O estado entrou com pedido de reforço, ao Superior Tribunal Federal (STF), para liberação do valor atualizado do montante referente aos R$ 78,8 milhões bloqueados, por conta da falência do Bando Rural, em agosto de 2013. Azambuja se reuniu com o presidente do STF na manhã da última quarta-feira (6).
O governador argumentou que a liberação do valor se trata de proteger o patrimônio público que não pode ser penhorado ou adquirido por prescrição ou por órgão e agentes públicos. “São valores que pertencem à sociedade sul-mato-grossense e é de direito que se reverta em seu benefício”, alegou Azambuja, que adiantou que os recursos serão investidos em áreas prioritárias, como segurança, saúde e educação.
Com a correção monetária, o montante deve atingir mais que R$ 100 milhões, referentes aos depósitos realizados no primeiro semestre de 2013 como garantia de reserva financeira para as despesas de final de ano, tais como o pagamento do 13º salário aos servidores públicos. O bloqueio do dinheiro ocorreu por conta do decreto de liquidação extrajudicial do Banco Rural S/A, emitido pelo Banco Central do Brasil, em 2013.
O governador pediu ao presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, agilidade no julgamento do processo de desbloqueio, o qual já obteve parecer favorável do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Essa decisão levou a União a pedir suspensão de segurança junto ao STF, sob a alegação de que tem créditos junto ao banco e que teria preferência no ressarcimento. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com quem o governador esteve no mês passado, também se pronunciou favoravelmente a Mato Grosso do Sul.
Informações da Assessoria do STF.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá recebe 1º campeonato oficial de futebol de mesa em dezembro

Equipe GAC/Alfe é a campeã da Copa Integração de Futebol Feminino 2025
Ciclista relata dificuldade de enxergar após queda acidental
Aviso de Licitação18ª Brigada de Infantaria de Pantanal realiza licitação para contratar serviços de engenharia
TempoQuinta-feira de tempo abafado com aviso de chuva para Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 22°C e máxima de 35°C

Ladário realiza 1ª Corrida e Caminhada da Guarda Municipal em dezembro

Obra amplia sala de costura e dobra número de internos trabalhando em Corumbá

Corumbá sedia o II Torneio Vitória-Régia de Xadrez neste sábado

Proporção de famílias de casal sem filhos quase dobra em 22 anos


Governador adiantou que o dinheiro será utilizado nas áreas de saúde, segurança e educação. (Divulgação Governo)

