Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Empresárias de Corumbá que fazem a diferença na indústria MS

08 março 2017 - 08h34Gesiane Medeiros com informações da Fiems

Elas trabalham duro. Têm jogo de cintura para equilibrar a vida pessoal e profissional, enquanto encaram a dupla jornada, que não é considerada fácil. Seja como executivas de carreira, fundadoras do próprio negócio ou como herdeiras, atingir o sucesso como empresária significa ter um olhar diferenciado.

No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira, 8 de março, o site Capital do Pantanal conta a trajetória de duas executivas de Corumbá que se destacam como líderes e mentoras de indústrias de Mato Grosso do Sul e são exemplo de força e inspiração para outros profissionais.

Lenise de Arruda já estava em idade madura quando começou o próprio negócio, tinha 48 anos. Foto: Divulgação/Fiems

Duas das homenageadas são referência de Corumbá, Lenise de Arruda Viegas, proprietária da Confecção Universal, não se conteve quando, aos 13 anos de idade, o pai a presenteou com uma máquina de costura, dizendo: “Lugar de mulher ganhar dinheiro é em casa”. O duro conselho não a abalou. Pelo contrário. Persistente, Lenise construiu uma história de sucesso no segmento, e é proprietária da Confecção Universal, que há 21 anos é referência em Corumbá quando se trata de uniformes personalizados.

“Tinha 48 anos quando comecei meu próprio negócio. Na época, uma camisaria tradicional, a única da cidade, estava fechando as portas. Eu, que sempre gostei de costurar, e desde criança fazia roupinhas para as minhas bonecas, resolvi arrendar a fazenda que era do papai, e comprei as máquinas. Aluguei um espaço, um ano depois tive que mudar para um local maior, onde até hoje funciona a confecção, e comprei novas máquinas”, comemora a proprietária da Universal, que gera 15 empregos diretos. “Por muitas vezes pensei em desistir. Tinha um pai antiquado, bastante conservador, já me disseram que não tinha o perfil de empresária. Mas rapidinho as dúvidas passam e a gente toca em frente. Hoje, posso dizer que estou vivendo o melhor momento da empresa”, afirma Lenise.

Irma Tinoco é sócia-proprietária na empresa da família e ainda concilia um trabalho externo. Foto: Divulgação/Fiems

Irma Tinoco Atagiba Asseff, sócia-proprietária da São Domingos Materiais de Construção, sempre foi o braço forte ao lado do marido, Edemir Chaim Asseff, na administração da empresa herdada do sogro. Atua no departamento financeiro, com recebimentos e cobranças, e ainda concilia um trabalho externo. “Mulher é sinônimo de força, de diálogo. Nos momentos de dificuldade, nós conseguimos enxergar as possibilidades com mais clareza”.

À empresa da família, ela confere a chance de ter formado os dois filhos, um em contabilidade (hoje concursado), e o outro prestes a se tornar analista de sistemas. “Não permaneceram na empresa da família, mas seguiram seus próprios caminhos honrada e honestamente, e isso nos orgulha muito”. Aos filhos, ela sempre mostrou a importância do papel da mulher no desenvolvimento e manutenção da família. “Eles vivenciam conosco a nossa luta diária. Desde muito cedo começaram a nos ajudar e entenderam o valor do trabalho, do respeito. Hoje, olhando para os nossos filhos, sei que desempenhamos bem o nosso papel de pais e empresários”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril