Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Falta de documentos e dívida eleitoral podem tirar Neninho da disputa em Ladário

03 outubro 2020 - 12h14Redação Capital do Pantanal

Documento assinado em 1º de outubro, pelo promotor eleitoral, Luciano Bordignon Conte, do Ministério Público Eleitoral de Mato Grosso do Sul, pede pela impugnação da vice-candidatura de Emerson Valle Petzold (PSB), conhecido como Neninho, em Ladário. O apelo encaminhado para o Juiz Eleitoral da 50ª zona eleitoral de Corumbá aponta que o candidato não apresentou documentações exigidas e possui débito de multa eleitoral, já incluída em dívida ativa.

Segundo o documento, Neninho não apresentou uma séria de documentos considerados indispensáveis pelo artigo 27 da Resolução 23.609/2019 do TSE. São “certidões criminais para fins eleitorais fornecidas pelas Justiças Estadual de 1º e 2º graus da circunscrição na qual possui seu domicílio eleitoral, cópia de documento de identificação e prova de alfabetização”, além destes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exige apresentação da relação atual de bens e fotografia recente do candidato.  

O promotor citou que Neninho tem o prazo de 72 horas para cumprir as exigências e apresentar os documentos exigidos pelo TSE, caso contrário, sua candidatura não terá “condições de registrabilidade”.

No documento, Luciano Bordignon, relembra que o candidato enfrentou os mesmos problemas nas Eleições de 2018, quando solicitou candidatura para disputar o pleito de Deputado Federal e teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral.

Além da falta de documentos obrigatórios, o promotor destacou a ausência de certidão de quitação eleitoral. De acordo com o promotor, Neninho “não tem quitação eleitoral porque possui em seu desfavor multa eleitoral, a qual foi inscrita em dívida ativa, em decorrência dos autos de Prestação de Contas nº 441-27.2016.6.12.0050”. Leia no trecho extraído do documento oficial do Ministério Público Eleitoral:

"Dessa forma e considerando ainda que o candidato ora prestador não atendeu a intimação da Justiça Eleitoral para esclarecimentos solicitados, acolho parcialmente o parecer do Ministério Público Eleitoral reconhecendo as irregularidades apontadas nos itens b, c, f e g acima. Ante o exposto, e nos termos do art. art. 68, inciso III, da Resolução TSE nº 3.465/2015, decido pela DESAPROVAÇÃO das contas apresentadas pelo (a) candidato (a) Emerson Valle Petzold, relativamente à sua campanha ao cargo de prefeito (a) no pleito de 02/10/2015, bem como determino a restituição dos valores de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e de R$13.000,00 (treze mil reais) ao Tesouro Nacional (GRU UNIÃO)."

O promotor encerra o documento reforçando seu pedido pela impugnação do registro da candidatura de Nenhinho como vice-prefeito na chapa do ex-prefeito de Ladário, José Antônio de Assad Faria (PSDB). “Desse modo, inexistindo preenchimento de condições de registrabilidade e ausente uma condição de elegibilidade, revela-se necessário o indeferimento do presente registro de candidatura”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Ministério Público
Empresa alega que "poeira de minério" tem causado morte de animais na zona rural de Corumbá
MPMS instaurou inquérito para apurar a denúncia apresentada por empresa proprietária de Fazenda na região de Maria Coelho
Campeonato
Torneio Centro-Oeste de Natação atrai 470 atletas para Campo Grande
Calendário
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Em Jardim
Ação conjunta apreende 12 toneladas de maconha; a maior do ano
Plantão
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nas últimas 24 horas

Mais Lidas

Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério