Depois de 13 horas de viagem, o grupo de médicos, dentistas, veterinários, pesquisadores e equipe de apoio chegou a primeira base de atendimentos da Expedição Alma Pantaneira na Escola das Águas da Fazenda Santa Mônica, no Pantanal do Paiaguás, próximo a divisa com o estado do Mato Grosso.
Na última sexta-feira (4), primeiro dia de trabalho, cerca de 300 pessoas foram atendidas, com destaque as crianças que frequentam a escola. "Já estamos visitando esse lugar há cinco anos e é nítido a melhora da saúde bucal das pessoas. No início fazíamos muitas extrações para aliviar a dor. Hoje tratamos algumas cáries. Isso mostra que o trabalho vem surtindo um ótimo efeito nos pantaneiros", explica o dentista Mário Marcos de Oliveira Rocha, que atende em Corumbá e Dourados e é voluntário na expedição.
A dentista Tamiris Tainara Pereira, tenente da Marinha do Brasil, além dos atendimentos deu orientações de limpeza e escovação. "Trabalhar na prevenção é muito importante e as crianças são muito receptivas. Certamente isso vai ajudar a melhorar a saúde delas e a prevenir problemas mais à frente", explica a militar que participa pela primeira vez da expedição.
A equipe médica também trabalhou bastante, atendendo diversos pacientes. "Problemas de pele e ortopédicos são as ocorrências mais comuns. O trabalho no Pantanal é pesado e as lesões acabam acontecendo", comenta o médico ortopedista José Luíz Mikimba.
Doações
Doações de roupas e alimentos arrecadados são distribuídos entre as famílias atendidas. Foto: DivulgaçãoA equipe de apoio que dá suporte à expedição também trabalha forte na doação das roupas e dos brinquedos que foram arrecadados. "É gratificante ver a alegria das pessoas que recebem esse material. E quem sai mais recompensado somos nós que estamos aqui nos doando para essa gente", compartilha Djalma Alves de Jesus, empresário de São Paulo que participa do grupo.
Assim a expedição seguiu para a Fazenda São Sebastião onde, neste domingo (6), continuaram os atendimentos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário

Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista

Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados

Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá

Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá

Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro

Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã



Comunidade pantaneira recebe atendimento médico e assistencial. (Divulgação)


