Os dados divulgados nesta sexta-feira (21) pelo MapBiomas apontam que o Pantanal foi o bioma com a maior perda de superfície de água em 2024, registrando uma redução de 61% em relação à média histórica. Durante todos os meses do ano, a região apresentou níveis abaixo do esperado, impactada por secas prolongadas e incêndios florestais. Desde a última cheia, em 2018, a situação vem se agravando.
A capital do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, foi o município mais afetado, perdendo quase 260 mil hectares de superfície de água, o equivalente a 95% da redução registrada no estado.
Para o coordenador técnico do MapBiomas, Juliano Schirmbeck, a situação é preocupante e exige atenção imediata. “Os números são alarmantes. Se essa tendência continuar, a fauna, a economia local e até o abastecimento de água estarão em risco”, alertou.
Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, estados que compartilham o Pantanal, também registraram quedas expressivas. Mato Grosso perdeu 291 mil hectares de superfície de água em 2024, uma redução de 34%, enquanto Mato Grosso do Sul perdeu 275 mil hectares, o que representa uma queda de 33%.
A bacia do Rio Paraguai, essencial para o equilíbrio hídrico do Pantanal, perdeu 571 mil hectares de superfície de água em relação à média histórica, uma redução de 43%. “A seca extrema aumentou a incidência e a propagação dos incêndios, tornando o cenário ainda mais crítico”, explicou Eduardo Rosa, da equipe do MapBiomas Água.
O relatório do MapBiomas também mostra que, enquanto biomas como a Caatinga e o Cerrado tiveram aumento na superfície de água devido à construção de reservatórios, o Pantanal e a Amazônia sofreram quedas drásticas. “Precisamos de estratégias urgentes para proteger o Pantanal. O uso descontrolado da terra e as mudanças climáticas estão acelerando esse processo de degradação”, destacou Schirmbeck.*Com informações do MapBiomas.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

O Carijó Voltou! Corumbaense conquista vaga nas Quartas de Final do Estadual 2026

Nesta terça, Conselho Municipal de Turismo realiza reunião em Corumbá

Aeroporto de Corumbá amplia terminal de passageiros e retoma voos para Campinas

Prazo para solicitação do Passe do Estudante termina em 10 de março

Apenas Corumbá e Campo Grande concluÃram atendimentos do mutirão de perÃcias

Bombeiros resgatam gato preso em rede de contenção no Poliesportivo Nação Guatós

Motorista foge após atropelar mulher em frente ao cemitério na Rua Dom Aquino

Rompimento de adutora afeta abastecimento em vários bairros de Corumbá
Adolescente é socorrido após queda de bicicleta na Ladeira José Bonifácio



Pantanal perdeu 61% da superfÃcie de água em 2024, afetado por secas prolongadas e incêndios. (Foto: Divulgação )

