A Companhia de pelo menos 90 militares do 47º batalhão de Infantaria da cidade de Coxim (MS), chegaram em Corumbá esta semana e dede ontem, quarta-feira (8), estão atuando junto com militares do 17º Batalhão de Fronteira na fiscalização dos acessos à cidade. As ações são coordenadas pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira.
O objetivo da operação é fazer valer o decreto federal que mantém as fronteiras do Brasil fechadas desde o final do mês de março. Em Corumbá, o Exército fiscaliza não apenas as estradas e acessos oficiais, mas também as chamadas “cabriteiras” e trilhas utilizadas principalmente por bolivianos, que buscam apoio médico na cidade. A prática já foi noticiada pelo site Capital do Pantanal no final de Junho e virou notícia no Jornal Nacional, da TV Globo.
Na Bolívia, falta estrutura hospitalar, remédio e apoio social, por isso, eles se arriscam em estradas utilizadas por criminosos para pedir socorro. Quando conseguem entrar na cidade, a ajuda não é negada, a questão se torna humanitária, porém o Brasil tem o direito de proteger suas linhas territoriais para manter a ordem, soberania e garantir a eficiência total dos serviços básicos de saúde para seus cidadãos.
Os pontos de fiscalização e ouros detalhes da operação são mantidos em sigilo para que a eficiência não seja prejudicada.
Os miliares estão espalhados por pontos estratégicos da cidade, oficiais e clandestinos, para limitar o acesso ao município, que tem encarado elevação da curva da Covid-19 nas últimas semanas. O mês de junho foi considerado de terror, Corumbá saltou de 48 infectados em 1º de junho para 346 no dia 31 de junho. A diferença é de 298 pacientes positivos. Julho começou com 355 positivos e ontem registrou a marca de 465 casos confirmados. Vale ressaltar que 259 pessoas já se recuperaram da Covid-19 em Corumbá.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Deputado Neno Razuk é alvo de operação contra jogo do bicho

TRT 24 mantém condenação de pecuarista que mentiu sobre roubo de gado para dispensa de trabalhador
Morador do Guaicurus encontra arma de fogo no telhado de casa
VariedadesCuidados essenciais para o seu veículo no verão
Mantenha seu carro em ótimo estado

Fiems comemora decisão do governo de MS em manter alíquota de 17% de ICMS para 2024

Peixaria fiscalizada pela PMA tinha mais de 70 kg de peixes não declarados em estoque

Vereador cobra explicações da Energisa sobre quedas constantes de energia na cidade

Bloco Sem Limite na Folia completa 14 anos e trás Max Freitas como homenageado

Imóvel desabitado no centro é ameaça de criadouro do mosquito da dengue
