Menu
quinta, 19 de setembro de 2024
Refis 2024 - Governo
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Estado antecipa combate ao mosquito Aedes Aegypti em MS

01 setembro 2016 - 08h20Gesiane Medeiros

Todo período chuvoso traz a mesma preocupação para as equipes de saúde do estado e do município: a eclosão dos ovos depositados durante o período de alta incidência. Este ano, o governo do estado decidiu  antecipar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika Virus, intensificado já em setembro a capacitação e orientação dos agentes e profissionais de saúde, principalmente do interior, regiões de maior incidência do mosquito.

Apontada como a principal ferramenta de trabalho da Secretaria de Saúde do estado, a Sala de Situação, monitora em tempo real a localização e nível de infestação nas cidades, o que proporciona uma melhor distribuição do trabalho. Os agentes de saúde enviam relatórios sobre a situação encontrada nas residências visitadas e essas informações mapeiam a situação geral do estado.

Em Corumbá, o mês de agosto foi de trabalho intenso dedicado ao propósito de combater o mosquito Aedes. A secretaria de saúde do município realizou em parceria com o Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania, Infraestrutura e Serviços Públicos, mutirões nos bairros com maior registro de incidência do mosquito. Na última sexta-feira de agosto, 26, a força-tarefa foi realizada no bairro Popular Velha, que registrou índice de 4,6% no último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O aceitável é de apenas 1%, por isso a antecipação do trabalho em bairros específicos.

A campanha “Corumbá contra o Aedes aegypti” foi aberta em 5 de agosto com blitz educativa no Lampião Acesso, Posto Esdras e no centro da cidade. No dia 12 houve blitz em frente a Escola Almirante Tamandaré e no dia 19, teve orientação a população no bairro Popular Velha.

Em 2016, Mato Grosso do Sul registrou índice de notificação de 58.136, considerado alto. Em Corumbá, o último LIRAa registrou índice de 0,7%, nada espantoso, porém três bairros tiveram marcas altas, o que causa preocupação, é o caso dos bairros Popular Velha  com 4,6%, Guató com 2,35% e Maria Leite com 1,83%. Os demais estão abaixo do nível aceitável de 1%.

Teste de vacinas

O Instituto Butantan, responsável pela produção de importantes vacinas no país, começa em Campo Grande, nesta quinta-feira (1° de setembro), os testes da vacina contra a dengue.

Na Capital, serão 1,2 mil voluntários que já contraíram ou não a doença. Esses pacientes serão supervisionados durante cinco anos e o monitoramento acontecerá de diversas formas, como contatos por telefone ou com agendamento de visitas.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Boletim
Equipes combatem focos ativos em Aquidauana e no Paiaguás
Surpreendeu
"Falha" coloca rede social X no ar, parcialmente
Meio Ambiente
Recurso extraordinário para combater incêndios no Pantanal pode ser liberado em 24 horas
Programação
Trio Parada Dura é atração nacional do aniversário de 246 anos de Corumbá
Economia Nacional
Horário de verão tem apoio de 54,9% da população, diz estudo
Eleições 2024
TRE aceita recurso e Cazarin tem candidatura a vereador deferida por unanimidade
Internacional
Marinha do Brasil entrega cartas náuticas da Hidrovia Paraguai-Paraná à Armada Paraguaia
Segurança Pública
Mais 479 novos soldados da Polícia Militar são formados nesta quarta-feira, 18
Ação Humanitária
Ribeirinhos do Alto e Baixo Pantanal recebem missão com reforço no atendimento médico
Eleições 2024
"Falta ousadia para Corumbá", diz o candidato Delcídio do Amaral

Mais Lidas

Programação
Celebração dos 246 anos de Corumbá prossegue com Concerto Especial da Manoel Florêncio
Medida Protetiva
Idosa de Corumbá é expulsa de casa pela própria neta
Durante a noite
Feto é encontrado por gari em meio ao lixo em Corumbá
Tráfico de Drogas
Mulher é presa transportando supermaconha de Corumbá para Londrina
A abordagem ocorreu no KM 706 da BR 262. Ela levava a droga pesa a barriga, panturrilha e tornozelo