A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta terça-feira (25) a atualização do nível dos rios do Estado. Sem chuvas, a estação Porto da Esperança, do Rio Paraguai, em Corumbá, está há uma semana com nível baixo de permanência, acendo alerta parta demais rios no período de estiagem.
Embora a falta de chuva na região, outras três estações estão com nível normal, como a estação São Francisco (364 cm), Ladário (112 cm) e Porto Murtinho (193 cm). Porto Esperança atingiu a cota de apenas 23 cm, na segunda-feira (24).
Na última semana, apenas o Rio Piquiri, em Cuiabá, Aquidauana e Rio Pardo registraram chuva, somando 34,2 mm. Já no último fim de semana, o nível do Rio Taquari entrou em alerta por estará 5% acima da cota de permanência.
Mudança de tempo
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a quebra do bloqueio atmosférico que vem atuando nos últimos dias no Estado, deve mudar o tempo entre quarta-feira (26) e quinta-feira (27).
São esperadas chuvas de intensidade moderada a forte e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo para algumas regiões, incluindo a pantaneira, onde os acumulados tendem a ser significativos, podendo atingir valores acima de 40 mm em 24 horas.
Essas condições, segundo a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, ocorrem devido ao avanço do cavado frontal, aliado a passagem de perturbações atmosféricas, aquecimento diurno e a disponibilidade de umidade.
“Além disso, a aproximação e o avanço de uma frente fria favorecerão a formação de instabilidades no estado e um alívio nos dias quentes e secos”.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com cortes nobres e muito sabor, Festival da Carne de MS integra programação do Fasp
IFMS convoca candidatos para heteroidentificação

Prevenção a incêndios no Pantanal gera economia de gastos e preservação

Casal é preso com 70,1 Kg de cocaína e 3,5 Kg de skunk na BR 262

Corpo do homem que caiu no Rio é encontrado 10 m de distância do local do acidente
Adesão ao REFIS pode ser feita até 11 de julho; pagamento em cota única tem 100% de desconto

Vereador pede recuperação de pavimento da Cabral para melhorar tráfego de veículos
MPF aponta irregularidades nas pesquisas do Instituto Ranking em MS

Dupla é presa com simulacro e celular roubado
