Menu
sábado, 19 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Extração e beneficiamento influenciam qualidade de produtos apícolas

20 dezembro 2016 - 08h52Redação

A extração e o beneficiamento de mel serão temas de uma capacitação promovida na Embrapa Pantanal em Corumbá (MS) na manhã desta terça-feira, dia 20. Atendendo à demanda de um grupo de apicultores locais, o curso deverá abordar assuntos como o ponto certo da colheita dos quadros de mel, a seleção do que será colhido, medidas de segurança e boas práticas de fabricação e produção. Para o pesquisador Vanderlei dos Reis, que irá ministrar a capacitação, higiene e preparação antes do processo de colheita são fundamentais para manter a qualidade dos produtos apícolas.

"A elaboração de um material bem processado começa no campo, observando desde o manejo, o uso da quantidade adequada de fumaça, a altura correta dos cavaletes e uma boa localização do apiário. Todos esses fatores ajudam a definir se o mel é bom ou ruim", diz o pesquisador. "Um exemplo disso está na utilização da fumaça. Se aplicamos demais, o mel fica com gosto de queimado. Também temos que usar equipamentos de proteção limpos, colocar os instrumentos de trabalho em bandejas de inox, separar tudo em caixas e lonas higienizadas".

O ponto de maturação da colheita, para Vanderlei, é um dos aspectos importantes para assegurar uma boa produção apícola no Pantanal. "Estamos em um local muito quente e eu me lembro de ouvir, quando cheguei na região, que era difícil produzir por aqui porque o mel azedava. Naquela época, ele era colhido e manuseado sem os devidos cuidados.", afirma. "Atualmente, repassamos conhecimentos como a checagem da umidade do mel no favo – que precisa estar abaixo de 20% para que ele possa ser colhido. Acima disso, ele pode fermentar e se deteriorar".

Ainda de acordo com o pesquisador, o processamento apenas mantém as características dos produtos, não as recupera. Por isso, atentar a questões como essas pode ser o diferencial que prejudica ou promove a produção apícola.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Comissão rejeita proposta de inclusão de jornalistas, bancários e vigilantes em grupos prioritários
SAÚDE
SES autoriza municípios a vacinarem com a Pfizer adolescentes acima de 12 anos com comorbidades
POLICIAL
PRF apreende 450 mil maços de cigarro contrabandeados na Capital
GERAL
MPF aponta risco de desaparecimento de espécies no Rio Paraná
Rio Paraná Energia, empresa da holding China Three Gorges Corporation (CTG), é acusada de descumprir regras ambientais e levar à beira do desaparecimento peixes como Pintado e Dourado
SAÚDE
SES prepara distribuição das 70.160 doses de vacina contra a covid-19 em MS
GERAL
Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam ave em extinção ferida
GERAL
Contribuintes têm até o dia 3 de agosto aderir ao REFIS 2021
EDUCAÇÃO
Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade
GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal

Mais Lidas

GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal
GERAL
Bombeiros combatem incêndio em concessionária no Centro
POLICIAL
PM de Corumbá prende homem com mandado de prisão em aberto na área central
GERAL
Atenção ao prazo: licenciamento de veículos com placas 3 e 4 vence neste mês