O Forte Coimbra, localizado em Corumbá, ganhou um projeto de restauro do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Estado. A estimativa é de que as obras custem em torno de R$ 7 milhões, valor que será custeado pelo Governo do Estado e Exército Brasileiro.
Símbolo da presença portuguesa no Brasil e referência na defesa frente a ataques e invasões estrangeiras, o Forte de Coimbra, administrado pelo Exército Brasileiro, os projetos foram elaborados respeitando os valores estéticos e culturais das edificações que compõem o forte.
Segundo o Iphan, que disponibilizou R$ 500 mil para contratação e execução do projeto, as intervenções buscarão melhores condições de acessibilidade, adequações nos banheiros, restauração do piso e cobertura, ampliação dos quatro espaços expositivos, além de novas pinturas nas paredes internas e externas.
Conforme o superintendente do Iphan, João Santos, o Forte de Coimbra foi uma das poucas fortificações brasileiras que teve atuação em confronto bélico, na Guerra do Paraguai, mas transcende os valores militares.
“O forte tem em seus arredores uma vila de moradores devotos à figura de Nossa Senhora do Carmo, que é a padroeira do bem, onde a comunidade comemora anualmente sua festa religiosa, uma das mais antigas em território sul mato-grossense”, destacou.
Para a assessora cultural do Comando Militar do Oeste do Exército Brasileiro, Kauanna Lourdes Vasconcelos, o restauro do bem cultural deixará a fortificação apta a ser qualificada como Patrimônio Mundial da Unesco.
O Forte Coimbra é um representante da arquitetura militar portuguesa no século XVIII e testemunho da ocupação do território nacional no período de guerras e indefinições. A fortificação pertence ao Exército Brasileiro.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ladário recebe destaque estadual por ações de educação no trânsito

Dino manda divulgar CPF de quem ganha salário via emendas para saúde

Junta Comercial soma mais de 12 mil novas empresas registradas em MS

MS recebe Selo Diamante e se destaca entre estados mais transparentes do país

Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

Treinamento de Voleibol reúne profissionais de Educação Física em Ladário

Paulo Medina é campeão do 1º Torneio Aberto de futebol de mesa de Corumbá
Segunda-feira chuvosa e abafada em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 23°C e máxima de 32°C

Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo



Restauração será custeada pelo Governo do Estado e Exército. (Foto: Glória Tega/Iphan)


