Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Evander prega parceria entre os poderes para o desenvolvimento de Corumbá

17 fevereiro 2017 - 10h48Redação

A Câmara de Vereadores de Corumbá vai desenvolver ações em parceria com os demais poderes, e trabalhar pelo desenvolvimento de Corumbá, superando as dificuldades e contribuindo para o bem estar da população corumbaense. Foi o que afirmou na noite de quinta-feira, 16, o presidente do Poder Legislativo, vereador Evander Vendramini (PP), durante a sessão solene que marcou a abertura do ano legislativo na cidade.

Evander, em seu discurso, ressaltou que a Câmara, nos próximos quatro anos, vai manter a sua independência, fiscalizando o Poder Executivo, mas também procurando auxiliar a Prefeitura, buscando saídas para solucionar problemas pontuais que afetam a comunidade.

Evander fez a proposta na sessão de abertura do ano legislativo de Corumbá, nesta quinta-feira a noite. Foto: Divulgação

O atual momento da economia brasileira que afetou inclusive na redução do ICMS do gás boliviano, foi lembrado pelo vereador que, junto com seus pares, realizou um trabalho dentro do Poder Legislativo, culminando com a redução de cargos comissionados, refletindo diretamente na folha de pagamento.

“Temos que dar exemplo. Foi o que fizemos para nos adequarmos à realidade atual”, explicou. Ao mesmo tempo, lembrou que a Câmara, mesmo antes do início do ano legislativo, vem realizando um trabalho já pensando no bem estar da população, inclusive na geração de empregos.

“Já estamos preparando um concurso público dentro da Câmara e isto vai nos permitir, inclusive, reduzir os cargos comissionados. O concurso vai dar oportunidade de emprego para a população”, destacou. “Além disso, vamos realizar uma audiência pública com foco na geração de emprego, que está sendo trabalhada pelo vereador e segundo secretário Manoel Rodrigues”, completou.

Também pensando na comunidade, o presidente lembrou que a Câmara está iniciando processo licitatório para instalação de um elevador na Casa do Barão de Vila Maria, para maior acessibilidade, atendendo pessoas com deficiência que, hoje, encontram dificuldades em acompanhar as sessões na câmara, que acontecem no segundo piso.

Outra ação, conforme ele, vai refletir na melhoria do transporte intermunicipal. “Hoje, apenas uma empresa atua na nossa cidade. Já iniciamos entendimento inclusive com a Câmara de Vereadores de Ladário, para fazer com que o Governo do Estado inicie processo, visando a vinda de mais empresas para atender moradores de Corumbá e Ladário”, ressaltou. 

“O dr. Roberto Lins, presidente da OAB de Corumbá, já nos sinalizou apoio e estará junto com a gente nesta luta, para que a população tenha mais opções”, citou, pedindo também apoio dos prefeitos de Corumbá e de Ladário.

Segurança e pontes

Outros dois temas também foram lembrados pelo vereador. Um deles se refere à questão da segurança na região de fronteira, que será debatida em audiência pública que está sendo organizada pelo vereador e primeiro secretário da casa, Rufo Vinagre.

A outra audiência pública vai debater infraestrutura e segurança das pontes do Rio Paraguai, entre elas a de Porto Morrinho, bem como o arco da captação de água bruta que abastece a cidade. Quem está tratando desse assunto é o vereador Domingos Albaneze.

“Nessa legislatura, nosso trabalho será muito forte. Vamos fiscalizar o Poder Executivo com coerência, mas também ajudar a buscar saídas para os problem as que afligem a nossa população. Queremos que, no final dos quatro anos, sejamos um exemplo. Vamos trabalhar, dar exemplo, fazer diferente”, concluiu.

Trabalho conjunto

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira também destacou a importância de parcerias. Citou que o Poder Executivo está “pautado pelo pacto da governança democrática firmado com a sociedade e, portanto, pelos princípios da transparência e da intervenção cidadã, acreditando no trabalho conjunto dos atores políticos, a Prefeitura está à inteira disposição desta Casa de Leis para a melhor relação institucional possível para o bem dos corumbaenses”.

Ele fez um relato da atual situação, agravada pela queda do ICMS do gás; lembrou projetos desafiadores, como o empréstimo de U$ 40 milhões junto ao Fonplata que, junto com outros U$ 40 milhões dos governos Municipal, Estadual e Federal, que possibilitará execução de obras importantes na cidade, entre outros, e que é importando um trabalho integrado entre os dois poderes, “pelo interesse da população, pelo fortalecimento da economia, da nossa infraestrutura pública e da nossa cultura”.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Em Corumbá
Homem é multado em R$ 4.842 pela pesca ilegal de Dourados no rio Paraguai