Menu
terça, 22 de junho de 2021
Assembleia de MS - Campanha Mãos - Junho
Andorinha - Maio
Geral

Evander prega parceria entre os poderes para o desenvolvimento de Corumbá

17 fevereiro 2017 - 10h48Redação

A Câmara de Vereadores de Corumbá vai desenvolver ações em parceria com os demais poderes, e trabalhar pelo desenvolvimento de Corumbá, superando as dificuldades e contribuindo para o bem estar da população corumbaense. Foi o que afirmou na noite de quinta-feira, 16, o presidente do Poder Legislativo, vereador Evander Vendramini (PP), durante a sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo na cidade.

Evander, em seu discurso, ressaltou que a Câmara, nos próximos quatro anos, vai manter a sua independência, fiscalizando o Poder Executivo, mas também procurando auxiliar a Prefeitura, buscando saídas para solucionar problemas pontuais que afetam a comunidade.

Evander fez a proposta na sessão de abertura do ano legislativo de Corumbá, nesta quinta-feira a noite. Foto: Divulgação

O atual momento da economia brasileira que afetou inclusive na redução do ICMS do gás boliviano, foi lembrado pelo vereador que, junto com seus pares, realizou um trabalho dentro do Poder Legislativo, culminando com a redução de cargos comissionados, refletindo diretamente na folha de pagamento.

“Temos que dar exemplo. Foi o que fizemos para nos adequarmos à realidade atual”, explicou. Ao mesmo tempo, lembrou que a Câmara, mesmo antes do início do ano legislativo, vem realizando um trabalho já pensando no bem estar da população, inclusive na geração de empregos.

“Já estamos preparando um concurso público dentro da Câmara e isto vai nos permitir, inclusive, reduzir os cargos comissionados. O concurso vai dar oportunidade de emprego para a população”, destacou. “Além disso, vamos realizar uma audiência pública com foco na geração de emprego, que está sendo trabalhada pelo vereador e segundo secretário Manoel Rodrigues”, completou.

Também pensando na comunidade, o presidente lembrou que a Câmara está iniciando processo licitatório para instalação de um elevador na Casa do Barão de Vila Maria, para maior acessibilidade, atendendo pessoas com deficiência que, hoje, encontram dificuldades em acompanhar as sessões na câmara, que acontecem no segundo piso.

Outra ação, conforme ele, vai refletir na melhoria do transporte intermunicipal. “Hoje, apenas uma empresa atua na nossa cidade. Já iniciamos entendimento inclusive com a Câmara de Vereadores de Ladário, para fazer com que o Governo do Estado inicie processo, visando a vinda de mais empresas para atender moradores de Corumbá e Ladário”, ressaltou. 

“O dr. Roberto Lins, presidente da OAB de Corumbá, já nos sinalizou apoio e estará junto com a gente nesta luta, para que a população tenha mais opções”, citou, pedindo também apoio dos prefeitos de Corumbá e de Ladário.

Segurança e pontes

Outros dois temas também foram lembrados pelo vereador. Um deles se refere à questão da segurança na região de fronteira, que será debatida em audiência pública que está sendo organizada pelo vereador e primeiro secretário da casa, Rufo Vinagre.

A outra audiência pública vai debater infraestrutura e segurança das pontes do Rio Paraguai, entre elas a de Porto Morrinho, bem como o arco da captação de água bruta que abastece a cidade. Quem está tratando desse assunto é o vereador Domingos Albaneze.

“Nessa legislatura, nosso trabalho será muito forte. Vamos fiscalizar o Poder Executivo com coerência, mas também ajudar a buscar saídas para os problem as que afligem a nossa população. Queremos que, no final dos quatro anos, sejamos um exemplo. Vamos trabalhar, dar exemplo, fazer diferente”, concluiu.

Trabalho conjunto

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira também destacou a importância de parcerias. Citou que o Poder Executivo está “pautado pelo pacto da governança democrática firmado com a sociedade e, portanto, pelos princípios da transparência e da intervenção cidadã, acreditando no trabalho conjunto dos atores políticos, a Prefeitura está à inteira disposição desta Casa de Leis para a melhor relação institucional possível para o bem dos corumbaenses”.

Ele fez um relato da atual situação, agravada pela queda do ICMS do gás; lembrou projetos desafiadores, como o empréstimo de U$ 40 milhões junto ao Fonplata que, junto com outros U$ 40 milhões dos governos Municipal, Estadual e Federal, que possibilitará execução de obras importantes na cidade, entre outros, e que é importando um trabalho integrado entre os dois poderes, “pelo interesse da população, pelo fortalecimento da economia, da nossa infraestrutura pública e da nossa cultura”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA
Custos de produção de frangos aumentam quase 20% entre janeiro e maio
POLICIAL
Polícia Militar Ambiental de Corumbá autua infrator em R$ 5 mil por incêndio em terreno
GERAL
Sanesul informa interrupção no fornecimento de água em Ladário
PROJETO DE LEI
Vereadora prega conscientização sobre a menstruação e distribuição de absorventes higiênicos
ECONOMIA
Auxílio emergencial: nascidos em abril podem sacar 3ª parcela
NA PANDEMIA
Feiras livres como atividades essenciais é o que pede vereador na Câmara
ECONOMIA
Copom: Inflação persiste, mas economia evolui mais que o esperado
SAÚDE
Brasil antecipou mais de 16 milhões de doses de vacinas, diz Queiroga
EDUCAÇÃO
Para melhorar aprendizado, governo cria a Fundação de Apoio à Educação Básica
FISCALIZAÇÃO
A partir de julho de 2022, bomba de combustível terá assinatura digital para evitar fraudes

Mais Lidas

ATROPELAMENTO
Mulher é vítima de atropelamento e fica gravemente ferida
POLICIAL
Polícia Militar de Corumbá prende homem por disparo de arma de fogo
POLICIAL
Homem é preso por assédio contra criança no Conjunto Guatós
GERAL
Processo Seletivo para contratação de Analista de Medidas Socioeducativas está com inscrições aberta