O último dia do Mundo Senai, realizado simultaneamente em Campo Grande e mais sete municípios do Estado nesta quinta-feira (28 e 29/09), foi marcado pelo interesse dos visitantes nas vagas de estágio disponíveis na cidade. Entre uma visita e outra aos cursos oferecidos pelo Senai de Campo Grande, os estudantes de Ensino Médio fazem o cadastro no IEL, vislumbrando a inserção no mercado de trabalho.
É o caso de Mariana Guimarães, de 16 anos, estudante do 1º ano do curso técnico em meio ambiente da Escola Estadual Hércules Maymone. Ao realizar o cadastro, ela ressaltou a importância de se ampliar o campo de atuação, aliando o curso que já faz a novas atividades. “Trabalho não tem idade para quem tem capacidade. Quanto antes, melhor”, declarou.
Segundo Thamires Norberto, que é a assistente administrativa responsável pelo cadastramento de estudantes durante o Mundo Senai, o interesse é grande e a oportunidade é sob medida, já que o maior número de vagas ofertadas é justamente para alunos do Ensino Médio, ao lado dos graduandos em Administração.
Em família
Vagas de estágio não são o único interesse dos visitantes no Mundo Senai. As dependências do curso de Mecânico de Motor Ciclo Otto permanecem cheias de alunos curiosos com os veículos e painéis de treinamento. Ao lado dos instrutores, os alunos Robério Gonzaga de Souza, 39 anos, e Estevão Gonzaga, 17, pai e filho, mostram aos estudantes um pouco do que é possível aprender, além do perfil necessário para optar pelo curso.
Ambos começaram a capacitação há dois meses e a intenção é abrir um negócio em família. “Já é o terceiro curso do Senai que eu faço e todos eles foram muito importantes na minha carreira. Hoje atuo como motorista, mas pretendo abrir um Centro Automotivo e, para isso, se capacitar é fundamental”, explicou Robério.
Interior
No município de Naviraí, o Mundo Senai começou na tarde desta quarta-feira (28/09) e estudantes visitaram oficinas e foram apresentados às profissões das áreas de gestão, construção civil, vestuário, metalomecânica, eletroeletrônica e química. Foram ministrados, ainda, minicursos gratuitos, com duração de até 3 horas, para que os alunos tivessem uma prévia de como funciona a aprendizagem oferecida pelo Senai.
Foram aulas práticas demonstrativas nos cursos “Meu primeiro robô”, “Pequenos reparos elétricos prediais”, “Qualidade no Atendimento ao Público, entre outros”. Nesta quinta-feira, as atividades terão continuidade a partir das 13 horas.
A programação do Mundo Senai também começa hoje nos municípios de Rio Verde, Corumbá, Aparecida do Taboado e Maracaju. As ações acontecem desde ontem, ainda, em Dourados, Três Lagoas.