Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Festival de Música de Concerto do Pantanal acontece entre os dias 27 e 30 de julho

16 julho 2021 - 10h35Assessoria de Comunicação Moinho Cultural

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, por meio da Orquestra de Câmara do Pantanal - OCAMP, realiza o I Festival de Música de Concerto do Pantanal – FEMUP, tendo a direção musical do maestro Eduardo Martinelli. Com o objetivo de proporcionar gratuitamente atividades didáticas diversas, o FEMUP reúne grandes profissionais da música do Brasil e do exterior, apresentações musicais com a OCAMP, além de solistas e grupos musicais convidados.   

A programação oficial acontece entre os dias 28 e 30 de julho, porém já no dia 27 estão programadas atividades exclusivas com alunos da rede pública de ensino de Corumbá e Ladário. O Festival, que será gratuito e 100% on-line, deve promover a troca entre músicos por meio de um intercâmbio cultural internacional e faz parte das ações que integram o Termo de Fomento n° 001/2019, firmado com a Prefeitura Municipal de Corumbá/MS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania - SMASC, utilizando os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA. 

No dia 28 de julho

No período da noite, a OCAMP vai protagonizar três concertos especiais durante a 1ª edição do FEMUP. No dia 28 de julho, às 19h (horário de Mato Grosso do Sul), acontece a integração entre a música de concerto e a dança, com a participação da Companhia de Dança do Pantanal, com números de balé especialmente preparados para o Festival. Além disso, teremos apresentação de Norberto Cruz (Portugal) e Orquestra Filarmônica de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).   

Em 29 de julho

No mesmo horário (19h de MS), a Orquestra integra-se à viola caipira para releituras de obras de Heitor Vila Lobos, Almir Sater e peças tradicionais do cancioneiro popular. Em seguida, a integração é com a viola de cocho, com o espetáculo “Araras da Cidade, Músicas do Mato”, executando músicas compostas em sintonia com imagens de araras em ambiente urbano, e que serão projetadas. A junção da fotografia com a música destaca a integração das artes como elementos que agregam ao Meio Ambiente.   

Em 30 de julho

Na última noite do festival, também 19h de MS, a OCAMP apresenta obras consagradas do repertório da música de concerto, peças de W.A. Mozart, A. Vivaldi e J. Brahms, em grande estilo.  

 A programação é singular, por unir linguagens artísticas, já que a Orquestra tem como meta envolver as mais diversas formas de se fazer arte, como a dança, os saberes populares, imagens de audiovisual, natureza e grandes mestres da música mundial.   

Entre os nomes confirmados com solistas convidados estão Elouise Miranda e Bianca Danzi, Thiago Quevedo (Viola de Cocho) e Maycon Vianna (Viola Caipira).   

Além da OCAMP, o Festival proporcionará apresentação de grupos e orquestras, sendo eles: 

  • O Illvminata (Curitiba-PR), que pesquisa e executa música medieval e renascentista se apresentando com réplicas de instrumentos de época como alaúdes, viela de roda, viola da gamba, flautas, percussões vozes; 
  • O bandolinista português Norberto Cruz, se apresenta executando o concerto para bandolim e Orquestra de cordas do compositor italiano Carlo Cécere, em uma produção especialmente montada para o FEMUP; 
  • O Quarteto de Cordas Aporá (São Paulo - SP), que apresentará obras de Alberto Nepomuceno, um dos mais importantes compositores brasileiros. Formado por músicos da mais alta qualidade técnica a trajetória do grupo tem sido notória de pela rápida ascensão entre os entre os mais seletos grupos camerísticos do Brasil.   

Para os profissionais da música, o Festival contará com minicursos de História da Música, Software de Edição de Partituras, Masterclasses diversos para instrumentistas, regentes e cantores, além de palestras sobre temas relacionados à música.   

Participam também grandes artistas do Brasil e também convidados da Espanha, Inglaterra, Canadá, Venezuela, Portugal e EUA.

Programação

A programação completa estará disponível nos próximos dias no site www.moinhocultural.org.br/femup/ . Já o link direto para realizar inscrições: https://forms.gle/2gCfV6gbbx4gJzJv6 . Mais informações também no Instagram @moinho_cultural. 

Apoio

Além do patrocínio da Prefeitura de Corumbá para a realização do evento, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano tem como Patrocinador Master o Instituto Cultural Vale. São parceiros do FEMUP a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Associação de Bandolins da Madeira, Orquestra Filarmônica de Santa Cruz, Fundação Amazônica de Música, Art e Productions LiGra, Nova Orquestra e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.   

Também são patrocinadores do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano o Itaú Social, VISA, BTGPactual, BRINKS e Comper, como parceiros a J.Macêdo, SESC, parceria institucional, além da Prefeitura de Corumbá, a Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal