Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Feira de Produtos em Transição Agroecológica representa oportunidade para trabalhadores rurais

03 dezembro 2016 - 08h49Nicoli Dichoff/Embrapa Pantanal

A manhã ainda não havia chegado à metade quando seu Armin Beh comemorava: todos os produtos apícolas trazidos à Feira de Produtos em Transição Agroecológica na Embrapa Pantanal foram vendidos. Ele foi um dos participantes do evento realizado neste dia 02, sexta-feira, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A iniciativa reuniu agricultores do Grupo Bem Estar (que trabalham com alimentos livres de produtos químicos), do assentamento 72 em Ladário (MS), da Associação de Apicultores do assentamento Taquaral e das mulheres da comunidade tradicional de Antônio Maria Coelho.

O chefe geral da Embrapa Pantanal, Jorge Lara, afirma que a feira na unidade de pesquisa representa mais um espaço em que pequenos produtores e a sociedade podem interagir. "É muito importante estimular esse tipo de contato entre eles, principalmente envolvendo a questão da agroecologia – que agrega valor aos produtos", diz. "É uma forma de integrar a nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento à realidade dos produtores. Assim, trabalhamos para desenvolver técnicas de plantio mas também colaboramos com a comercialização dos alimentos, fechando uma cadeia social e de produção agrícola".

Os produtores

Adalgiza de Oliveira, uma das coordenadoras do Grupo Bem Estar, conta que as espécies cultivadas em seu sítio durante o ano variam. Porém, o cultivo de cada alface, couve, agrião, alho poró, milho abóbora, melancia ou mandioca é feito sem o uso de qualquer produto químico. "Um pouquinho de cada coisa para diversificar", diz, sorrindo. "Está sendo muito bom trabalhar com agroecologia. A gente teve um aumento nas vendas, a qualidade dos produtos melhorou bastante e eles estão sendo muito procurados por não terem agrotóxicos. Estamos gostando do resultado".

Armin Beh, apicultor que comemou a venda dos produtos trazidos na feira, fala sobre a história dos associados que representa: eles receberam recentemente o Selo de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura Municipal de Corumbá (MS). "Significa que um veterinário responsável cuida de todo esse processo, desde a retirada do mel até seu beneficiamento. Isso assegura a qualidade e dá segurança ao consumidor". Segundo Armin, a expectativa para as vendas em 2017 é grande. "Este ano, a produção foi muito boa. Atualmente, temos quase duas toneladas de mel estocadas na nossa Casa do Mel, que serve como entreposto".

Além dos produtos alimentícios, o artesanato em crochê produzido na comunidade tradicional de Antônio Maria Coelho também teve seu espaço na feira. Tatiane Pereira, que já morou na comunidade, e Núbia Fulgêncio, que dá aulas sobre a atividade no local, conhecem o impacto que esse trabalho teve nas vidas das mulheres do grupo. "Hoje, esse trabalho traz renda para elas. Todas se sentem felizes, realizadas por saberem que elas mesmas produzem e vendem. Elas se esforçam muito, vão ampliando os tipos de peças que fazem. É lindo de ver", afirma Tatiane. "Foi bom termos vindo aqui. Conhecemos mais pessoas e  aumentar a nossa renda".

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril