Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Evento virtual do IFMS abordará o Dia dos Povos Indígenas

05 agosto 2021 - 11h10Ascom IFMS

Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Jardim realiza na mesma data um evento virtual sobre o tema.  

Promovido com o apoio dos núcleos dos campi Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o evento pode ser acompanhado pelos interessados e terá transmissão ao vivo pelo canal da unidade no YouTube, a partir das 8 horas. As atividades acontecerão nos períodos da manhã, tarde e noite.  

Para receber certificado, com carga horária de 12h, é necessário efetuar a inscrição gratuita previamente até a véspera, dia 8, na página do evento. Posteriormente, o participante também deve se inscrever para cada atividade individualmente.  

A programação prevê debates sobre temas como educação escolar indígena, os impactos étnico-culturais da exploração de trabalhadores indígenas no MS, e a relação entre território, reconhecimento e memória indígena, além de uma apresentação do grupo de estudos Tereza de Benguela, vinculado ao núcleo, composto por servidores do IFMS e membros da comunidade externa.  

As atividades terão a participação de representantes da população indígena das etnias Terena e Guarani-Kaiowá, bem como de especialistas na temática do evento.  

Mobilização – O evento está registado no edital n° 06/2021, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), voltado a atividades de extensão em fluxo contínuo, sem fomento institucional. Ele também faz parte do calendário acadêmico do Campus Jardim.  

O coordenador do evento, Guilherme Galício, assistente em administração na unidade, explica que as atividades propostas buscam dar visibilidade às lutas, conquistas e dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas.  

“Nosso objetivo é promover encontros de reflexão e capacitação de servidores em educação, estudantes e sociedade civil para o conhecimento e valorização da história dos povos indígenas, bem como sua cultura e a diversidade na construção histórica e cultural do país”, destaca.  

Data 

Desde 1995, o dia 9 de agosto é conhecido como “Dia Internacional dos Povos Indígenas”. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando a garantia de condições minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta.  

A partir de então foi criado um decreto que constituiu grupos de trabalho para a elaboração de uma declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas. O texto foi aprovado em 2006 pelo Conselho de Direitos Humanos da instituição e um ano depois recebeu aprovação em assembleia da entidade. 

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), a população indígena soma 80.459 habitantes, presentes em 29 municípios, representados por oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade