Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Evento virtual do IFMS abordará o Dia dos Povos Indígenas

05 agosto 2021 - 11h10Ascom IFMS

Em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Jardim realiza na mesma data um evento virtual sobre o tema.  

Promovido com o apoio dos núcleos dos campi Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, o evento pode ser acompanhado pelos interessados e terá transmissão ao vivo pelo canal da unidade no YouTube, a partir das 8 horas. As atividades acontecerão nos períodos da manhã, tarde e noite.  

Para receber certificado, com carga horária de 12h, é necessário efetuar a inscrição gratuita previamente até a véspera, dia 8, na página do evento. Posteriormente, o participante também deve se inscrever para cada atividade individualmente.  

A programação prevê debates sobre temas como educação escolar indígena, os impactos étnico-culturais da exploração de trabalhadores indígenas no MS, e a relação entre território, reconhecimento e memória indígena, além de uma apresentação do grupo de estudos Tereza de Benguela, vinculado ao núcleo, composto por servidores do IFMS e membros da comunidade externa.  

As atividades terão a participação de representantes da população indígena das etnias Terena e Guarani-Kaiowá, bem como de especialistas na temática do evento.  

Mobilização – O evento está registado no edital n° 06/2021, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), voltado a atividades de extensão em fluxo contínuo, sem fomento institucional. Ele também faz parte do calendário acadêmico do Campus Jardim.  

O coordenador do evento, Guilherme Galício, assistente em administração na unidade, explica que as atividades propostas buscam dar visibilidade às lutas, conquistas e dificuldades enfrentadas pelos povos indígenas.  

“Nosso objetivo é promover encontros de reflexão e capacitação de servidores em educação, estudantes e sociedade civil para o conhecimento e valorização da história dos povos indígenas, bem como sua cultura e a diversidade na construção histórica e cultural do país”, destaca.  

Data 

Desde 1995, o dia 9 de agosto é conhecido como “Dia Internacional dos Povos Indígenas”. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando a garantia de condições minimamente dignas aos povos indígenas de todo o planeta.  

A partir de então foi criado um decreto que constituiu grupos de trabalho para a elaboração de uma declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas. O texto foi aprovado em 2006 pelo Conselho de Direitos Humanos da instituição e um ano depois recebeu aprovação em assembleia da entidade. 

Em Mato Grosso do Sul, segundo a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), a população indígena soma 80.459 habitantes, presentes em 29 municípios, representados por oito etnias: Guarani, Kaiowá, Terena, Kadwéu, Kinikinaw, Atikun, Ofaié e Guató. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em táxi
Brasileiro é preso com 16 kg de maconha na fronteira
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Obrigatório
Aposentados e pensionistas por invalidez têm até julho para perícia médica bianual
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Trânsito
Motorista atropela casal em moto e foge sem prestar socorro
Ministério Público
Empresa alega que "poeira de minério" tem causado morte de animais na zona rural de Corumbá
MPMS instaurou inquérito para apurar a denúncia apresentada por empresa proprietária de Fazenda na região de Maria Coelho
Campeonato
Torneio Centro-Oeste de Natação atrai 470 atletas para Campo Grande
Calendário
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Em Jardim
Ação conjunta apreende 12 toneladas de maconha; a maior do ano
Plantão
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nas últimas 24 horas

Mais Lidas

Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério