Menu
sábado, 31 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Farmácia Municipal cumpre a política de Assistência Farmacêutica do SUS

01 março 2019 - 08h42Prefeitura de Corumbá

A Farmácia Municipal de Corumbá cumpre a política de Assistência Farmacêutica do SUS, com a dispensação de medicamentos do RENAME (Relação Nacional de Medicamentos), que consiste em diversos tipos de medicamentos que vão de antibióticos, anti-inflamatórios, antialérgicos, à anti-hipertensivos, além dos remédios de alto custo.

Em 2018 a Farmácia Municipal atendeu cerca de 67 mil pacientes. Para o usuário retirar os medicamentos é necessário a receita médica e o cartão do SUS. Os medicamentos de alto custo possuem um procedimento diferenciado. A farmacêutica, Jéssica Costa de Arruda, esclarece que: “é necessário o paciente vir até a Farmácia Municipal trazer os documentos pessoais que vamos abrir um processo para fornecer. São cerca de 5 mil atendimentos ao ano, e cerca de 400 pacientes pegam os medicamentos de alto custo mensalmente”, conta a farmacêutica.

Nesvaldo Costa, balconista de farmácia, de 46 anos, foi até a farmácia buscar medicamento para filho de 5 anos, “Sempre que preciso pego aqui, já peguei também para a minha esposa que operou, eu sempre encontro o que preciso, além de que os remédios são de bons laboratórios”.

Os medicamentos mais solicitados são: Losartana, utilizado para pressão, somente em janeiro foram 83 mil comprimidos distribuídos, o Captopril, utilizado para também para pressão, 67 mil comprimidos, seguindo o remédio para diabetes, metformina, 52 mil comprimidos distribuídos em janeiro.

Carmo Freitas, de 30 anos, morador do centro, foi até a farmácia buscar medicamentos para o pai, “Já peguei várias vezes, os remédios têm custo alto, a Farmácia Municipal ajuda muito, assim não precisamos gastar”.

Cosme Ivan dos Santos, funcionário do almoxarifado da saúde, conta que são inúmeros medicamentos do componente básico, especializado e estratégico, distribuídos para as Farmácias Municipais, “a atual administração tem atendido a todas as nossas solicitações, tudo o que solicitamos é comprado, tentamos ao máximo manter as farmácias da saúde abastecidas”.

O Secretário de Saúde relembra que a entrega é feita ao cidadão que apresente a receita médica com a identificação do paciente, da medicação, nome do médico e data da prescrição. “Atendemos ladarenses, turistas e bolivianos que residam na nossa cidade, basta trazer a receita e o cartão do SUS, cabe ressaltar que os medicamentos disponibilizados para pacientes com diabetes e hipertensão podem ser retirados também no Pronto-Socorro e na UPA, nos seus horários de funcionamento”.

Para o Prefeito de Corumbá a saúde é uma prioridade, “A Administração está fazendo um esforço para atender todos os usuários, temos inúmeros medicamentos à disposição da população, declarou o Prefeito Marcelo Iunes.

A Farmácia Municipal funciona das 07h às 19h, na rua América, nº 427, Centro, ao lado do Posto Paulista. A UPA, situada na rua Luís Feitosa, Quadra 30, no Guanã, das 07h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 19h às 07h. No final de semana a farmácia da UPA atende 24 horas. No Pronto-Socorro, das 19h às 07h. No final de semana e feriados a farmácia do Pronto-Socorro funciona 24 horas.

Remédios da Farmácia Municipal

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Trio é preso por descaminho em ônibus irregular
Pedido Liminar
MPT pede suspensão de portarias do governo federal que altera normas de segurança no trabalho
Imunização
Veja quem pode se vacinar nesta sexta (30) em Corumbá
Calendário
Primeira parcela do IPTU 2021 vence hoje (30)
Açãode Marketing
Equipe do Bonito CVB visita Corumbá para parceria de divulgação turística
Pagamento Liberado
Servidores do município recebem salários de julho hoje (30)
Receptação
Homem vai parar na Delegacia por moto comprada no Trocas
Calendário
Inscrições para o Fies 2021.2 terminam às 23h59 de hoje (30)
Bombeiros
Incêndio destrói casa de madeira no bairro Industrial
GAPA
Grupo recebe R$ 40 mil para projeto de castração animal em Corumbá

Mais Lidas

Receptação
Homem vai parar na Delegacia por moto comprada no Trocas
Fronteira
Bilhete com ameaças foi deixado sobre sacos com partes do corpo de rapaz sequestrado em MS
Flagrante
Trio é preso por descaminho em ônibus irregular
Imunização
Veja quem pode se vacinar nesta sexta (30) em Corumbá