Menu
quinta, 14 de novembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Estudantes do IFMS conquistam 22 prêmios em feira da UFGD

09 setembro 2016 - 10h40Redação

Os estudantes dos campi Aquidauana, Corumbá e Ponta Porã do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistaram 22 prêmios na II Feira de Ciências e Engenharias da Universidade Federal da Grande Dourados (Fecen/UFGD).

A delegação do IFMS contou com a participação de 36 estudantes que apresentaram projetos de Edificações, Educação Física, Informática, Filosofia, Metalurgia e Química durante o evento, realizado entre 29 de agosto e 02 de setembro em Dourados.

O campus que recebeu mais prêmios foi Aquidauana, com 16 no total. Os estudantes conquistaram o 1º lugar no Ensino Superior, com o projeto “Desenvolvimento de um aplicativo para o auxílio e acompanhamento de treinos musculares”, elaborado por Gabriel Pinheiro, do superior de Sistemas para Internet, e o 1º lugar na categoria Ensino Médio, com o trabalho “Projeto de Rede Estruturada do laboratório de informática da Escola Carlos Drummond de Andrade no Município de Anastácio/MS”, das estudantes Laira Stéphanie Borges e Thamires Dutra, do técnico em Informática. O projeto também foi credenciado para Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

O trabalho “SOS Protein: Recurso didático para o ensino de proteínas em cursos técnicos integrados”, dos estudantes Maria Isabela Arruda Santana e Yuri Prando Gomes, conquistou o 2º lugar no Ensino Médio e a credencial para participar da Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec).

Outros campi  Ponta Porã recebeu três prêmios. A estudante Giovana Billig de Jesus foi a mais bem classificada com o projeto “GigaFire: sistema de prevenção de chamas em colheitadeiras”, que conquistou o 1º lugar em Ciências Agrárias.

Corumbá também conseguiu três prêmios. Um deles com a estudante Iasmin da Silva Ferreira, que garantiu o 2º lugar em Ciências Sociais Aplicadas com o projeto “Anorexia e Bulimia: Um segredo da adolescência”.

“A ideia é criar um site em que as pessoas vítimas de anorexia e bulimia compartilhem suas experiências. As histórias delas serão reescritas por jovens escritores com um final alternativo que as inspire a enfrentar os problemas”, explica Iasmin.

A estudante, que é bolsista de Iniciação Científica do IFMS, diz ainda que teve a ideia do projeto no ensino fundamental, mas só conseguiu desenvolver a ideia depois que entrou no Instituto. “Recebi incentivo do professor para elaborar o projeto depois de apresentar um trabalho em sala”, disse.

Fecen  Promovida por acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFGD, a Fecen tem o objetivo de incentivar a iniciação científica e inovação tecnológica.

Durante o evento, além das premiações, são ofertados minicursos e palestras aos participantes. A viagem e estadia dos estudantes foi custeada pelos campi em que eles estudam.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Últimas 24h
Cinco pacientes são removidos para o PS no plantão dos Bombeiros
Cumprimento de mandados
Operações da PF e Civil prendem dois por estupro de vulnerável em Corumbá
Habitação
Parceria vai viabilizar a construção de 181 casas populares na parte Alta de Corumbá
Confessou o crime
Em depoimento, homem disse que estava bêbado quando atacou a sogra com facão
Tempo
Quinta-feira começa ensolarada, mas tem chance de chuva isolada no final do dia
Corumbá tem mínima de 16°C e máxima de 35°C
Hagnos
Operação da PM promove palestras em combate à violência infantil
Estradas Federais
Operação Proclamação da República da PRF reforça fiscalização no feriadão
Endividados
MS tem 10,2 mil pessoas com dívidas protestadas em cartórios
Em fechamento
Todos os funcionários do Santander em Corumbá já foram demitidos
Problema corriqueiro
Elinho cobra informações sobre interrupções frequentes no fornecimento de água

Mais Lidas

2 anos de saudades
Missa em homenagem à Arthur, Alberto e Fateh acontece às 19h de hoje
Em fechamento
Todos os funcionários do Santander em Corumbá já foram demitidos
Todos os bairros
Falta de energia elétrica corta abastecimento de água em Ladário
Só 3 cidades em MS
Corumbá e Ladário terão alistamento feminino nas Forças Armadas