Menu
sexta, 26 de fevereiro de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Estudantes do IFMS conquistam 22 prêmios em feira da UFGD

09 setembro 2016 - 10h40Redação

Os estudantes dos campi Aquidauana, Corumbá e Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram 22 prêmios na II Feira de Ciências e Engenharias da Universidade Federal da Grande Dourados (Fecen/UFGD).

A delegação do IFMS contou com a participação de 36 estudantes que apresentaram projetos de Edificações, Educação Física, Informática, Filosofia, Metalurgia e Química durante o evento, realizado entre 29 de agosto e 02 de setembro em Dourados.

O campus que recebeu mais prêmios foi Aquidauana, com 16 no total. Os estudantes conquistaram o 1º lugar no Ensino Superior, com o projeto “Desenvolvimento de um aplicativo para o auxílio e acompanhamento de treinos musculares”, elaborado por Gabriel Pinheiro, do superior de Sistemas para Internet, e o 1º lugar na categoria Ensino Médio, com o trabalho “Projeto de Rede Estruturada do laboratório de informática da Escola Carlos Drummond de Andrade no Município de Anastácio/MS”, das estudantes Laira Stéphanie Borges e Thamires Dutra, do técnico em Informática. O projeto também foi credenciado para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

O trabalho “SOS Protein: Recurso didático para o ensino de proteínas em cursos técnicos integrados”, dos estudantes Maria Isabela Arruda Santana e Yuri Prando Gomes, conquistou o 2º lugar no Ensino Médio e a credencial para participar da Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

Outros campi  Ponta Porã recebeu três prêmios. A estudante Giovana Billig de Jesus foi a mais bem classificada com o projeto “GigaFire: sistema de prevenção de chamas em colheitadeiras”, que conquistou o 1º lugar em Ciências Agrárias.

Corumbá também conseguiu três prêmios. Um deles com a estudante Iasmin da Silva Ferreira, que garantiu o 2º lugar em Ciências Sociais Aplicadas com o projeto “Anorexia e Bulimia: Um segredo da adolescência”.

“A ideia é criar um site em que as pessoas vítimas de anorexia e bulimia compartilhem suas experiências. As histórias delas serão reescritas por jovens escritores com um final alternativo que as inspire a enfrentar os problemas”, explica Iasmin.

A estudante, que é bolsista de Iniciação Científica do IFMS, diz ainda que teve a ideia do projeto no ensino fundamental, mas só conseguiu desenvolver a ideia depois que entrou no Instituto. “Recebi incentivo do professor para elaborar o projeto depois de apresentar um trabalho em sala”, disse.

Fecen  Promovida por acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFGD, a Fecen tem o objetivo de incentivar a iniciação científica e inovação tecnológica.

Durante o evento, além das premiações, são ofertados minicursos e palestras aos participantes. A viagem e estadia dos estudantes foi custeada pelos campi em que eles estudam.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Vale anuncia doação de 50 milhões de seringas para combate à Covid-19
Ação faz parte de novo pacote de ajuda humanitária ao país, que prevê ainda doação de oxigênio e EPIs
ESPORTE
Governo assina convênio de apoio aos clubes para a disputa do Estadual
SAÚDE
Após suspensão, voo comercial traz brasileiros que vivem em Portugal
POLICIAL
Homem é preso no Centro de Corumbá por ameaçar mulher com uma foice
SAÚDE
Sábado e Domingo haverá drive para vacinar idosos acima de 80 anos contra a Covid-19
CIDADE
Projeto sobre identificação de ruas e sinalização de trânsito pode se tornar lei na cidade
Geral
Primeiro caso de covid-19 no Brasil completa um ano
POLICIAL
PRF recupera dois veículos em Mato Grosso do Sul
EDUCAÇÃO
Governo de MS decide pela retomada das atividades da REE de forma remota
POLICIAL
PM de Corumbá prende dupla por furto em praça pública no Nova Corumbá

Mais Lidas

GERAL
Na final do Brasileirão, GFI interdita Avenida General Rondon
GERAL
Homem é alvejado por disparos de arma de fogo na Codrasa
CAPACITAÇÃO
Cassems realiza curso para implantação de UTI em Corumbá
POLICIAL
Passageira de ônibus é presa com mais de 80 mil reais em Corumbá