De acordo com a moradora e líder comunitária, Sarlidei Pena Machado, o fogo na região do Bracinho, teve inicio no final da tarde de ontem (18). A vegetação à margem do rio Paraguai está sendo incendiada, formando uma grande cortina de fumaça, que é avistada do outro lado do rio, na Apa Baía Negra.
Sarlidei afirma que ela e outros moradores não dormiram nesta noite, monitorando o fogo, com medo que os ventos fortes carregassem alguma fagulha para o outro lado do rio, onde moram famílias e há comércio. "Não tem ninguém ninguém de prontidão. O cheiro de fumaça é forte e o fogo só aumenta.", alerta.
A presidente da Associação de Moradores da Apa Baía Negra, Virgínia Paes, tranquilizou os moradores da região afirmando que o fogo ainda não representa ameça para os moradores e que a brigada da Apa está preparada para atuar caso as chamas cheguem na região. "O fogo é avistado é na Colônia do Bracinho, não é na Apa Baía Negra".
A reportagem entrou em contato com os Bombeiros. O comando da Operação Pantanal 2024 afirmou que o foco de incêndio foi identificado através de satélite e que equipes próximas foram avisadas e estão em deslocamento.
Matéria atualizada às 17h00 para acréscimo de informações.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.