação de Minas Gerais, Bernardo Fonseca Santos.

“É necessário trazer para o cidadão uma sensação de transparência, de proximidade. Alguns dos conteúdos, falando de redes, precisam estar mais próximos da linguagem de quem consome, as pessoas precisam entender a mensagem”, afirmou a estrategista digital da FSB Comunicação (maior empresa brasileira da área), Catalina Arica, que ministrou a palestra “Governos Conectados: O papel do digital na Gestão Pública”.

Ainda sobre o “papel do digital na Gestão Pública”, a jornalista, pesquisadora de cultura digital e coordenadora da Escola de Comunicação da FGV, Renata Tomaz, afirmou que é necessário pensar em processos de comunicação que criem a existência digital. “Tudo que a gente faz no ambiente digital fica registrado. O tempo todo geramos dados. É necessário pensar qual rede é mais utilizada pelos brasileiros hoje e como cada governo pode criar oportunidades de registrar os dados das populações, criando retratos e diagnósticos, permitindo de fato se comunicar”, disse Renata.

“É necessário fazer os governos serem mais conectados, e não só digitalmente, na forma de atuar, com leitura de dados e ferramentas disponíveis”, disse o secretário Bernardo Santos.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Inétido
Parceria da Agems e Polícia Federal vai reforçar fiscalização contra transporte ilegal em MS
Incentivo
Famílias de Corumbá começam a receber recursos do Fomento Rural
"Onde está você Leoncime?"
Bloco Sem Limite na Folia lança enredo 2025 neste domingo, 15
Utilidade Pública
Bairros de Ladário podem ficar sem água nesta sexta-feira, 13
Prazo final
Último dia para garantir o desconto de 10% no pagamento à vista da TRS 2024
Contrato Assinado
Consórcio vencedor da PPP de iluminação pública inicia operações em até 120 dias
Economia Local
13º salário já está disponível para todos os servidores da Prefeitura de Corumbá
Espírito Natalino
Após presentear crianças no Moinho, Papai Noel segue para o Porto da Manga
Utilidade Pública
Mais de 10 bairros de Corumbá podem ficar sem água nesta sexta-feira, 13
Tramitação
Senado aprova regulamentação da reforma tributária

Mais Lidas

Desdobramentos
Comissionado que denunciou Munir ganha R$ 12 mil em Ladário
Oportunidade
Senai oferece 1.640 vagas para cursos técnicos em Mato Grosso do Sul
Em debate
Deputados defendem pagamento de adicional para Policiais de fronteira
Presente
Moinho Cultural ganha vídeo institucional em comemoração às duas décadas de história