Menu
terça, 12 de novembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Famasul diz que há 900 propriedades reivindicadas por indígenas em MS

04 setembro 2024 - 11h11Judson Marinho, Correio do Estado

De acordo com informações da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), no Estado, 900 propriedades rurais que são reconhecidas como território indígena estão sendo revindicadas pelos povos originários. Essas áreas, segundo a Famasul, somam mais de 275 mil hectares e abrangem 30 municípios do Estado. 

“Considerando áreas pretendidas nas fases delimitadas e declaradas, são cerca de 9 milhões de hectares que afetam 10.200 propriedades rurais, em 25 estados do Brasil”, disse a federação em nota.

As informações sobre as terras que são alvo de disputa entre proprietários rurais e indígenas foram proferidas em reunião organizada pela Famasul, que ocorreu ontem na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), com a participação da Frente Parlamentar Invasão Zero (FPIZ) e a Frente Parlamentar de Defesa do Direito da Propriedade (FPDDP), comandadas pelo Deputado Estadual Coronel David (PL). 

Ao fim da reunião, o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, demonstrou preocupação com o conflito fundiário, principalmente com o impedimento do trabalho dos produtores rurais, que alegam dificuldades com o plantio e a colheita, por conta das retomadas indígenas nas terras.

“O produtor tem sofrido realmente com isso [conflitos fundiários], porque só com a decisão de reintegração de posse o produtor consegue o direito de plantar na área. Os produtores estão atrasados, porque não conseguiram jogar os insumos na terra antes do plantio, e eles precisam ter acesso à propriedade para plantar até o dia 15 de setembro”, declarou Bertoni.

Na reunião, os representantes dos produtores rurais alegaram que as comunidades indígenas, que estão reivindicando os territórios delimitados, mas não demarcados, não estão cumprindo com decisões judiciais de reintegração de posse e defendem a constitucionalidade do Marco Temporal.

O deputado Coronel David informou que as partes envolvidas na reunião chegaram a um entendimento de que é necessário pressionar o Poder Judiciário para que essas ordens de reintegração sejam respeitadas.

“Houve o entendimento de que as invasões continuam acontecendo porque não está sendo respeitada a lei e, sobretudo, não estão sendo cumpridas as ordens de reintegração de posse. Por isso, foi decidido o encaminhamento de uma carta ao Ministro Gilmar Mendes, solicitando que a Justiça faça cumprir a lei e execute as ordens de reintegração”, disse o deputado.

Coronel David reforçou em reunião que a discussão dura mais de 25 anos e fere a preservação do Estado de Direito.

O presidente da Famasul ainda relatou que está apreensivo quanto a possíveis imparcialidades de decisões que podem ser tomadas pelo governo federal. Bertoni alega que houve exclusão dos produtores rurais nas discussões sobre segurança pública na região da terra indígena Panambi-Lagoa Rica, em Douradina, quando foi criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública uma Sala de Situação para monitorar e adotar providências quanto às demandas na região.

A reunião na Alems também contou com a presença do presidente da Acrissul, Guilherme Bumlai, do presidente da Nelore-MS, Paulo Matos, do presidente da Novilho Precoce, Rafael Gratão, da assessora da casa Civil, Luana Ruiz, do presidente da Casa de Leis, Gerson Claro, além de outros parlamentares.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Reunião de cúpula do G20 decidirá sobre taxação de super-ricos
Meio Ambiente
Após sequência de chuvas, nível do rio Paraguai aumenta de norte a sul no Pantanal
Relação Internacional
Ministro e 19 juízes bolivianos recebem títulos de hóspede de honra de Corumbá
Utilidade Pública
Quatro bairros de Corumbá estão com falta de água nesta segunda
9ª edição
Após incêndios, Expedição Pantanal navega para atender comunidades ribeirinhas
Pedido popular
Nova lei da Bolsa Atleta e Técnico de MS inclui surdos e equidade de gênero
Prestação de contas
Em quatro meses, mais de R$ 850 milhões foram investimentos na Saúde de MS
Tentativa de feminicídio
Mulher tem nariz amputado após ser golpeada por genro com facão
Economia Nacional
Mercado financeiro estima inflação de 4,62% em 2024
Enem 2024
Segundo dia de prova do Enem tem 66,6% de presença em MS

Mais Lidas

Tentativa de feminicídio
Mulher tem nariz amputado após ser golpeada por genro com facão
Últimas 24h
Bombeiros registram 12 atendimentos e 10 vítimas no plantão
210 mil vagas
Período de pré-matrículas das escolas estaduais de MS começa nesta segunda-feira
Utilidade Pública
Quatro bairros de Corumbá estão com falta de água nesta segunda