Menu
terça, 16 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Fábrica de fertilizantes em Corumbá está fora do planejamento da Petrobras

04 setembro 2024 - 11h03Súzan Benites e Alicia Miyashiro, Correio do Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em ocasiões distintas que negocia com o governo boliviano a instalação de uma fábrica de fertilizantes na fronteira entre Corumbá e Porto Quijarro (Bolívia). Segundo ele, essa indústria faz parte do plano nacional para reduzir a dependência do Brasil da importação de fertilizantes. Porém, de acordo com levantamentos, não há, para os próximos anos, nenhum investimento em novas plantas previsto pela Petrobras.

De acordo com informações obtidas pela reportagem, a estatal está focada exclusivamente na reativação de plantas já construídas que estão atualmente hibernadas. O objetivo da Petrobras é retomar a operação dessas unidades, sem planos de expandir sua capacidade produtiva com novas fábricas.

As primeiras informações sobre a fábrica em Corumbá foram divulgadas em nota do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que detalhou um encontro do ministro Carlos Fávaro com os ministros bolivianos de Hidrocarbonetos e Energia, Franklin Molina Ortiz, e do Desenvolvimento Rural e Terras, Remy Gonzalez, em outubro do ano passado. 

Já em julho deste ano, antes da última visita do presidente ao Estado, Lula voltou a falar sobre o assunto. A afirmação foi feita durante encontro com o presidente boliviano Luis Arce, na Bolívia, em visita oficial a Santa Cruz de La Sierra.

“A Bolívia segue sendo o principal fornecedor de gás natural no Brasil. Conversamos sobre a possibilidade de ampliar investimentos nessa área e incrementar o volume exportado para o mercado brasileiro. O Brasil também importa fertilizantes da Bolívia, queremos fortalecer essa parceria com a implantação de uma fábrica de nitrogenados entre Corumbá e Porto Quijarro”, disse o presidente Lula na ocasião.

O governo brasileiro vê a Bolívia como um parceiro estratégico na busca pela independência na produção de fertilizantes, com a meta de diminuir a dependência externa. 

O secretário-executivo do Mapa, Irajá Lacerda, destacou que essa cooperação é fundamental para reduzir a atual dependência do Brasil, que hoje importa cerca de 90% dos fertilizantes que utiliza.

“Com essa cooperação, vamos implementar indústrias de fertilizantes tanto na Bolívia quanto no Brasil,” afirmou. 

No País, o principal nutriente aplicado é o potássio, seguido por fósforo e nitrogênio, destacou a nota do ministério.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Procon encontra produtos vencidos em mercado de Corumbá
Plantão
Incêndio em conveniência mobiliza Bombeiros ao Cristo Redentor
Empreendedorismo
Entre Elas: uma loja que nasceu de uma conversa e de um propósito
Tempo
Terça-feira amanhece com chuva em Corumbá e Ladário
Região tem mínima de 18°C e máxima de 33°C
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Mais Lidas

geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista