Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Escolas do Acesso levantam público da Avenida com desfiles alegres e criativos

27 fevereiro 2017 - 09h58Gesiane Medeiros

A primeira noite de desfiles do carnaval de Corumbá foi contagiante, a Avenida Marechal Rondon estava lotada e as cinco escolas do Grupo de Acesso levantaram o público que aplaudia e cantava junto com cada agremiação que adentrava na passarela do samba.

No geral, este ano, as escolas desenvolveram bem os temas escolhidos e produziram fantasias criativas, coloridas e com grande apelo visual. A verba limitada das escolas do grupo de acesso não foi impedimento para que os integrantes, passistas e destaques brilhassem com aplausos contagiantes dos que assistiam aos desfiles. Confira como cada uma das escolas se saíram:

Major Gama homenageou o centenário do samba. Foto: Marcos Boaventura

Unidos da Major Gama

A festa iniciou pela Unidos da Major Gama, que homenageou o centenário do ritmo brasileiro mais popular, o Samba. “O samba comemora 100 anos de emoção minha raiz minha paixão no rufar do tamborim e no batuque do meu coração”. O desfile foi descontraído com gingado do malandro sambista e não esqueceu de relembrar nomes importantes para a criação e expansão do gênero musical.

A comissão de frente contou com 10 bailarinos e apresentou uma linda coreografia de samba de gafieira. As alas exploraram o tema contextualizando a introdução e criação do estilo no brasil através dos negros. A baianas homenagearam ‘Tia Ciata’, ícone do samba no país. Personalidades como Cartola Noel Rosa e Carmem Miranda tiveram tratamento especial, assim como o mestre Geraldo Pereira. A bateria composta por 80 ritmistas aqueceu o inicio da noite e preparou a plateia para as demais escolas.

Caprichosos clareou Avenida com homenagem ao astro rei, sol. Foto: Marcos Boaventura

Caprichosos de Corumbá

Com o enredo “Do paço Real à corte do carnaval. Que rei sou eu ?”, a Caprichosos clareou a Avenida com cores fortes e radiantes do astro rei, o sol. A comissão de frente mostrou o brilho incandescente da manhã de um novo dia, composta por 12 integrantes. Ao todo, 400 componentes distribuídos em 14 alas empolgaram a plateia e levaram para a passarela do samba alguns estereótipos de reis, além de um ser superior criado no imaginário popular: Rei Midas; Rei Arthur; Rei das Cartas do Baralho; Rei e Rainha da Beleza; Rei do Xadrez; Rei Netuno; Rei Leão; Rei do Gado; Rei do Baião; Maria Bonita; Zumbi dos Palmares; Rei do Futebol; Rei do Brasil e por fim, o Rei da Música. Foram quatro carros alegóricos e 60 integrantes no coração da escola comandados pelo mestre Xixo.  

Carro abre-alas da Acadêmicos do Pantanal convida público para uma boa gelada. Foto: Marcos Boaventura

Acadêmicos do Pantanal

A escola do bairro Aeroporto levou para Avenida um tema popular e adorado pelo brasileiro, local de rodas de conversa, diversão e malandragem com o enredo, “Bar Brasil - um mundo à parte e único”.

Com 700 componentes e 11 alas, a Acadêmicos do Pantanal trouxe na comissão de frente 8 garçons, peças chave para um bom bar. O carro abre-alas oferecia uma boa gelada e as alas evidenciavam as bebidas populares pelo mundo: conhaque, champagne, refrigerante, licores, tequila, cachaça, rum, uísque, caipirinha, vinho e vodka. As baianas homenageavam os coquetéis de frutas. As fantasias do mestre sala e porta bandeira tinham detalhes que saltavam aos olhos do público, e a bateria, composta por 60 ritmistas, vieram de branco, vermelho e dourado, comandados pelo mestre José do Vitória Régia. O desfile foi encerrado relembrando um dos costumes mais populares entre os frequentadores de bar, os jogos de futebol.

Baianas da Estação Primeira do Pantanal arrancaram aplausos da plateia. Foto: Marcos Boaventura

Estação Primeira do Pantanal

Escola homenageou uma personalidade local e trouxe para a Avenida, fantasias criativas com grande apelo visual. Com o enredo, “Festejando com arte, a Estação Primeira canta JB”, a escola narrou a trajetória do promoter em 14 alas. JB, de um jeito descontraído e intimista, veio no chão, reverenciado pela plateia.

A comissão de frente trouxe os “cangaceiros”, tradição do nordeste brasileiro. As grandes festas já promovidas por JB foram retratadas pelas alas, entre elas: Hipinóse; Festa do Hawai; Cachorro Louco; Tequila; Cala Boca e Me Beija; Funk Vip; Halloween, entre outras.

Três carros alegóricos ajudaram a contar a história do homenageado. O primeiro representou o Nordeste e suas raízes. O segundo carro representou a Arabian Nigtht, uma das festa criadas por JB. A última alegoria mostrou sua trajetória nos passos do balé. O desfile terminou com a ala Amigos da Balada.

Imperatriz relembrou os antigos carnavais Corumbaenses. Foto: Marcos Boaventura

Imperatriz Corumbaense

O encontro com a tradicional Escola de Samba Imperatriz e a atual Escola de Samba Imperatriz Corumbaense levou os foliões ao delírio, ao resgatar as memórias dos antigos carnavais durante o desfile.

Ao todo, 400 componentes levaram o fascínio do carnaval corumbaense de 1975 para a passarela do samba. A comissão de frente composta por 10 pessoas retratou a evolução das plantas e o surgimento das flores. Junto dela, o tripé, intitulado ‘Fonte de Água e Coreto da Praça’ apresentava a transformação da terra e a geração dos recursos minerais.

As baianas diferenciaram a evolução e vieram como primeira ala. As demais nove alas evidenciaram a chegada da primavera, a flora do pantanal e do Brasil. Como encerramento, a quarta alegoria, intitulada de encontro das coroas, simbolizou o encontro da coroa da Imperatriz original com a atual Imperatriz Corumbaense.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Infraestrutura
Reparos na ponte sobre o rio Paraguai conta com estrutura de última geração e apoio de alpinistas
Dia do Artesão
Seu Sabastião é homenageado com 'Medalha Conceição dos Bugres' na ALEMS
Escondidas
Mulher é presa tentando entregar droga escondida na comida em presídio de Corumbá
Na Capital
Deputado federal preso por mandar matar Marielle Franco desembarca em MS
Trânsito Proibido
Caminhão desobedece sinalização e tomba na galeria da XV de novembro
Acordo de Cooperação
Santa Casa irá receber 50 estagiários da Anhanguera/Unopar a partir de Abril
Registro Civil
Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977
Ciclo de Palestras
IFMS promove palestras sobre inclusão no contexto educacional
Gabinete de Integração
Presidente do TJ entrega melhorias e assina parcerias em Corumbá

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Socorrida pelo pai
Autor de violência doméstica é preso em flagrante em Corumbá
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário