Menu
quinta, 02 de dezembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Festival de Música de Concerto do Pantanal acontece entre os dias 27 e 30 de julho

16 julho 2021 - 10h35Assessoria de Comunicação Moinho Cultural

O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, por meio da Orquestra de Câmara do Pantanal - OCAMP, realiza o I Festival de Música de Concerto do Pantanal – FEMUP, tendo a direção musical do maestro Eduardo Martinelli. Com o objetivo de proporcionar gratuitamente atividades didáticas diversas, o FEMUP reúne grandes profissionais da música do Brasil e do exterior, apresentações musicais com a OCAMP, além de solistas e grupos musicais convidados.   

A programação oficial acontece entre os dias 28 e 30 de julho, porém já no dia 27 estão programadas atividades exclusivas com alunos da rede pública de ensino de Corumbá e Ladário. O Festival, que será gratuito e 100% on-line, deve promover a troca entre músicos por meio de um intercâmbio cultural internacional e faz parte das ações que integram o Termo de Fomento n° 001/2019, firmado com a Prefeitura Municipal de Corumbá/MS, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania - SMASC, utilizando os recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA. 

No dia 28 de julho

No período da noite, a OCAMP vai protagonizar três concertos especiais durante a 1ª edição do FEMUP. No dia 28 de julho, às 19h (horário de Mato Grosso do Sul), acontece a integração entre a música de concerto e a dança, com a participação da Companhia de Dança do Pantanal, com números de balé especialmente preparados para o Festival. Além disso, teremos apresentação de Norberto Cruz (Portugal) e Orquestra Filarmônica de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia).   

Em 29 de julho

No mesmo horário (19h de MS), a Orquestra integra-se à viola caipira para releituras de obras de Heitor Vila Lobos, Almir Sater e peças tradicionais do cancioneiro popular. Em seguida, a integração é com a viola de cocho, com o espetáculo “Araras da Cidade, Músicas do Mato”, executando músicas compostas em sintonia com imagens de araras em ambiente urbano, e que serão projetadas. A junção da fotografia com a música destaca a integração das artes como elementos que agregam ao Meio Ambiente.   

Em 30 de julho

Na última noite do festival, também 19h de MS, a OCAMP apresenta obras consagradas do repertório da música de concerto, peças de W.A. Mozart, A. Vivaldi e J. Brahms, em grande estilo.  

 A programação é singular, por unir linguagens artísticas, já que a Orquestra tem como meta envolver as mais diversas formas de se fazer arte, como a dança, os saberes populares, imagens de audiovisual, natureza e grandes mestres da música mundial.   

Entre os nomes confirmados com solistas convidados estão Elouise Miranda e Bianca Danzi, Thiago Quevedo (Viola de Cocho) e Maycon Vianna (Viola Caipira).   

Além da OCAMP, o Festival proporcionará apresentação de grupos e orquestras, sendo eles: 

  • O Illvminata (Curitiba-PR), que pesquisa e executa música medieval e renascentista se apresentando com réplicas de instrumentos de época como alaúdes, viela de roda, viola da gamba, flautas, percussões vozes; 
  • O bandolinista português Norberto Cruz, se apresenta executando o concerto para bandolim e Orquestra de cordas do compositor italiano Carlo Cécere, em uma produção especialmente montada para o FEMUP; 
  • O Quarteto de Cordas Aporá (São Paulo - SP), que apresentará obras de Alberto Nepomuceno, um dos mais importantes compositores brasileiros. Formado por músicos da mais alta qualidade técnica a trajetória do grupo tem sido notória de pela rápida ascensão entre os entre os mais seletos grupos camerísticos do Brasil.   

Para os profissionais da música, o Festival contará com minicursos de História da Música, Software de Edição de Partituras, Masterclasses diversos para instrumentistas, regentes e cantores, além de palestras sobre temas relacionados à música.   

Participam também grandes artistas do Brasil e também convidados da Espanha, Inglaterra, Canadá, Venezuela, Portugal e EUA.

Programação

A programação completa estará disponível nos próximos dias no site www.moinhocultural.org.br/femup/ . Já o link direto para realizar inscrições: https://forms.gle/2gCfV6gbbx4gJzJv6 . Mais informações também no Instagram @moinho_cultural. 

Apoio

Além do patrocínio da Prefeitura de Corumbá para a realização do evento, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano tem como Patrocinador Master o Instituto Cultural Vale. São parceiros do FEMUP a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Associação de Bandolins da Madeira, Orquestra Filarmônica de Santa Cruz, Fundação Amazônica de Música, Art e Productions LiGra, Nova Orquestra e Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande.   

Também são patrocinadores do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano o Itaú Social, VISA, BTGPactual, BRINKS e Comper, como parceiros a J.Macêdo, SESC, parceria institucional, além da Prefeitura de Corumbá, a Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeita de Puerto Quijarro, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crescimento
MS tem 37,9 mil trabalhadores formais a mais que antes da pandemia
Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Meio Ambiente
Sanesul é cobrada para eliminar descarte de lodo na região do Porto Geral
Benefício
Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário
Infraestrutura
Recuperação de galeria no bairro cervejaria é urgente
Acidente
Motociclista sofre ferimentos em queda acidental
Inédito
Bonito recebe primeiro voo em conexão direta com Congonhas nesta quinta-feira (02)
Habitação
Decreto regulamenta projeto Lote Urbanizado e cria novas regras e prazos
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos
Jovens Empreendedores
Alunos de Escolas Municipais de Porto Murtinho expõem produtos desenvolvidos em sala

Mais Lidas

Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Homenagem
Rodovia MS 228, em Corumbá, recebe o nome do pecuarista Dalci Vicente Sebben
Governo
Autorizados concursos públicos para Iagro e Sedhast com 180 vagas
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos