Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Estado monitora sítios arqueológicos na MS-450 e pavimentará trecho de 765 metros

30 novembro 2020 - 08h00Portal de Notícias do Governo de MS

O Governo do Estado licitará no próximo dia 14 de dezembro a pavimentação do trecho de 765 metros da Estrada Ecológica MS-450, em cuja extensão de revestimento primário foram localizados sítios arqueológicos nas faixas de domínio que remontam ao período pré-indígena. A estrada liga os distritos de Palmeiras e Piraputanga, entre os municípios de Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana.

Com recursos do Fundersul, foram investidos R$ 17,6 milhões no asfaltamento de 18,4 km da estrada, obra entregue em dezembro de 2019 pelo governador Reinaldo Azambuja, sendo suprimido o trecho de 765 metros, a pedido do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional), devido à ocorrência de fragmentos cerâmicos deixados por antigas civilizações que habitaram a região.

Atendendo reivindicação da comunidade local e do trade turístico, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) formalizou um acordo com o Iphan, no sentido de criar um plano de manejo dos sítios arqueológicos, para retomar a conclusão da obra emblemática para aquela região e pavimentar o trecho em questão. A tomada de preço nº 174 será abertura no dia 14 de dezembro, às 8h, na sede da agência.

O Iphan informou, em nota, que em continuidade aos trabalhos arqueológicos que vem sendo desenvolvidos, foi solicitado pela autarquia o envio de um Programa de Gestão do Patrimônio Arqueológico, que a partir de análise técnica foi observada a necessidade de serem solicitadas complementações, as quais serão cumpridas pela Agesul. Equipe de arqueologia do Iphan acompanhará a obra.

Atrativo turístico

A pesquisa da área de ocorrência arqueológica – cerca de 2,5 km dentro da faixa de domínio da estrada, no pé da morraria da Serra de Maracaju – foi iniciada pelo Governo do Estado durante a pavimentação da MS-450 e terá sequência, à cargo do pesquisador Gilson Martins, com mais de 30 anos de experiência no setor. Em escavações, foram encontras ferramentas de pedra que datam três mil anos.

 

A MS-450 é classificada como Estrada Ecológica e integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de 10 mil hectares, criada em 2000. O complexo e diversificado ambiente exigiu uma intervenção monitorada pela Agesul para cumprimento das exigências da licença ambiental, incluindo o levantamento arqueológico. O professor Gilson Martins sugere a criação de um museu a céu aberto para visitação.

Com 55 km de extensão, do trevo com a BR-262 a Aquidauana, a rodovia é o principal acesso aos distritos, privilegiados pelos recursos naturais situados no entorno dos paredões de arenito, ambiente esse cortado pelos trilhos da antiga ferrovia e pelo rio Aquidauana. O local recebe pescadores e amantes de esportes radicais, como trilhas e escaladas, e conta com estrutura de hotéis, pousadas e pesqueiros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal