Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Expedição vai identificar a primeira trilha de longa distância no Pantanal de MS

22 julho 2020 - 11h53Redação

O cenário é a Serra do Amolar, majestosa morraria que circunda o Rio Paraguai no Pantanal de Corumbá, entre a fronteira com a Bolívia e a divisa do Estado com Mato Grosso. Um grupo formado pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP) iniciou, nesta terça-feira, uma expedição inédita para identificar e fazer o balizamento de uma trilha de 45 km pela serra, com o objetivo conservacionista e de atração dos amantes de natureza do Brasil e do exterior.

O projeto tem o apoio do especialista mundial em trilhas, o brasileiro Pedro Menezes, um dos organizadores da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, criada pelo governo brasileiro em 2017. Morando atualmente no Equador, Menezes preparou a equipe do IHP para esse desafio e dará suporte à iniciativa técnico-científica, que será concluída neste fim de semana. O símbolo da trilha é uma pata de onça-pintada, animal recorrente na região.

Corredor de fauna

O sistema brasileiro de trilhas de longo curso foi inspirado nas experiências internacionais, em especial no sistema europeu. A medida tem o objetivo de reconhecer e proteger rotas pedestres de interesse natural, histórico e cultural, além de sensibilizar a sociedade para a importância do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A meta é estruturar 18 mil quilômetros em 20 anos, com estimativa de movimentar 2 milhões de pessoas por ano.

 “Buscamos a valorização e o pertencimento de um sitio natural do patrimônio da humanidade, seguindo a regulamentação do ICMBio (Instituto Chico Mendes), proporcionando recreação, turismo, geração de empregos”, afirma Ângelo Rabelo, coordenador do projeto. “Outro aspecto não menos importante é a consolidação de um corredor de fauna, que tem mais de 100 quilômetros e se constitui em um dos grandes tesouros do Amolar”, completa.

Trajetória da trilha. Foto: Reprodução Internet

Contemplar o ambiente

A travessia da Serra do Amolar reserva grandes emoções pela beleza de um lugar inalterado, com um dos maiores percentuais de biodiversidade do bioma, segundo estudos. A primeira trilha de longa distância na região se estenderá entre duas reservas que integram o seu corredor ecológico: a Novos Dourados, ao sul, e a Acurizal, ao norte, em uma linha praticamente reta, entre desfiladeiros, cachoeiras e uma visão imperdível da planície pantaneira.

A expedição é coordenada por Ângelo Rabelo, com a participação do médico-veterinário Diego Viana, que coordena o Projeto Felinos do IHP; André Zumak, geógrafo; Thainan Bornato, gestora ambiental e voluntária; e Adriano Kirchner e Otávio Henrique, guias locais. “Nosso objetivo é aumentar o conhecimento do Amolar, de cujo território o IHP é o gestor, e implementar a trilha com a identificação da fauna e flora”, diz Diego Viana.

Para o geólogo André Zumak, que mora em Manaus, a expectativa da expedição é a melhor possível, desbravando o desconhecido para mostrar ao mundo um dos lugares mais mágicos para se conhecer e se aventurar. “É uma trilha única, onde você vivencia, da morraria, uma das paisagens mais lindas e conservadas do mundo”.  Com a expedição, o guia pantaneiro Otávio Henrique realiza um sonho: fazer a releitura de um lugar vivenciado pelos seus antepassados.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal