O FBI - a polícia federal norte-americana - informou ao Congresso dos Estados Unidos que examinou todas as mensagens de e-mails de Hillary Clinton e concluiu que não foram encontrados e-mails confidenciais sobre o governo durante o período em que ela foi secretária de Estado dos Estados Unidos, de 2009 a 2013. A denúncia abalou seriamente a campanha de Hillary Clinton, candidata do Partido Democrata nas eleições para presidente dos Estados Unidos, que ocorrem amanhã (8).
O diretor do FBI, James Comey, disse que os e-mails, que fazem parte de um lote recentemente descoberto e anunciado há oito dias e que não estavam incluídos na relação inicial de mensagens investigadas, eram textos pessoais que não estavam relacionados a negócios governamentais no tempo em que Hillary Clinton era secretária de Estado. Uma relação inicial de e-mails tinha sido investigada pelo FBI. Essa investigação, concluída em julho, também não atribuiu nenhuma culpa a Hillary Clinton.
Em resposta à manifestação do FBI, o candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, Donald Trump, disse que duvida de que a agência de investigação tenha concluído o exame de todas as mensagens em apenas oito dias. "Não se pode examinar 650 mil novos e-mails em oito dias", disse Trump, na cidade de Sterling Heights, subúrbio de Detroit, estado de Michigan, onde faz campanha.
O diretor do FBI, James B. Comey, disse - em carta encaminhada ao Congresso norte-americano - que os investigadores trabalharam "o tempo todo" para rever os e-mails de Hillary. Os pesquisadores descobriram que os e-mails eram duplicados de correspondências revisadas anteriormente ou eram e-mails pessoais que não pertenciam a negócios do Departamento de Estado.
Os e-mails estavam em um computador usado pelo ex-congressista Anthony Weiner, ex-marido de Huma Abedin, que é assessora de Hillary Clinton. O computador foi apreendido durante uma investigação do FBI sobre o ex-parlamentar. No final de outubro, Comey disse que alguns dos e-mails no computador, enviados ou recebidos por Abedin, poderiam ser "pertinentes" a uma investigação do FBI sobre Hillary.
Inocente
Com isso, a um dia da eleição para a presidência dos Estados Unidos, a candidata do Partido Democrata não é acusada de nenhum crime relacionado ao uso de mensagens oficiais em seu computador particular. A informação do FBI reafirma uma declaração, dada pelo mesmo órgão, em julho deste ano, de que - após um ano de investigação - os investigadores não encontram nenhuma evidência de que Hillary Clinton tenha recebido ou enviado informações secretas ou confidenciais de seu servidor privado.
Com esse esclarecimento, o FBI coloca um fim nas especulações sobre um possível crime relacionado à quebra de sigilo de mensagens oficiais durante o período em que esteve no governo. O porta-voz de Hillary Clinton, Brian Fallon, disse que a campanha da candidata democrata nunca duvidou de que a segunda investigação iria ter a mesma conclusão da primeira. "Estávamos sempre confiantes de que nada faria com que a decisão de julho fosse reformada", disse Fallon no Twitter.
Comey recebeu pesadas críticas de parlamentares e da imprensa por sua decisão de levar ao Congresso encaminhamento para examinar os e-mails de Hillary Clinton tão perto das eleições. Em um editorial do Washington Post, o ex-procurador-geral Eric Holder disse que Comey rompeu com a política da agência de investigações de não adotar ações drásticas como essa em período eleitoral.
Holder foi um dos 100 ex-funcionários do Departamento de Justiça que assinaram uma carta aberta dizendo que o documento de Comey ao Congresso era inconsistente com a política governamental predominante, porque quebrou as práticas de longa data do FBI.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



Com a conclusão da investigação do FBI, não pesa mais nenhuma acusação sobre Hillary Clinton. (Shawn Thew/Agência Lusa/EPA)

