Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Estado licita em janeiro a construção de 15 pontes de concreto no Pantanal

01 janeiro 2021 - 10h06Silvio Andrade - Portal do Governo de MS

A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) abrirá processos de licitação neste mês (janeiro de 2021) para a construção de 15 pontes de concreto nos pantanais do Nabileque e Nhecolândia, em Corumbá. As antigas estruturas, anteriormente de madeira, foram destruídas pelos incêndios florestais que ocorreram na região entre os meses de agosto e outubro.

O Governo de Mato Grosso do Sul solicitou apoio financeiro ao governo federal para reconstrução das pontes, em conformidade com as normas do Decreto de Situação de Emergência assinado em setembro pelo governador Reinaldo Azambuja. Os projetos foram aprovados pela Defesa Civil do Estado e do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Reduzir custos

 “Fizemos a opção por implantar pontes de concreto dentro do propósito do governo de reduzir custos com manutenção de estruturas de madeira, além de garantir uma infraestrutura duradoura para uma região que tem incidência de fogo e depende da garantia do acesso para escoamento da produção e promoção do turismo”, afirma o governador Reinaldo Azambuja.

As pontes de madeira, com tamanhos variáveis de 30 metros a 90 metros de comprimento, foram totalmente destruídas pelo fogo, com características de crime ambiental em algumas estruturas por não existir queima de vegetação em seu entorno, conforme análise preliminar durante a vistoria da Defesa Civil Estadual e do MDR.

A maioria das pontes (6) está localizada na rodovia MS-243, no Nabileque, onde extensa floresta de carandazal foi atingida pelos incêndios. As demais pontes ficam situadas na MS-195 (4) e MS-325 (2), na mesma região, e na MS-184 (3), Nhecolândia. O acesso às localidades, hoje, é feito por meio de desvios, alternativa possível enquanto o Pantanal se mantém seco.

Em conclusão

Duas novas pontes de madeira estão sendo construídas pelo Estado na região pantaneira, garantindo acesso a regiões de difícil acesso. Travessia de 72 metros na Vazante Baía Negra, estrada MS-228, queimada em agosto, está 80% concluída e será entregue em meados deste mês (janeiro de 2021). A nova estrutura utiliza esteios de árvores das espécies ipê, angico e faveiro.

A ponte da Vazante Baía Negra fica situada entre a comunidade ribeirinha do Porto da Manga, às margens do Rio Paraguai, e o Morro Grande, entroncamento da MS-228 (Estrada-Parque) com a MS-432. Na mesma região, a Agesul projeta a reconstrução da ponte de madeira da Vazante do Areião, de 89 metros, também destruída pelo fogo, por estrutura de concreto.

Outra travessia de grande importância para acesso ao Pantanal do Nabileque, a ponte de madeira sobre o Rio Naitaca, no limite dos municípios de Corumbá e Porto Murtinho, foi reconstruída em tempo recorde para atender a uma região essencialmente de pecuária. Na MS-382, a estrutura de 160 metros foi destruída parcialmente pelo fogo, em agosto deste ano.

 

Nova estrutura da ponte da Vazante Baía Negra será entregue em janeiro pela Agesul: desvio garante tráfego permanente. Foto: Sílvio de Andrade

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Balanço de combate ao furto de energia registra mais de 7 mil irregularidades em 2023 no MS
Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira