Menu
quarta, 01 de dezembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Mobile - Andorinha Dezembro
Geral

Fapec é autorizada a atuar como fundação de apoio do IFMS

Autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e tem validade de uma ano. É a segunda fundação de apoio credenciada junto ao IFMS

07 janeiro 2021 - 14h31Assessoria de Comunicação IFMS

A Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec) foi a autorizada a atuar junto ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) por meio da Portaria nº 183/2021, dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira, 6.

A autorização é válida por um ano, podendo ser prorrogada, e abre a possibilidade para que projetos desenvolvidos por servidores e estudantes do IFMS possam captar recursos externos, por meio de convênios, acordos ou contratos com pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado.

A Fapec é a segunda fundação de apoio credenciada junto ao IFMS. Em 2018, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia (Facto) passou a atuar na gestão financeira de projetos desenvolvidos pelo Instituto.

Para a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, o credenciamento da Fapec é um importante passo para o desenvolvimento da educação profissional, científica e tecnológica em Mato Grosso do Sul.

“Abrimos uma nova possibilidade para que os projetos de nossa instituição possam captar recursos para o seu desenvolvimento, incentivando ainda mais o empreendedorismo e a inovação, característica tão presente em nossos servidores e estudantes e que, assim, podem contribuir ainda mais com sua própria formação e com toda a educação profissional e tecnológica em nosso estado”, destaca a reitora.

A pró-reitora de Extensão, Paula Fernandes, explica que a parceria com a fundação de apoio torna-se uma importante ferramenta para contribuir com a qualidade do ensino, já que os estudantes envolvidos nos projetos, além de aprenderem a produzir novos conhecimentos científicos e tecnológicos são colocados diante de problemas reais da sociedade.

“Os projetos apoiados poderão ainda ampliar nossa infraestrutura, equipamentos, instalações e laboratórios a partir dos recursos obtidos e propiciar a melhoria e o desenvolvimento de produtos e processos do setor produtivo por meio do conhecimento adquirido, beneficiando a sociedade como um todo”, explica a pró-reitora.

Inicialmente, o processo para credenciamento da Fapec foi proposto pela Diretoria de Relações Institucionais (Direl) da Proex em setembro de 2020, e aprovada pelo Conselho Superior (Cosup) por meio da Resolução nº 65/2020.

Regulamento - As normativas entre o IFMS e as fundações de apoio estão dispostas em Regulamento, aprovado pelo Cosup por meio da Resolução n° 100/2017 e homologado pela Resolução nº 007/2018.

O documento apresenta as classificações dos projetos, organização orçamentária e financeira, e define a participação de servidores e estudantes do IFMS, entre outros temas.

Os projetos a serem desenvolvidos devem seguir as normas de registro do IFMS e estar, obrigatoriamente, aprovados pela direção-geral do campus ou pela pró-reitoria em que se encontra lotado o coordenador.

De acordo com o Regulamento, é permitida a participação de docentes e técnicos-administrativos na execução dos projetos da área de sua especialidade, contratados pela fundação de apoio, sem prejuízo das atribuições funcionais.

Os estudantes de cursos técnicos, graduação e pós-graduação também podem participar, desde que as atividades  sejam compatíveis com a área de formação e contribuam para o processo de ensino e aprendizagem, para a inserção socioprofissional ou para a iniciação científica ou tecnológica.

Fapec - Foi criada em 1982 como fundação de apoio à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). 

Desde a criação, a fundação realiza trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, desenvolvimento institucional, prestação de serviços técnicos especializados e apoio técnico-administrativo e financeiro à comunidade, por meio de projetos e programas de trabalho desenvolvidos em parceria com organizações públicas e privadas.

Além do IFMS e da UFMS, a Fapec também atua como fundação de apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Crescimento
MS tem 37,9 mil trabalhadores formais a mais que antes da pandemia
Polícia
'Deu Zebra' não chega nem perto de donos do jogo do bicho e policiais se revoltam em Campo Grande
Meio Ambiente
Sanesul é cobrada para eliminar descarte de lodo na região do Porto Geral
Benefício
Nascidos em dezembro têm até o dia 31 para aderir ao saque-aniversário
Infraestrutura
Recuperação de galeria no bairro cervejaria é urgente
Acidente
Motociclista sofre ferimentos em queda acidental
Inédito
Bonito recebe primeiro voo em conexão direta com Congonhas nesta quinta-feira (02)
Habitação
Decreto regulamenta projeto Lote Urbanizado e cria novas regras e prazos
Rio Brilhante
Empresários que tiveram prisão decretada na operação 'Dark Card' estão foragidos
Jovens Empreendedores
Alunos de Escolas Municipais de Porto Murtinho expõem produtos desenvolvidos em sala

Mais Lidas

Alerta
Estudantes de medicina denunciam faculdade boliviana por aulas presenciais com casos de Covid
Desdobramentos
Universidade de medicina na Bolívia responde denúncia e concede exame virtual
Farsa
Bolivianos são presos ao tentavam ir para a Europa com documentos paraguaios
Cidade
Briga de casal termina com marido ferido por faca