O boletim diário da Operação Pantanal 2024, divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta terça-feira, 09 de julho, traz a informação de que grande parte dos incêndios foram controlados no Pantanal, restando fogo ativo em apenas uma área do bioma, na região do Paraguai Mirim.
Equipes atuam na localidade atingida, próxima ao Rio Paraguai, realizando orientação, abertura de linhas de defesa e combate direto e indireto para manter o controle do foco remanescente dentro da área isolada nas margens do Rio. A aeronave KC390, da Força Aérea Brasileira, e o helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), apoiaram os militares nas ações realizadas. As equipes seguem monitorando a área.
No Nabileque, próximo ao Buraco das Piranhas, onde estava concentrado o foco de incêndio mais preocupante, ativo desde o dia 22 de junho, as equipes compostas por militares dos Bombeiros e da Força Nacional, realizaram, durante esta segunda-feira, 08 de julho, o rescaldo para manutenção da segurança nos pontos quentes identificados anteriormente.
Segundo o relatório, não há mais focos de incêndio ativos no Nabileque, apenas pontos com fumaça dentro da área queimada. As equipes seguem realizando vigilância em todo o perímetro, por se tratar de uma região sensível às mudanças climáticas e que sofre influência direta dos ventos.
Até o dia 2 de julho, última mediação realizada, a área queimada em Mato Grosso do Sul soma 566 mil hectares. De janeiro até 2 de julho, foram detectados 2.879 focos de calor no bioma sul-mato-grossense.
O Pantanal de Mato Grosso do Sul tem 9 milhões de hectares, correspondendo a 65% do total da região pantaneira que ainda se estende ao Mato Grosso, Paraguai e à Bolívia. O bioma passa pela pior estiagem dos últimos 70 anos.
Em ação
No momento, 92 bombeiros militares de Mato Grosso do Sul atuam no Pantanal, 57 estão nas equipes de combate em solo, quatro no Grupamento de Operações Aéreas e 35 no Sistema de Comando de Incidentes. O reforço conta com policiais militares do Governo Estadual, integrantes da Força Nacional, da Marinha, do
Frota
A frota empenhada atualmente na Operação Pantanal 2024 conta com cinco aeronaves “Air Tractor”, sete helicópteros, um cargueiro KC390 Millenium, além de seis caminhões de combate a incêndio, três lanchas e 40 caminhonetes (equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual).
Previsão do Tempo
Conforme previsto, houve queda na temperatura, além de pequenas precipitações de chuva em algumas áreas do Pantanal.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil

Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal

Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024

Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural à s famÃlias da região

Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março

Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico

Postura fará nova vistoria em bar da rua América
Bombeiros registram cinco ocorrências e três vÃtimas em 24 horas

Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em MS
