Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Fapec é autorizada a atuar como fundação de apoio do IFMS

Autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem validade de uma ano. É a segunda fundação de apoio credenciada junto ao IFMS

07 janeiro 2021 - 14h31Assessoria de Comunicação IFMS

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) foi a autorizada a atuar junto ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) por meio da Portaria nº 183/2021, dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira, 6.

A autorização é válida por um ano, podendo ser prorrogada, e abre a possibilidade para que projetos desenvolvidos por servidores e estudantes do IFMS possam captar recursos externos, por meio de convênios, acordos ou contratos com pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

A Fapec é a segunda fundação de apoio credenciada junto ao IFMS. Em 2018, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) passou a atuar na gestão financeira de projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Para a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, o credenciamento da Fapec é um importante passo para o desenvolvimento da educação profissional, científica e tecnológica em Mato Grosso do Sul.

“Abrimos uma nova possibilidade para que os projetos de nossa instituição possam captar recursos para o seu desenvolvimento, incentivando ainda mais o empreendedorismo e a inovação, característica tão presente em nossos servidores e estudantes e que, assim, podem contribuir ainda mais com sua própria formação e com toda a educação profissional e tecnológica em nosso estado”, destaca a reitora.

A pró-reitora de Extensão, Paula Fernandes, explica que a parceria com a fundação de apoio torna-se uma importante ferramenta para contribuir com a qualidade do ensino, já que os estudantes envolvidos nos projetos, além de aprenderem a produzir novos conhecimentos científicos e tecnológicos são colocados diante de problemas reais da sociedade.

“Os projetos apoiados poderão ainda ampliar nossa infraestrutura, equipamentos, instalações e laboratórios a partir dos recursos obtidos e propiciar a melhoria e o desenvolvimento de produtos e processos do setor produtivo por meio do conhecimento adquirido, beneficiando a sociedade como um todo”, explica a pró-reitora.

Inicialmente, o processo para credenciamento da Fapec foi proposto pela Diretoria de Relações Institucionais (Direl) da Proex em setembro de 2020, e aprovada pelo Conselho Superior (Cosup) por meio da Resolução nº 65/2020.

Regulamento - As normativas entre o IFMS e as fundações de apoio estão dispostas em Regulamento, aprovado pelo Cosup por meio da Resolução n° 100/2017 e homologado pela Resolução nº 007/2018.

O documento apresenta as classificações dos projetos, organização orçamentária e financeira, e define a participação de servidores e estudantes do IFMS, entre outros temas.

Os projetos a serem desenvolvidos devem seguir as normas de registro do IFMS e estar, obrigatoriamente, aprovados pela direção-geral do campus ou pela pró-reitoria em que se encontra lotado o coordenador.

De acordo com o Regulamento, é permitida a participação de docentes e técnicos-administrativos na execução dos projetos da área de sua especialidade, contratados pela fundação de apoio, sem prejuízo das atribuições funcionais.

Os estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação também podem participar, desde que as atividades  sejam compatíveis com a área de formação e contribuam para o processo de ensino e aprendizagem, para a inserção socioprofissional ou para a iniciação científica ou tecnológica.

Fapec - Foi criada em 1982 como fundação de apoio à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Desde a criação, a fundação realiza trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvimento institucional, prestação de serviços técnicos especializados e apoio técnico-administrativo e financeiro à comunidade, por meio de projetos e programas de trabalho desenvolvidos em parceria com organizações públicas e privadas.

Além do IFMS e da UFMS, a Fapec também atua como fundação de apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo
Empreendedorismo
Cinco erros que o empresário deve evitar no Marketing e Vendas
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Investigaçã
Famosos em MS, grupos de venda estão 'recheados' de produtos roubados
Saúde
Anvisa suspende estudos clínicos da Covaxin no Brasil
Sorte
Mega-Sena pode pagar R$ 7 milhões no sorteio deste sábado
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Tempo
Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul
Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo